Educação Física: Saiba tudo sobre as modalidades

01/03/2021

Você sabe qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura em educação física?

A área da educação física é um dos campos de conhecimento mais procurados do mercado de trabalho, tendo em vista a diversidade de possibilidades que a formação nesse curso oferece. Inclusive, de acordo com o Ministério da Saúde, o número de adeptos das atividades físicas cresceu cerca de 45% nos últimos anos, o que reflete o aumento da demanda por profissionais qualificados desse campo.

Nesse sentido, os educadores físicos têm adentrado em cada vez mais possibilidades de atuação, já que o conhecimento empregado pode convergir com o de outras áreas complementares, como a fisioterapia e a nutrição, por exemplo. Entretanto, a respeito dessa temática, muitas pessoas possuem dúvidas em relação à diferença entre as modalidades de graduação, que é o bacharelado e a licenciatura.

Por conta disso, vamos explanar os principais pontos de cada uma das metodologias, para que você entenda cada uma delas e escolha para qual você vai ingressar.

Confira!

Educação física: benefícios da área

Antes de saber as especificidades de cada tipo de graduação e a principal diferença entre bacharelado e licenciatura em educação física, você precisa conhecer quais são os pontos que regem a área da educação física. Dessa forma, você poderá escolher com uma maior clareza e exatidão a modalidade exata em que você deseja atuar.

Confira os principais aspectos dessa área, que:

Está inserida no campo da saúde

Para iniciar, deve-se ressaltar que o curso de educação física está inserido na área da saúde. Portanto, cursar educação física é também se responsabilizar pela saúde e pela qualidade de vida da sociedade como um todo.

Nesse cenário, ao contrário do que muitos pensam, a educação física não está voltada apenas para o enfoque na estética e na beleza corporal, mas sim no bem-estar do indivíduo e na prevenção de doenças.

Conheça nosso Guia para Carreiras da área da Saúde!

Ressalta a cultura do esporte

Outro ponto que você deve considerar é que a educação física possui relevância na exaltação e na prática dos esportes, participantes da cultura. Portanto, além de promover bens à saúde física, os educadores físicos também transmitem conhecimentos de outras esferas e âmbitos, como o entretenimento, o lazer e a coletividade, por exemplo.

É uma profissão social

Ser educador físico – mesmo com a diferença entre bacharelado e licenciatura em educação física – é lidar diretamente com pessoas. Por conta disso, pode-se dizer que essa profissão é social e envolve uma certa habilidade de comunicação do educador, que em diversas situações estará instruindo, ensinando e principalmente auxiliando o indivíduo que está sendo atendido.

Incentiva o amor próprio

Nos dias de hoje, muito se fala acerca do amor próprio e questões relacionadas à autoestima. De fato, a educação física serve como um instrumento para impulsionar e incentivar os alunos nesse sentido, visto que praticar uma atividade física, um esporte e se atentar mais ao corpo são maneiras de demonstrar amor a si mesmo.

Portanto, ao se tornar um profissional dessa área, você vai ajudar as pessoas até mesmo em questões psicológicas, impactando-as a pensar de uma forma mais positiva sobre si próprias.

Reabilita lesões e fortalece corpos que tiveram trauma

Como já mencionamos, a educação física pode ser vinculada a diversas outras áreas do campo da saúde, inclusive à fisioterapia. Nesta atuação em específico, cabe ao educador o auxílio no tratamento de lesões e traumas sofridos pelo paciente, que está realizando tratamento médico, fisioterápico e também por meio da atividade física. Sendo assim, pode-se afirmar que a educação física é uma maneira de despertar o desejo por superação, força e melhorias.

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios e especificidades desse curso, vamos te mostrar qual é a principal diferença entre bacharelado e licenciatura em educação física.

Vem com a gente!

Como funciona o bacharelado?

Em síntese, o bacharelado em educação física é um curso de 4 a 5 anos, cujo intuito é preparar o aluno para a atuação em diversos campos relacionados à preparação física e promoção da saúde. Sendo assim, o recém formado não é limitado a trabalhar apenas em escolas ou lugares restritos, mas em diferentes setores e funções.

Portanto, um bacharel em educação física pode ser instrutor, personal trainer, treinador de clubes e muitas outras possibilidades. As suas principais atuações são:

  • Instrução de alunos em academia;
  • Aulas de ginástica, musculação ou outra modalidade;
  • Treino de clubes em algum esporte específico;
  • Reabilitação de pessoas com lesões;
  • Promoção de lazer e entretenimento.

Com relação à remuneração desse profissional, estima-se que a média é de 2000 a 5000 reais.

Como funciona a licenciatura?

Em contrapartida, a licenciatura possui uma menor duração – se comparada ao bacharelado – e tem como objetivo capacitar o profissional a lecionar em escolas de ensino fundamental e médio.

Pode-se dizer, portanto, que trata-se de uma opção mais restrita e específica, visto que a atuação se restringe às redes de educação, em especial na disciplina – obrigatória – de educação física.

Sendo assim, as principais funções do profissional licenciado neste curso são:

  • Ministração de aulas;
  • Acompanhamento dos alunos;
  • Auxílio na execução de movimentos;
  • Promoção de atividades e movimentação em ambiente escolar;
  • Estímulo de cooperatividade e companheirismo entre os colegas;
  • Avaliação do desempenho de cada aluno.

O profissional formado na licenciatura em educação física possui uma média salarial de 1000 a 4000 reais, dependendo da instituição de ensino.

Como se diferenciar no ramo da educação física?

Apesar de ambas as modalidades de graduação serem benéficas para um ingresso no mercado de trabalho, o ideal é dar continuidade aos estudos.

Nesse sentido, realizar uma especialização é uma forma de se diferenciar perante os concorrentes, alcançando assim maiores vantagens para vagas e possíveis cargos.

Algumas pós-graduações que são tendência atualmente são:

Agora que você já sabe a diferença entre bacharelado e licenciatura, fica muito mais fácil tomar uma decisão!

Estude na UniBF

Os cursos de pós-graduação da UniBF são totalmente online, característicos da modalidade EaD. Sua duração varia dependendo do curso, mas você pode cumpri-lo a partir de 4 meses.

Além disso, você também pode cursar conosco uma Formação Pedagógica em Educação Física e lecionar essa matéria a partir de 6 meses!

As aulas são ministradas por profissionais especialistas e mestres, para que você tenha todo o conhecimento mais atualizado possível. Você tem acesso a videoaulas, simulados online, tutorias educacionais e diversos títulos da nossa biblioteca virtual!

Escolha sua especialização na área da educação física e continue a estudar!

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco agora mesmo! Um dos nossos consultores educacionais te atenderá o quanto antes e vai esclarecer o que você quiser saber.

Quer falar conosco?

Entre em contato conosco através do nosso Chat Online aqui no nosso site; pelo WhatsApp , ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.