Quer atuar em Pedagogia? Conheça a Segunda Graduação!

29/01/2020

A segunda graduação é uma excelente opção para quem deseja atuar em um outro âmbito vinculado à sua área de formação ou começar uma nova carreira. Além de ser uma maneira mais rápida de alcançar mais um diploma, o estudo pode ser feito totalmente online. O curso de Segunda Graduação em Pedagogia é a ideia perfeita para quem já tem uma formação acadêmica e quer ser professor ou trabalhar nas áreas educacionais. 

Para quem já tem licenciatura em cursos de educação – como história, letras, geografia, matemática – por exemplo, e deseja ampliar seu campo de atuação, pode cursar a Segunda Licenciatura EAD em Pedagogia, com conclusão a partir de 12 meses. 

Como funciona?

Com o aumento da variedade de ofertas no mercado de trabalho, a busca por mestres dispostos a ensinar e a formar bons profissionais expandiu-se. Com isso, ser um bom professor e pedagogo é uma profissão importante e bastante requisitada no mundo atual. 

Todavia, junto a isso, têm-se as dificuldades do atual mundo globalizado, como a falta de tempo e a pressa em encontrar um bom posicionamento profissional no mercado, que fica cada vez mais competitivo. Por esse motivo, os cursos EAD são os mais recomendados para esse perfil de pessoa, pois para cursá-los não é preciso deslocamento e não há perda de tempo, o que torna o aprendizado muito mais acessível e produtivo.

Tendo isso em vista, quais são os detalhes e as especificações de uma segunda graduação em pedagogia? Aqui estão alguns tópicos para tirar as suas dúvidas!

1. Precisa ter formação em quais áreas?

 Para os profissionais que já possuem graduação com o título de licenciatura em cursos de educação – história, geografia, matemática, letras, artes ou educação física, entre outros – a formação em segunda licenciatura em pedagogia é ainda mais rápida por conta da convalidação comum da grade curricular. A conclusão se dá a partir de 12 meses e o aluno receberá um diploma de licenciado. 

O curso de Segunda Graduação em Pedagogia é direcionado para pessoas que já possuem uma graduação independente do curso, podendo ser bacharelado ou tecnólogo, em diversas áreas. Assim, a segunda graduação é um rápido caminho para se tornar professor, pois devido ao tempo reduzido de estudo e da opção de convalidar as matérias da primeira graduação, tem-se a oportunidade de crescer no mercado de trabalho de uma forma bastante simples, sem precisar de mais 4 anos, por exemplo. 

2. O aluno recebe um certificado ou um diploma?

Como o curso é uma nova graduação de licenciatura, o aluno receberá um diploma válido em todo o território nacional, reconhecido e autorizado pelo MEC, utilizável em todos os concursos públicos. Vale ressaltar que não há diferença entre o diploma do ensino presencial e do ensino à distância.

3. Onde atuar?

Com o título de pedagogo, tem-se diversas opções e áreas no mercado de trabalho. Além de professor, os graduados podem atuar na coordenação de instituições escolares, inspeção, gestão de colégios, educação especial (para alunos com limitações de aprendizado), orientação educacional e outras funções inseridas no nível de educação básica

Vale lembrar que pedagogos não podem atuar em esferas como ensino médio ou ensino superior; tendo aptidão apenas para os níveis a partir da pré-escola, até o último ano da educação primária (quinto ano).

Ademais, uma nova área em ascensão é a de desenvolvimento de materiais didáticos, onde o pedagogo pode realizar produção de conteúdo e participar da atualização dos materiais em uso nas escolas.

4. Como está o mercado de trabalho? Qual a demanda?

Desde 1990, o governo brasileiro tem investido na formação de profissionais na pedagogia. Isso porque, como já mencionado, a qualidade e a quantidade dos profissionais nas mais diferentes esferas dependem de uma mentoria qualificada.

Sendo assim, o mercado para pedagogos está em constante crescimento, e tende a prosseguir nessa ascensão. Inclusive algumas novas e diferenciadas áreas estão em desenvolvimento, como a utilização do trabalho dos pedagogos em editoras, no papel de agentes ou na correção de provas e redações, por exemplo.

5. Depois de formado, pode-se realizar concursos públicos?

A segunda graduação em pedagogia permite que os profissionais concorram em alguns concursos públicos, tanto aqueles oferecidos em secretarias de educação municipais e estaduais, quanto os oferecidos em órgãos federais.

Essas provas são opções viáveis para os recém-formados pedagogos, pois é uma maneira efetiva de inserção no mercado de trabalho nessa área. Contudo, os processos seletivos têm sido cada vez mais procurados, e por esse motivo a preparação e o estudo dedicado são requisitos indispensáveis para quem quer vagas advindas de concursos.

Ficam aqui algumas dicas para a preparação eficaz referente aos concursos:

– Organize seus estudos: Uma boa dica para quem quer iniciar seus estudos para o processo seletivo, é criar um bom planejamento de conteúdos. Uma boa ideia é distribuir as áreas a estudar nos dias da semana, ou até fazer um planejamento mensal. Assim, o “estudo dirigido” ficará sistematizado, e não haverá perda do foco.

– Faça revisões constantes: Essa dica é de extrema importância para que o conteúdo fique fixado no cérebro. A ciência confirma que a repetição tem um papel fixador e importante para o aprendizado efetivo. Revise periodicamente!

– Mantenha o ânimo: Não desista de tentar! Como já mencionado, os concursos públicos podem ser bastante concorridos e podem ter um alto grau de dificuldade. Se esse é o seu objetivo, lute por ele!

A segunda graduação em pedagogia na UniBF: 

Você se interessou por essa possibilidade? Nossa faculdade também conta com cursos de segunda graduação, e Pedagogia está entre eles! O curso é concluído a partir de 12 meses, para quem é bacharel e tecnólogo ou quem já possui uma licenciatura. Entre os materiais disponíveis há: conteúdos em formato PDF, vídeo aulas e atendimento 100% online!

Trata-se de uma licenciatura, e possui conceito 4 no MEC. A matriz curricular é formada por diversas matérias bastante planejadas e específicas, para que haja uma boa formação, e profissionais aptos para o mercado de trabalho na educação. 

Pedagogia digital, psicopedagogia e educação inclusiva, direito educacional e metodologia de ensino artístico, são alguns exemplos de disciplinas ministradas.

Além disso, o curso depende de um estágio obrigatório, no total de 400 horas, para o aprofundamento da aprendizagem e o treinamento na prática.

A UniBF garante uma excelente formação, com o preparo necessário para a atuação dos novos pedagogos! Você pode visualizar todas as disciplinas ministradas no nosso site, além de ter acesso aos valores e outros detalhes específicos, como possibilidades de bolsa de estudo de mais de 50%!

Não perca a oportunidade de realizar a sua segunda graduação em pedagogia, com o ensino totalmente online! 

Quer falar conosco?

Entre em contato conosco através do nosso Chat Online aqui no nosso site; pelo WhatsApp, no ícone verdinho, ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram; encontre-nos como IBF Pós! 

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.