Graduação em 6 meses: como funciona a Segunda Licenciatura

17/09/2020

O curso de Segunda licenciatura é uma oportunidade de realizar uma nova graduação em menor tempo.

Um curso superior tem duração média de quatro anos. Mas o que muitas pessoas não sabem é que ao ter um diploma de licenciatura, é possível cursar uma nova graduação em apenas 6 meses.

Mas como funciona este novo curso? Vamos responder todas as dúvidas neste texto:

O que é a Segunda licenciatura?

Após a conclusão da primeira licenciatura, é comum que exista o interesse em ter conhecimento e lecionar em outra área também.

Quando o profissional já formado em uma determinada área investe em uma nova licenciatura, ela é chamada de segunda licenciatura.

Quem pode fazer a Segunda licenciatura?

O curso é destinado aos profissionais que já possuem um diploma de licenciatura e desejam, em menor tempo, habilitar-se em uma nova área de atuação na educação.

Uma professora formada em História, por exemplo, pode realizar o curso de Segunda Licenciatura em Letras – português e dar aulas em mais esta área também, além da sua primeira área de formação.

Segunda Graduação

Quanto tempo dura?

O aproveitamento das disciplinas e o conhecimento já adquirido no primeiro curso permitem que o tempo desta segunda graduação seja menor.

A matriz curricular é focada na área do curso escolhido e prepara o profissional para ter as habilidades necessárias para lecionar na nova disciplina.

O curso de Segunda licenciatura pode ser concluído em 6 meses, já oportunizando a ampliação do campo de atuação do professor assim que receber o novo diploma.

Benefícios do curso

Seja para mudar de área, melhorar o currículo ou para manter duas profissões, cursar uma segunda licenciatura é uma ótima opção. Além do conhecimento adquirido, é uma nova oportunidade para melhorar a posição no mercado de trabalho.

Várias áreas do conhecimento se complementam e permitem que o profissional adquira uma formação mais ampla, consiga novos cargos e se destaque nas suas funções. 

Um novo diploma de licenciatura abre um leque de oportunidades, já que o professor pode ser contratado para dar aulas na matéria da nova formação na escola em que já trabalha, e/ou buscar novas vagas nesta área em outras instituições.

Quem tem Segunda licenciatura pode fazer concurso público?

Ao final do curso, o profissional recebe um novo diploma que também é válido nos concursos públicos de todo o país. Então, a nova formação aumenta ainda mais as oportunidades e chances de se candidatar para as vagas e ser um servidor público.

A carreira pública traz muitos benefícios para o trabalhador, com ótimos salários e estabilidade. E a área da educação sempre tem uma grande quantidade de vagas nos concursos.

Carreira na área da Educação

Seguir carreira na área da Educação é uma ótima oportunidade e é muito necessário para o futuro. Os profissionais do setor são responsáveis por transmitir conhecimento e por contribuir com a formação de outras pessoas.

O desenvolvimento do país depende muito dos profissionais da Educação, que precisam estar capacitados para trabalhar com os processos de ensino e aprendizado.

Mercado da Educação no Brasil

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número total de empresas ativas no país vem reduzindo desde 2013. Porém, aquelas ligadas à área da educação tiveram um aumento de 37,5%.

As empresas relacionadas com a educação são classificadas com três naturezas jurídicas: administração pública, entidades empresariais (privadas) e entidades sem fins lucrativos. Segundo o IBGE, as três tiveram alta, principalmente as sem fins lucrativos, que mais de dobraram suas unidades.

Como você pode ver, as possibilidades na área são enormes. Quem se forma em cargos da educação tem a possibilidade de trabalhar em instituições públicas e privadas, em cargos de consultoria, coordenação educacional, projetos de ONG, entre outros.

Qual a diferença entre Segunda licenciatura e Formação pedagógica (R2)?

A dúvida sobre a diferença entre os dois cursos é muito comum. Como já explicamos neste texto, a segunda licenciatura é destinada aos profissionais que já possuem uma formação em licenciatura e desejam ter um novo diploma em outra disciplina, para lecionar em mais uma área da educação.

Já o curso de Formação pedagógica é destinado aos profissionais que são formados em um curso de graduação bacharel ou tecnólogo e desejam se tornar professores e dar aulas.

Uma psicóloga, por exemplo, pode realizar o curso de Formação pedagógica em Pedagogia e lecionar nesta área para alunos dos anos iniciais.

O curso de Formação pedagógica também pode ser concluído a partir de 6 meses.

Vantagens da Segunda licenciatura EaD

Para quem tem uma rotina agitada e não pode comprometer ela ao frequentar um curso presencial todos os dias, cursar a segunda licenciatura a distância é uma ótima solução.

Nesta modalidade, o aluno tem flexibilidade, autonomia para adaptar sua rotina e estudar no lugar e no momento que preferir, em qualquer ambiente e dispositivo conectado à internet. Além de evitar a perda de tempo com deslocamento e possibilidade de pagar menos no curso com a mesma qualidade de ensino.

O ensino EaD cresce a cada ano no Brasil e isso se deve as vantagens e aos resultados obtidos pelos alunos no mercado de trabalho.

Curso de Segunda licenciatura na UniBF

A Faculdade UniBF oferece cursos de Segunda licenciatura em sete áreas: Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras – Inglês, Letras – PortuguêsMatemática e Pedagogia.

Os cursos  têm duração de 6 a 18 meses, carga horária de até 800 horas e são online, na modalidade EaD.

O primeiro módulo de cada curso, com 200 horas, é geral e tem disciplinas como: Fundamentos históricos e psicológicos da educação; Políticas públicas e legislação educacional; Gestão educacional; Educação especial e libras; Educação em direitos humanos, meio ambiente e sustentabilidade e muitas outras.

Já no segundo módulo, de 560 horas, as matérias são específicas de cada área. Além do TCC e mais 200 horas de estágio supervisionado.

O curso de Pedagogia é certificado pela UniBF e os outros seis cursos, que são novos, são certificados pela FIAR e pela FACOL.

Vantagens UniBF

Os cursos a distância da UniBF permitem que o aluno tenha autonomia e flexibilidade para estudar, já que pode assistir às aulas e fazer os exercícios no momento e lugar que preferir, de acordo com a sua rotina.

Na instituição, você estudará por meio de vídeos, apostilas em PDF e livros digitais na nossa biblioteca virtual com mais de 10 mil exemplares.

Oferecemos apoio pedagógico para esclarecimento de dúvidas e orientação sobre tarefas e atividades complementares através das ferramentas de interação e tutoria.

Os cursos de Segunda licenciatura também têm estágio supervisionado, com prática pedagógica na grade curricular. Além disso, são reconhecidos pelo MEC.

Estude na UniBF

A UniBF tem o compromisso de mostrar os melhores caminhos para um futuro promissor. Além dos cursos de segunda licenciatura, disponibilizamos mais de 800 opções de cursos de Pós-graduação, cursos de Graduação, Formação pedagógica e cursos Livres de extensão, todos também reconhecidos pelo MEC.

Não perca a oportunidade de adquirir conhecimento e acelerar a sua carreira.

Fale conosco!

Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.