O que é uma carreira pública? Conheça os benefícios

29/07/2020

Os profissionais da carreira pública realizam serviços em instituições ligadas à administração pública. Eles são chamados de servidores públicos e trabalham em órgãos municipais, estaduais ou federais.

O ingresso na carreira é realizado por meio de concursos e o servidor recebe a responsabilidade de desempenhar e desenvolver obrigações e projetos do Estado.

Atuar em órgãos públicos traz inúmeros benefícios ao trabalhador. Entenda mais sobre o setor e suas vantagens no nosso texto:

Concurso público e atuação do servidor

Ao passar em um concurso, o servidor inicia a sua colaboração com uma das áreas do setor público. Entre as áreas, estão: educação, saúde, segurança, transporte e muito mais.

Os concursos são divididos em 6 áreas de atuação: técnica, administrativa, bancária, policial, fiscal e jurídica. Além disso, existem cargos para níveis de ensino fundamental e médio, como recepcionista, vigilante e secretário, e também para nível superior como enfermeiro, professor, nutricionista e engenheiro.

Junto com as possibilidades de atuação, o servidor concursado também tem direitos e benefícios garantidos por lei.

Benefícios da carreira pública

A estabilidade é o grande diferencial do trabalho no setor público e o que mais chama a atenção. Após três anos no cargo, o profissional não pode ser demitido, já que está protegido pela Constituição que garante a sua segurança na vaga. A demissão só pode acontecer em casos de erros graves e que são efetivamente apuradas em processos.

De acordo com o grau de escolaridade, os cargos públicos também oferecem excelente remuneração, principalmente aos trabalhadores da área do Direito, que tem ótimas oportunidades em concursos.

Além dos direitos como 13º salário e férias remuneradas, comuns a todos os trabalhadores com carteira assinada, o servidor público recebe um adicional por tempo de trabalho, que é um percentual de acordo com o número de anos trabalhados e também gratificações especiais, de acordo com o perfil do seu cargo.

Como se preparar para ingressar na carreira pública?

Como já comentamos, os concursos são os meios para selecionar quem será nomeado para as vagas em órgãos públicos. E por serem muito vantajosos, eles costumam ser bem concorridos.

As vagas para candidatos com nível de ensino superior são as que tem os melhores salários, então, os concurseiros que têm  diploma de graduação, conseguem entrar nesta disputa de provas para o seu segmento de trabalho.

Além da graduação, obter outros graus no ensino superior também é muito importante. As provas de títulos fazem parte dos concursos, então quanto maior o grau de escolaridade do candidato, mais pontos ele terá no seu desempenho. E com a concorrência das provas, esses pontos podem garantir a conquista da tão sonhada vaga.

Depois de ter seus diplomas e certificados, o foco deve ser nas leituras dos editais, inscrições, rotina de estudos e resolução de exercícios para estar preparado para as provas.

Plano de carreira e ascensão profissional na carreira pública

Outro benefício da carreira pública é a possibilidade de promoção, ou seja, conquistar a ascensão profissional. Então, depois ocupar um cargo inicial, o trabalhador tem a possibilidade de crescer ao atingir os objetivos.

Esse crescimento na carreira acontece por convites feitos pelos líderes, que escolhem as pessoas capacitadas para ocupar determinadas vagas no setor.

Por isso, os profissionais que investem na sua formação, seja com uma nova graduação ou curso de pós-graduação, têm as maiores chances de progredir na carreira.

Em algumas situações, inclusive, ao concluir um curso ou uma especialização, os concursados recebem também um aumento ou uma gratificação salarial. Esse adicional de qualificação é um incentivo financeiro para que os servidores se capacitem e se aperfeiçoem em suas áreas.

Com todas essas vantagens, a carreira pública se torna a melhor opção para quem busca estabilidade, boa remuneração e conforto para sua família. O ideal é começar a se preparar cedo para conquistar a aprovação o mais rápido possível.

Cursos na área pública

Existe também a possibilidade de se especializar em cursos voltados para a área pública. Algumas opções são:

Gestão das Políticas Públicas educacionais

Contabilidade, Direito e Economia com ênfase na Gestão pública

Assistência social e Saúde pública

Nutrição e saúde pública

Planejamento e orçamento público

Gestão em Segurança pública

MBA em Gestão Pública

Cursos da UniBF

A UniBF oferece cursos de Graduação, Segunda graduação, Formação pedagógica, Pós-graduação e Extensão. A realização dos cursos é totalmente online, na modalidade EaD.

As aulas a distância são compostas por vídeos, materiais em PDF e exercícios. São excelentes formas de aprender e dar grandes passos na carreira!

Com professores mestres, doutores e especialistas com experiência na área profissional e acadêmica, o aluno ainda conta com o apoio de tutores para a orientação sobre tarefas e atividades complementares. Além de uma biblioteca virtual com mais de 10 mil livros à disposição para consulta.

Além disso, a faculdade é regulamentada e reconhecida pelo MEC, cujo conceito da instituição é 4!

Pós-graduação UniBF

Agora que você já sabe as vantagens de realizar pós-graduações para progredir na carreira pública, saiba que é fundamental também estudar em uma instituição que tenha cursos de qualidade e que possibilite a conclusão no menor tempo possível.

Na UniBF, os cursos de pós têm duração de 4 a 12 meses, então em 4 meses já é possível conquistar o certificado de especialista! Esse é passo que falta para você alcançar o sucesso em sua carreira pública!

Quer saber mais detalhes para continuar seus estudos? Então, entre em contato com a UniBF através do WhatsApp, ou nas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

icon icon icon icon

Nossos contatos

E-mail
icone contato@unibf.com.br

Cadastre seu e-mail

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.