Dia Internacional da Enfermagem: 7 motivos para se formar na área

12/05/2020

Hoje, dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, e pensando nisso, no post de hoje, vamos te dar 7 motivos para se formar na área e fazer com que você tenha certeza de que esta é a opção certa na hora de escolher qual carreira seguir.

O curso de Enfermagem está entre os mais procurados no mundo todo e não à toa é considerado um dos principais cursos da área da Saúde. Por ser uma profissão com diversas áreas de atuação, alta procura no mercado de trabalho, estabilidade e em constante mutação, é uma opção muito considerada por quem gosta de lidar com desafios, cuidar do próximo e estar diretamente ligada a recuperação dos pacientes.

O artigo de hoje é uma homenagem aos profissionais dessa área, verdadeiros guerreiros que dia após dia se doam incansavelmente, colocando o próximo acima do próprio cuidado.

1. Ajuda ao próximo

A rotina de quem faz enfermagem é basicamente tratar de diferentes pacientes, nas mais distintas enfermidades e fazer a diferença no bem-estar delas, ou seja, o enfermeiro tem contato direto com o paciente, muitas vezes mais do que o próprio médico, e isso faz com que a profissão tenha um caráter humano muito intenso e de extrema sensibilidade com o próximo.

Há uma ciência chamada “A Arte do Cuidar”, que é dividida em oito passos que ilustra um pouco do que um profissional da área da saúde precisa ter.

  1. Saber escutar
  2. Acolher o outro
  3. Compartilhar o aprendizado com as pessoas
  4. Se colocar à serviço das necessidades do outro sem se descuidar de si
  5. Ficar atento e acompanhar às mudanças
  6. Ser coerente
  7. Não rotular as pessoas
  8. Assim como o tempo é precioso para os profissionais, ele também é para os pacientes. Todas as coisas acontecem no momento certo

2. Momentos gratificantes

Quem estuda ou já trabalha com Enfermagem sabe que o dia a dia vai além da técnica e da execução, de saber os procedimentos necessários para cada tratamento e cada ação. O profissional da enfermagem lida com pessoas, com vidas, e isso em si, é algo que não deve ser esquecido jamais. A cada paciente se recuperando ou agradecendo todo carinho e dedicação que você entregou, a energia que você doou em prol dele, você consegue sentir que realmente o seu trabalho é especial, que faz a diferença. Sentir que contribuiu diretamente para a melhora de um paciente é uma das sensações mais gratificantes e realizadoras da profissão.

3. Lado emocional

Nem sempre tudo são flores, e como, por se tratar de um hospital, é claro que o enfermeiro também precisa lidar com o sofrimento e a morte. Estar preparado para isso é crucial, ou mesmo, estar ciente de que isso é um processo natural, e que com o tempo você irá dominar. Por conta disso, com cada experiência é possível crescer como pessoa, como profissional, e encarar as situações e os problemas sem entrar em desespero. Aprender a lidar com situações ruins e muitas vezes inevitáveis faz parte do processo. Trabalhar o seu lado emocional é tão importante quanto ser eficaz na execução das suas tarefas ou ser o melhor enfermeiro do seu bloco.

4. Oportunidades de trabalho na área

O mercado de trabalho para quem faz Enfermagem é bem amplo, como citamos no começo do artigo. Hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas ou mesmo a área forense, são algumas das áreas das quais o enfermeiro pode trabalhar. Há áreas que estão sempre contratando, seja por processo seletivo, concurso, estágio. Oportunidades não faltam.

Se você quiser atuar na área administrativa, por exemplo, é possível gerenciar equipes nos centros de saúde ou ir para a pesquisa clínica desenvolver estudos. O ideal é encontrar o caminho, seu Norte, dentro de uma profissão com tantas vertentes e possibilidades.

5. Não ter rotina

Aqui talvez uns vão dizer que preferem sim ter rotina, que se organizam melhor assim e tudo mais. Mas se você gosta de ter rotina, já te digo que Enfermagem talvez não seja para você. Aqui cada dia é vivido de uma forma, cada dia de trabalho é diferente do outro, com novas experiências e situações, novas histórias e novos desafios. Claro que, nem por isso, não quer dizer que não haverá situações que naturalmente serão repetidas diariamente, mas fique já sob aviso de que sempre algo novo pode estar acontecendo, e que essa velocidade com que as coisas acontecem não lhe permitem entrar numa zona de conforto, num modo automático.

6. Remuneração

O salário de um enfermeiro pode chegar a pouco mais de R$ 3 mil, e como trabalho do enfermeiro tem uma flexibilidade de carga horária, é possível trabalhar em mais de um lugar ou fazer plantões. Essa prática é muito comum e mesmo com essa “divisão de atenção”, entre mais de um emprego, as oportunidades sempre estão disponíveis. Então não encare isso como uma competitividade de mercado, e sim, uma oportunidade nova de construir um salário ainda melhor.

7. Formação em Enfermagem

A gente sabe que nos dias atuais muitas pessoas alegam que na correria do dia-a-dia, não sobra tempo para cursar uma faculdade presencialmente. E se eu te disser que as formações a distância estão no mercado justamente para auxiliar quem se encontra nesse dilema. Não à toa, a procura por ensino superior à distância não para de crescer no Brasil. Pensando nisso, a UnibF oferece o curso pós em enfermagem, no horário que você quiser, no conforto da sua casa, 100% online

Claro que essa praticidade, aliada a garantia de um ensino superior de altíssima qualidade, mais todo suporte para o aluno e os melhores preços e condições do mercado você só encontra na UnibF.

Por isso, não perca mais tempo, faça sua matrícula agora mesmo!

Estude na UniBF:

A UniBF tem o compromisso de te mostrar os melhores caminhos para um futuro promissor.

Oferecemos o curso de graduação, além de pós-graduações e cursos de extensão.

Visite o nosso site, confira o seu curso desejado e a sua grade curricular. Os cursos são 100% online. Escolha o seu caminho para se tornar um profissional do futuro, com a gente!

Quer falar conosco?

Então entre em contato conosco através do chat online aqui no nosso site; pelo WhatsApp, ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

icon icon icon icon

Nossos contatos

E-mail
icone contato@unibf.com.br

Cadastre seu e-mail

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.