Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

Saiba como usar a nota do Enem; veja as opções

11 de dezembro de 2023

ilustracao

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada de muitos estudantes para a graduação. Só a última edição do exame somou 3,9 milhões de inscritos. De fato, o que começou como uma prova para avaliar os estudantes do ensino médio, passou a viabilizar o ingresso de muitos brasileiros ao ensino superior.

Se você está neste momento cogitando fazer faculdade, este texto é para você. Vamos explicar as possibilidades de ingresso na graduação e curso EaD.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Existem diversas opções de usar o Enem para entrar na faculdade. Nesse sentido, é possível usar a pontuação do exame em programas como o Prouni e Sisu. Além disso, existe ainda outra alternativa. Muitas instituições e faculdades EaD oferecem bolsas de estudos com base na nota do Enem.

De fato, são muitas possibilidades, mas como funciona cada uma delas? É isso que veremos a seguir.

Entenda a diferença entre Sisu e vestibular

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma das formas de ingressar em uma instituição pública de ensino superior. Geralmente, essas instituições oferecem mais de uma forma de ingresso, como o vestibular e o Sisu.

Agora, você deve ter se perguntado qual é a diferença entre eles. Geralmente, cada instituição pública disponibiliza o vestibular, como forma de ingresso, uma ou duas vezes ao ano. 

Em conclusão, esse vestibular é válido somente para as vagas disponibilizadas por essa instituição. Já o Enem, por meio do Sisu, possibilita o ingresso em diferentes universidades e institutos federais — desde que essas instituições disponibilizem vagas pelo programa.

Como usar a nota do Enem no Sisu?

Basicamente, você precisa ter realizado o Enem e concluído o ensino médio para concorrer a uma vaga pelo Sisu. Embora o Enem seja realizado uma vez por ano, o Sisu oferece duas edições anuais, seguindo o calendário de vestibular das universidades e institutos federais.

Em suma, você realiza a sua inscrição no Sisu e escolhe até duas opções de cursos ofertadas pelos processos seletivos. As vagas são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e políticas de ações afirmativas das próprias instituições. O que pode significar tanto a reserva de vagas quanto um bônus na nota dos alunos que se enquadram nos critérios da legislação.

Aliás, um determinado curso pode exigir média mínima e uma nota mínima em uma área do conhecimento. Por exemplo, o curso de medicina pode exigir nota mínima igual ou maior que 400 pontos em Ciências da Natureza.

Por fim, tanto o Sisu quanto o Prouni trabalham com nota de corte. Essa é definida como “a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos”. A nota de corte é uma referência que ajuda o candidato a acompanhar a sua inscrição. 

🟢 Leia mais: Graduação Acelerada EaD: como terminar a faculdade mais rápido

Como usar a nota do Enem no Prouni?

Para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni), o candidato deve ter uma média mínima de 450 pontos no Enem e nota na redação que não seja zero. 

Assim como o Sisu, a seleção do Prouni funciona com base na nota do Enem. Entretanto, existe uma grande diferença entre esses dois programas. O Sisu reúne processos seletivos de instituições públicas de ensino superior, já o Prouni agrega vagas de instituições privadas. 

Diferente das instituições públicas, as instituições privadas não são gratuitas. Dessa forma, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes que atendam a alguns critérios. 

Para concorrer às bolsas, os participantes devem ter estudado em escola pública ou terem sido bolsistas em escola privada e, ainda, comprovarem determinado limite de renda familiar. Contudo, cada tipo de bolsa, integral ou parcial, atende a diferentes parâmetros.

Como posso usar a minha nota do Enem?

Até agora apresentamos duas formas de usar a sua nota do Enem, o Sisu e o Prouni. No entanto, existe ainda uma terceira forma de usar a sua nota para ingressar na graduação ou faculdade a distância. Nesse sentido, muitas instituições de ensino superior privadas também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso na faculdade. 

E em muitos casos, o estudante também recebe uma bolsa de estudos com base na sua nota do Enem. A bolsa de estudo nada mais é do que um desconto aplicado à mensalidade, podendo ser parcial ou integral. 

O que dá para fazer com 500 pontos no Enem?

Você pode participar de algum programa que oferece bolsas de estudos em diferentes instituições de ensino superior, como o Sisu ou Prouni. Ou ainda, encontrar uma instituição de ensino superior que aceite a nota como forma de ingresso. Em muitos casos, essas instituições também oferecem bolsas de estudos de acordo com a pontuação.

🔵 Leia também: Quantos alunos tiraram nota 1000 na redação do Enem 2022?

Quando a nota do Enem pode ser usada? 

A princípio, se o estudante já concluiu o ensino médio, ele pode usar a nota do Enem para ingressar na graduação. Contudo, a nota deve obedecer aos critérios de cada processo seletivo. No Prouni, por exemplo, o candidato deve ter média mínima de 450 pontos e redação com nota superior a zero.

Quem passa no Enem precisa pagar a faculdade?

O Enem não garante ingresso automático em nenhuma faculdade. Definitivamente, tudo depende de como você usará a sua nota. Mas para ficar mais fácil, veja o questionário abaixo:

Realizou o Enem?

Concluiu o ensino médio?

Sua nota média do Enem foi igual ou superior a 450 pontos?

Não zerou a Redação?

Se a sua resposta for afirmativa para todas as perguntas é provável que você tenha muitas oportunidades de usar a sua nota do Enem para entrar na faculdade.

Use sua nota do Enem na UniBF!

Na Faculdade UniBF, por exemplo, as bolsas de estudos pelo Enem são gradativas conforme a nota obtida pelo aluno. Em outras palavras, quanto maior a sua nota, maior o desconto da sua bolsa. Para mais informações sobre como usar a sua nota para ingressar na Graduação EaD da UniBF, clique aqui