8 dicas de como sair da zona de conforto

22/12/2021

Quando construímos uma carreira, um dos nossos principais objetivos é ter estabilidade. Ou seja, ter a segurança de que temos uma boa renda e uma qualidade de vida. Porém, no exagero, acabamos às vezes caindo na zona de conforto. Isto é, em uma rotina tediosa, que não muda muito. E isso pode ser prejudicial! Então: como sair da zona de conforto?

É sobre isso que vamos falar hoje. A zona de conforto no meio profissional é muito comum, motivada por medo ou falta de oportunidades. Sabe aquela pessoa que está há anos insatisfeita no mesmo emprego? Ela é um exemplo clássico do que estamos falando. É alguém que tem medo de se arriscar, de acabar perdendo o que já tem. Mas, na verdade, acaba sacrificando a chance de trabalhar com o que gosta.

Se você está nessa situação, hoje vamos te dar 8 dicas de como sair da zona de conforto. São coisas simples que você pode incorporar no  seu dia a dia e praticar esse lado mais aventureiro. Vem com a gente! 

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

Como sair da zona de conforto?

Existem várias formas de sair da zona de conforto. Algumas mais fáceis e outras nem tanto. O fato é que, para se arriscar mais, é importante começar com pequenas coisas, ações que se encaixam na sua realidade e que te farão bem. Não adianta sair da zona de conforto e acabar se prejudicando! 

1. Viaje por um tempo

Com certeza você tem aquele lugar que sempre quis conhecer em uma viagem, mas acaba mudando de ideia toda vez por algum motivo bobo. Chega disso! Use as suas férias e faça as malas. Conhecer novos ares, novas pessoas e novas culturas pode ser a melhor coisa que você vai fazer em muito tempo. Principalmente se, no seu trabalho, é necessário ser criativo e produtivo constantemente. Nada como uma boa viagem para renovar a rotina. 

2. Faça networking

De modo geral, é essencial criar novos contatos para que você conheça outras possibilidades de carreira. Assim, você pode conhecer alguém que busca uma parceria profissional! Para quem é mais tímido e quer ser mais extrovertido, essa é a maneira perfeita de sair da zona de conforto. 

Então, para fazer networking, há várias possibilidades que a gente te recomenda. Participar de palestras e eventos, engajar nas redes sociais, fazer cursos novos… E por aí vai.

3. Estabeleça metas

Que tal se imaginar no futuro? Pense sobre o que gostaria de fazer daqui a 2, 5 ou 10 anos. Estipular metas e objetivos para cumprir nesses períodos pode ser uma boa forma de exercitar novas perspectivas. Mas é importante pensar em metas que sejam alcançáveis. Assim, você não se frustra consigo mesmo. Ao estabelecer esses objetivos, você vai conseguir organizar melhor a sua vida. E pode descobrir novas coisas sobre si mesmo!

4. Saia da sua rotina


Aqui, vale de tudo. Tire um dia de folga, vá ao cinema e veja um filme que nunca imaginou assistir, prove uma comida pela primeira vez… Ou, ainda, sem sair de casa, assista a uma série nova, acorde na hora que preferir, ouça músicas diferentes… Deixe a imaginação voar! 

Assim como a viagem, sair da rotina ajuda com a criatividade. Porque, fazendo coisas novas, você vai se sentir bem. E, consequentemente, estará mais confiante para evoluir como profissional!

5. Proponha ideias e dê sua opinião

Esse é um exemplo dos pequenos passos que você pode dar para sair da zona de conforto aos poucos. Principalmente no ambiente de trabalho. Que tal ser mais vocal em uma reunião, dar as suas ideias e tentar ser mais ouvido? Desafie-se a falar em reuniões do escritório ou entre os amigos e veja como é importante ser ouvido e poder expor suas ideias.

6. Acredite no seu potencial

Muitas pessoas deixam de correr risco por medo ou por não acreditarem em si. Com isso, podem perder grandes oportunidades, como concorrer a uma vaga de emprego ou se inscrever em um concurso público. O receio pode ser de decepcionar os outros ou de se frustrar. Mas tente lutar contra isso! As melhores coisas na vida acontecem inesperadamente.

7. Saiba que errar é natural

Errar é humano! Uma frase super clichê, mas que é a pura verdade. O segredo está em errar com sabedoria. Aprenda com os deslizes e use isso para se motivar. Afinal, errar também é sair da zona de conforto. Muitas pessoas têm medo de conflitos ou de lidar com as consequências. Está aí um ótimo exercício!

8. Faça algo que nunca tenha feito antes

Para sair da zona de conforto, que tal fazer algo completamente novo? Como, por exemplo, começar uma aula de dança, uma aula de natação ou até mesmo aprender um novo idioma. Pode ainda se aventurar na cozinha, elaborando um prato diferente.

Outra opção é fazer um curso novo e investir na sua educação. Uma pós-graduação ou um MBA podem fazer a diferença na sua vida profissional. E ajuda em outros dos pontos que mencionamos, como o networking, por exemplo. 

A UniBF oferece mais de 1.200 cursos de pós-graduação EaD para que você comece a estudar hoje mesmo. Todas as aulas são 100% online e você pode se formar a partir de 4 meses! Além disso, nossos certificados são reconhecidos pelo MEC e as suas chances de passar em um concurso público aumentam! 

Se você se interessou em saber mais sobre os nossos cursos, basta entrar em contato com um de nossos consultores educacionais através deste link do WhatsApp 🙂 

Estamos ansiosos para fazer parte do seu futuro!

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.