Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

#SextouUniBF sobre o Dia do Inventor!

13 de novembro de 2020

ilustracao

Ontem, dia 12 de novembro, comemoramos o Dia Nacional do Inventor! Em homenagem, celebração, honra e admiração eterna por todos os responsáveis pelas grandes - e também as pequenas - invenções, te convidamos a conhecer um pouquinho dos inventores brasileiros que merecem nossos parabéns!

Apesar de ser uma data bastante nova - visto que foi regulamentada apenas em 2009 - ela já recebe muita atenção em todo o Brasil, em especial em algumas regiões, nas quais a data é inclusive um feriado.

De fato, reconhecemos a importância dos inventores que trouxeram diversas inovações, facilidades, funcionalidades nunca antes pensadas e a mais pura criatividade! Por isso, seja esse dia feriado ou não - dependendo da região em que você está - convidamos você a visitar alguns fatos históricos e momentos fenomenais, que mudaram a história, não só do nosso país, mas do mundo todo! 

Prepare suas malas - que pode ser uma água gelada e uma pipoquinha mesmo - acomode-se no banco de passageiro - sua cadeira, sofá, cama, poltrona, o que estiver mais perto - e vem com a gente!

Curiosidades Curiosas para os Curiosos de Plantão

Você sabia que os filmes 3D foram criados por um brasileiro? Que a máquina de escrever nasceu maravilhosamente em solo nordestino? E o avião? Nem se fala!

Diversas invenções são de origem, responsabilidade e total criatividade de brasileiros que mudaram a história! Todavia, apesar de esses três exemplos - que explicaremos melhor abaixo - serem realmente fantásticos, pode-se considerar invenções todo e qualquer tipo de inovação e manifestação, criação de artistas e pensadores que fizeram a diferença, não importando o tamanho dela.

Por isso, apesar de nesse dia trazermos detalhes sobre as invenções gigantescas, você, inventor (seja de músicas, artes visuais, literatura, novos meios de ser uma boa mãe ou um bom pai, por ser o faz de tudo que resolve os pepinos da empresa e o neto que confecciona presentes caseiros para os avós no natal), sinta-se homenageado!

Agora, porém, coloque seu óculos vermelho e azul e sinta sua realidade se aproximando. A grande invenção é o Cinema 3D, sim, brasileiríssimo!

Cinema 3D

Criado no Brasil desde os primeiros meses de idade, Sebastião Comparato foi o responsável pela invenção dessa inovação cinematográfica: o cinema 3D!

Apesar de ser médico por formação, Comparato era apaixonado por cinema, e foi isso que o motivou a criar alguns curtas e longas-metragens, e até mesmo exibi-los em locais públicos.

O cenário da invenção em questão foi a Praça da Sé, na década de 50. Sebastião gastou cerca de 13 anos da sua vida para chegar ao seu “Eureka”! Quando chegou, não foi bem recepcionada no Brasil, e foi considerada - aos olhos de muitos - um fracasso!

Anos depois, o projeto foi retomado por norte-americanos, que por muito tempo levaram o crédito pela novidade do entretenimento. Todavia, hoje o mundo reconhece o cinema 3D como uma invenção puramente brasileira! E que assim continue sendo, não é?

Máquina de Escrever

Os escritores agradecerão com muita felicidade a um homem improvável do século 19, que idealizou a “engenhoca” e fez com que ela se desenvolvesse, facilitando o trabalho dos contadores de história, documentadores de fatos e criadores da arte das palavras.

A máquina de escrever foi idealizada pelo Padre João Francisco de Azevedo, natural de João Pessoa, terrinha boa do Nordeste! O padre desejava facilitar o meio de criar suas pregações e sermões, além de materiais educativos para a população brasileira.

Assim, criou-se a primeira versão da máquina de escrever: a máquina taquigráfica! Inclusive, essa invenção foi inspirada na lógica do piano. Que tal, ao invés de produzir sons, produzir palavras? Genial!

Avião

Por fim - e não menos importante - uma invenção brasileira foi o avião, e você provavelmente já sabia disso!

Santos Dumont, engenheiro mecânico e inventor (também responsável pela criação do dirigível, do balão de gás pequeno e do relógio de pulso), foi um homem que verdadeiramente fez história!

A primeira versão do avião foi inventada em 1906, impulsionado por um motor a combustão. Apesar de ser uma invenção brasileira, o primeiro vôo ocorreu em Paris, na França.

O homem enfim pode realizar o sonho de voar!

Luz, Câmera, Ação!

Na sessão cinematográfica de hoje, escolhemos recomendar uma série, que nunca mais tinha aparecido por aqui!

Seriados são maneiras excelentes de se consumir conteúdo, e geram experiências únicas e que realmente engajam o público! Quem nunca iniciou uma série e só desligou a televisão após uma longa maratona? 

Para maratonar neste fim de semana que está começando, nossa sugestão conta a história de uma das maiores invenções da história - e essencialmente brasileira! Inclusive, já comentamos dela; porém, a série não se limita a isso, já que seu protagonista é inventor de inúmeras criações inéditas e de suma importância.

Assista a:

Santos Dumont (HBO)

A série produzida pela HBO tem como protagonista João Pedro Zappa, jovem carioca que interpretou (e surpreendeu) a todos no personagem de Dumont.

No geral, o seriado possui uma temporada e um total de 6 episódios, os quais contam sobre a história do inventor e todos os desafios pelos quais ele passou, e é ambientado em diversos cenários e países.

Por ser uma história que dependeu de diversos locais, a série possui diálogos tanto em português quanto em espanhol e francês. Sendo assim, é uma experiência multilinguística para quem gosta de enriquecer a cultura!

Santos Dumont está disponível no HBO GO e foi lançada no final de 2019.

Dia do inventor Santos Dumont

Versos e Ensaios

Como já comentamos, para ser considerado um “inventor”, você não precisa necessariamente construir uma avião ou passar 13 anos de sua vida estudando sobre os mecanismos do cinema 3D.

As invenções estão presentes nas situações mais ordinárias existentes, por isso, todos somos inventores de alguma coisa! 

Como dica literária para essa semana, escolhemos um livro bastante dinâmico e que vai te deixar animado e enriquecido de curiosidades.

Leia:

O Livro das Invenções (Marcelo Duarte)

A obra criada em 1997 tem como intuito quebrar os paradigmas que já mencionamos: as invenções não precisam ser necessariamente grandes!

Afinal, quem foi que criou a casquinha de sorvete? A dentadura? O abridor de latas e a escova de dentes? Quem desenvolveu a ideia da escola de samba? Coisas tão “normais”, que nunca nos perguntamos de onde vieram.

No livro das invenções, Marcelo Duarte explora essas curiosidades e traz informações bem interessantes sobre as criações mais pequenas e ordinárias do mundo!  

O livro é uma ótima ideia para quem gosta de se aprofundar na contação de histórias e descobrir cada vez mais sobre a origem das coisas! Ah, e é claro, para quem deseja inventar!

dia do inventor

Faça (Invente) Você Mesmo!

Por falar em inventar, separamos 3 dicas rápidas para quem deseja se tornar logo um inventor, criar ideias inusitadas e desenvolver coisas que realmente ajudam!

#1 Identifique sua inspiração!

É necessário que você identifique o que te inspira e serve como “musa inspiradora”. Isso não precisa ser necessariamente uma pessoa; pode ser uma ideia, uma atividade, um objeto, um hobbie, uma música ou um livro.

O mais legal das inspirações é o fato de elas serem individuais e completamente subjetivas para cada ser humano. Por isso, busque a sua exclusiva e singular inspiração! Elas sempre ajudam na hora de inventar.

#2 Pense naquilo que os outros não pensariam!

As invenções são chamadas assim pois são inéditas e nunca foram pensadas anteriormente. 

Para criar, saia um pouco da sua caixinha e explore novas possibilidades, perspectivas diferentes e opiniões nunca observadas. 

#3 Insista, persista, não desista e... insista mais um pouco!

Bons inventores não param até chegarem no resultado desejado. Se a sua criação parece não ter dado certo, não desista! Lembre-se que as invenções mais engenhosas e revolucionárias levam tempo!

Afinal,

Se Santos Dumont estivesse aqui, ele diria que…

“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso.”