Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

Chamada de profissionais da saúde para combate ao coronavírus mostra necessidade do setor e suas abrangências

03 de abril de 2020

ilustracao


Profissionais capacitados e preparados são essenciais durante operíodo em que vivemos, com a pandemia do coronavírus. A insegurança do futuronecessita que os trabalhadores da área da saúde estejam em constanteatualização.



Na última quinta-feira, 2, o Ministério da Saúde publicou uma portaria que determina o cadastro de profissionais da saúde para realizar capacitação, em emergência, para trabalhar no combate do novo coronavírus (Sars-Cov-2), pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



Profissionais



Profissionais de 14 categorias são convocados: serviço social,biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia eterapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição,odontologia, psicologia e técnicos em radiologia.



O portal de notícias da Globo, G1, teve acesso a um comunicadoenviado ao presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, onde oMinistério da Saúde diz que esses trabalhadores “poderão ser requisitados porestados, municípios ou Distrito Federal para atuar na assistência aos usuáriosdo SUS, em todos os níveis de atenção”.



De acordo com o G1, segundo a portaria publicada, os profissionaisde saúde devem obrigatoriamente preencher um cadastro online do Ministério daSaúde. Após preencher, eles receberão um link para fazer um curso obrigatório àdistância de capacitação, com base nos protocolos oficiais de combate aocoronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública(Coes).



Vacina



Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, publicaramum novo estudo sobre um projeto de vacina contra o novo coronavírus, que já foiavaliado pela comunidade científica. A pesquisa mostra grandes avanços nacriação da vacina.



A velocidade de identificação de um método para conter ocoronavírus é atribuído à pesquisa prévia sobre outros tipos de coronavírus quejá infectaram humanos anos atrás,



A vacina agora passará por testes rigorosos e somente após essaetapa, que pode levar vários meses, a vacina poderá ser produzida em massa, setudo sair como o esperado.



Pesquisadores de Israel também já testaram um projeto de vacina emroedores. Ainda assim, os testes clínicos e a produção em massa de vacinasainda devem levar cerca de um ano.



Capacitação



Para a realização de pesquisas e cuidados com pessoas infectadas,é essencial a capacitação dos profissionais na área da saúde. Um profissionalatualizado pode ajudar em diversas áreas.



Cursos naárea dão assistência completa



A UniBF tem diversas opções de cursos na área da saúde:



Os cursos de epidemiologia capacitam o estudante a aprender sobrea distribuição dos fenômenos de saúde e doença e seus fatores determinantes napopulação.



Confira as pós graduações da área:



Epidemiologia



Vigilância em saúde epidemiológica



Cursosde extensão:



Epidemiologia e Vigilância em saúde



Epidemiologia e Estatística em saúde coletiva        



A pós-graduação em Atenção primária à saúde com ênfase em saúde da família da UniBF aborda os princípios da Enfermagem focados em saúde da família, desenvolvendo habilidade principalmente para clínicas e hospitais deste setor, além de atendimento a domicílio.



Outra capacitação da área é o curso de pós-graduação em Enfermagem em Saúde da Família da UniBF que aborda os princípios da Enfermagem focados em Medicina da Família, desenvolvendo habilidade principalmente para atuação em clínicas e hospitais deste setor.



O curso de pós-graduação em Nutrição e Saúde Pública tem o objetivo de oferecer conhecimentos sólidos no âmbito da Nutrição em Saúde Pública que vão oferecer aos profissional um sólido conhecimento para fins técnico-científico, seja na prevenção, diagnóstico ou potencialização.



O curso de pós em Gestão da Saúde Pública tem o objetivo de disponibilizar informações e análises de forma executiva e gerencial para subsidiar a tomada de decisão e a gestão, a prática profissional e a geração de conhecimento.



Ocurso oferece dados de forma sistêmica, onde o profissional pode observar aatuação governamental em saúde no âmbito do SUS, sistema que traz informaçõesessenciais para a condução de questões ligadas ao cotidiano das gestões locais.



A UniBF sabe da importância do conhecimento e tem o compromisso demostrar os melhores caminhos para um futuro promissor.



Querfalar conosco?



Entre em contato através do char online aqui no nosso site;pelo WhatsApp ounas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.