Artes Visuais

Segunda Licenciatura

logo whatsapp branca Fale com um  Consultor
Governo federal Brasileiro e e-MEC

logo whatsapp branca Depoimentos dos alunos

FAQ

Após a conclusão da primeira licenciatura, é comum que exista o interesse em ter conhecimento e lecionar em outra área também. Quando o profissional já formado em uma determinada área investe em uma nova licenciatura, ela é chamada de segunda licenciatura.

O curso é destinado aos profissionais que já possuem um diploma de licenciatura e desejam, em menor tempo, habilitar-se em uma nova área de atuação na educação. Uma professora formada em História, por exemplo, pode realizar o curso de Segunda Licenciatura em Letras – português e dar aulas em mais esta área também, além da sua primeira área de formação.

O aproveitamento das disciplinas e o conhecimento já adquirido no primeiro curso permitem que o tempo desta segunda graduação seja menor. A matriz curricular é focada na área do curso escolhido e prepara o profissional para ter as habilidades necessárias para lecionar na nova disciplina. O curso de Segunda licenciatura pode ser concluído em 6 meses, já oportunizando a ampliação do campo de atuação do professor assim que receber o novo diploma

Ao final do curso, o profissional recebe um novo diploma que também é válido nos concursos públicos de todo o país. Então, a nova formação aumenta ainda mais as oportunidades e chances de se candidatar para as vagas e ser um servidor público. A carreira pública traz muitos benefícios para o trabalhador, com ótimos salários e estabilidade. E a área da educação sempre tem uma grande quantidade de vagas nos concursos.

A dúvida sobre a diferença entre os dois cursos é muito comum. Como já explicamos neste texto, a segunda licenciatura é destinada aos profissionais que já possuem uma formação em licenciatura e desejam ter um novo diploma em outra disciplina, para lecionar em mais uma área da educação. Já o curso de Formação pedagógica é destinado aos profissionais que são formados em um curso de graduação bacharel ou tecnólogo e desejam se tornar professores e dar aulas. Uma psicóloga, por exemplo, pode realizar o curso de Formação Pedagógica em Pedagogia e lecionar nesta área para alunos dos anos iniciais. O curso de Formação pedagógica também pode ser concluído a partir de 6 meses.