Gestão Pública: área têm uma via de oportunidades à frente

28/05/2021

Gestão pública é um assunto sério e quando bem feita, consegue fazer grandes transformações sociais. O Brasil é um país relativamente novo, pois, embora tenha mais de 500 anos, são apenas 32 anos de democracia, com a primeira eleição aberta realizada em 1989. Na prática, significa dizer que os mecanismos de gestão ainda estão sendo aprimorados e isso faz com que haja uma demanda por profissionais qualificados para atuar tanto na iniciativa privada, quanto na esfera pública.

Isso porque quem empreende no Brasil precisa estar atento aos movimentos políticos com a implementação de leis e medidas para fomentar a indústria nacional, bem como incentivar a concorrência comercial

Da mesma maneira, o setor público precisa de especialistas que conheçam os anseios do empresariado brasileiro para que, assim, possam elaborar pautas que tornem os setores mais produtivos.

Desta forma, gestores públicos têm um longo caminho pela frente e, ao mesmo tempo, uma via de oportunidades para fazer carreira, abrir mercados e consolidar setores.

Gestão Pública

Assim, quem opta por uma pós-graduação em Gestão Pública está, inicialmente, fazendo uma escolha assertiva, pois ela forma profissionais aptos a trabalhar em cargos públicos em geral. O profissional sai do curso com a capacidade de criar, implementar e gerenciar projetos de interesse público, sejam eles locais, regionais ou em nível nacional.

Isso porque não basta ter boa vontade. Muitos têm interesse em melhorar a comunidade onde vivem, e até a cidade, e idealizam projetos interessantes. Entretanto, não dispõem do conhecimento adequado para buscar recursos do governo e nem conseguem emplacar um projeto. São muitos detalhes nas estruturas de poder que precisam ser conhecidos e revisados para, a partir daí, fazer a máquina pública trabalhar mais e melhor.

E, para quem se interessa pelo setor, o curso de Gestão Pública pode ser feito como graduação — nesse caso, trata-se da formação de um profissional tecnólogo — ou pós-graduação, de maneira mais aplicada e objetiva.

A pós em gestão pública tem algumas vantagens: ela é mais curta — o que também significa dizer que é mais econômica quando se consideram os gastos somados — e, ao contrário do que possa parecer, mais aprofundada.

Assim como acontece com outros cursos de pós-graduação lato sensu, sua carga horária é de um mínimo de 360 horas, com algumas poucas exceções.

Para quem já prestou concurso e trabalha em algum órgão público, é também a opção ideal para conquistar um melhor salário e constituir uma carreira sólida por meio de novas titulações.

O profissional de gestão pública

O gestor público é responsável por cuidar de empreendimentos ligados ao poder público, seja na esfera municipal, estadual ou federal.

Lembre-se que boa parte dos políticos não são gestores de carreira, mas homens e mulheres que acessaram a vida pública por meio do voto popular. Porém, dentro da prática cotidiana, eles acabam precisando dos gestores profissionais para implementar medidas que venham ao encontro dos anseios das classes: população, empresariado e categorias profissionais.

Desta forma, a pós-graduação em gestão pública visa despertar aptidões administrativas, financeiras e gerenciais naqueles que já atuam ou pretendem atuar na administração de setores, bens, patrimônios ou projetos públicos.

Alguns assuntos da alçada dos gestores são debatidos, teorizados e aplicados de maneira prática ao longo das aulas. São eles:

  • Teorias gerais da administração;
  • A aplicação dessas teorias na gestão pública;
  • Diferenças entre administração pública e administração empresarial;
  • Conhecimento da Constituição;
  • Habilidades da área de relações públicas;
  • Estatística;
  • Economia;
  • Sustentabilidade financeira, gerenciamento e implementação de políticas públicas;
  • Gestão de projetos;
  • Interpretação de leis municipais, estaduais e federais;
  • Negociação e habilidades interpessoais;
  • Administração financeira;
  • Controle e logística de projetos;
  • Gerenciamento de equipes.

Terceiro Setor

Outro campo pouco explorado no país, mas em franco crescimento, é o terceiro setor. Ou seja, o profissional de Gestão Pública pode atuar à frente de ONGs (Organizações Não Governamentais), ou indiretamente, dando consultoria. Isso porque estas instituições também dependem de projetos bem elaborados e protocolados de maneira correta nos setores do Poder constituído: administração pública, vereança e autarquias. No setor privado, as ONGs costumam firmar parcerias e captar apoio tanto financeiro, quanto de logística e afins.

Para se ter ideia da amplitude do mercado, uma companhia de grande impacto ambiental, por exemplo, precisa ter uma contrapartida socioambiental nas localidades onde atua. Uma atividade-fim como mineração, ela acaba firmando convênio com ONGs ligadas à educação, conservação ambiental e outras que visam levantar informações, implementar cuidados e melhorias, e executar um plano de ação.

Espírito de Liderança

De forma geral, o gestor público é uma pessoa cuja profissão demanda espírito de liderança, proatividade e visão de todo aplicada na solução de problemas. Senso prático, autocontrole e capacidade de definir prioridades também são características valorizadas.

O curso em si pode ser a primeira formação de qualquer pessoa, bem como a segunda ou terceira graduação ou especialização. São saberes que se complementam e moldam um profissional eclético, dinâmico e com boas chances de alcançar uma posição privilegiada no mercado de trabalho.

Quem tem uma especialização em gestão pública, definitivamente, tem um destaque de conhecimentos que tem sido cada vez mais valorizados no Brasil. Com a possibilidade de ter um certificado em apenas 4 meses, estudando online, esse profissional tem mais chances de dar um grande salto na carreira, podendo prestar concursos públicos, atuar com destaque efetivo, um maior ganho salarial e transformações sociais.  

Tem interesse em saber gestão pública?

Fala com a gente!

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.