Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

O que é Direito Processual Civil e como funciona o curso

23 de setembro de 2021

ilustracao

Você sabe o que é Direito Processual Civil? Esse é o tema. O Direito é uma área que se destaca entre as profissões por inúmeros motivos. A parte da remuneração chama a atenção. Outro ponto, é que vários setores da sociedade precisam de um profissional do Direito, o que possibilita a atuação do formado na área em diversos segmentos, podendo lidar com todo tipo de indivíduo e situação. Hoje, vamos focar em uma dessas profissões.

Vamos falar sobre do que se trata o curso, citar algumas das carreiras que englobam essa área, entre outras coisas. Você é profissional do Direito e quer decidir no que se especializar? Continue lendo!

O que é Direito Processual Civil?

Em primeiro lugar, vamos responder a dúvida mais óbvia. Afinal, o que é Direito Processual Civil?

Em resumo, essa área está ligada nos processos que acontecem entre duas partes. O Direito Processual Civil é extremamente importante para a sociedade, já que busca, acima de tudo, a justiça nesses casos. Isso porque o profissional desse segmento lida com processos de contrato e até com os direitos do consumidor. De modo geral, engloba tudo o que está no âmbito civil.

Por ser uma área tão importante para o Direito, é também muito famosa e pode ser bem concorrida. Assim, para garantir uma boa vaga, é preciso estar preparado. Mas, antes de entrarmos na parte dos estudos e de carreiras, vamos entender um pouco melhor o que faz esse profissional.

Conheça nosso Guia para Carreiras Jurídicas!

O que faz o profissional do Direito Processual Civil?

Agora que já foi esclarecido o que é Direito Processual Civil, deu para entender que é uma área bem complexa, né? Afinal, o que faz a pessoa que trabalha com isso?

O profissional dessa área pode atuar em diversas "ramificações" do Direito Processual Civil, já que existem várias especificidades e normas que estão envolvidas. De modo geral, o profissional pode trabalhar e precisa saber sobre:

Jurisdição e competência: Bom, é óbvio que o profissional do Direito precisa entender sobre as leis que regem o país. Mas além disso, é necessário entender as hierarquias que existem dentro da justiça. 

Ações indenizatórias: Vários processos civis envolvem indenizações e outras remunerações. Casos de danos morais, perdas, entre outros, entram aqui. 

Pareceres: Um parecer é uma etapa extremamente importante de um processo. Se feito corretamente, pode até mesmo substituir uma prova. A partir da solicitação de um profissional do Direito Processual Civil, o responsável pela área em questão precisa apresentar esse parecer o quanto antes. De modo geral, o parecer pode influenciar, e muito, a decisão de um juiz.

Sentença, execução e recursos: A última parte do processo é a sentença. E quem libera essa sentença é o juiz. Porém, além da divulgação dessa decisão, também envolve-se a execução do que está na sentença. Como por exemplo pagamentos, indenizações, etc. A parte perdedora pode, ainda, entrar com um recurso para tentar mudar a decisão final, mas nada é garantido.

Quais carreiras o profissional pode seguir?

Agora que já entendemos o que é Direito Processual Civil e quais áreas estão envolvidas nessa profissão, chegou a hora de falar sobre carreiras. Em síntese, o formado em Direito tem muito o que escolher quando se fala de opções de carreira para esse segmento da profissão. 

Mesmo que o Direito Processual Civil já seja uma segmentação do Direito, ela também envolve outras ramificações. E é nessas ramificações que o profissional encontra as possibilidades de especialização. Confira algumas das opções!

Advocacia privada: Em primeiro lugar, é claro, está a possibilidade de oferecer os serviços para pessoas físicas no geral. É através da advocacia privada que o profissional pode trabalhar como autônomo (ou em um escritório, se preferir) e defender os clientes nos processos.

Advocacia pública: Já a advocacia pública tem relação com a carreira pública. Para trabalhar como defensor nessa área, o advogado precisa passar em um concurso. O profissional vai defender o próprio estado em diversas situações.

Assessoria jurídica: Outra opção é a assessoria jurídica. O advogado não vai trabalhar constantemente em casos, mas, pelo contrário, oferecer uma consultoria. Ou seja, trabalha em casos pontuais oferecendo o conhecimento adquirido. Nesse caso, é possível trabalhar tanto no setor público quanto no privado.

Estude na UniBF!

Deu para entender que o Direito Processual Civil é cheio de oportunidades, não é mesmo? E para conseguir trabalhar nessa área, somente um diploma de graduação não basta. É necessário se especializar! 

Por isso, a UniBF oferece mais de mil cursos de pós-graduação e centenas de opções na área do Direito. Assim, você pode escolher a que mais tem a ver com a sua futura carreira e investir no curso certo!

Fale com um de nossos consultores através deste link do WhatsApp e inicie a sua pós-graduação hoje mesmo :)  Venha para a UniBF!