Tendências profissionais para 2020: quais são elas?

Tendências profissionais para 2020: quais são elas?

11/02/2020

Após a finalização de uma graduação é muito comum questionar se deve-se prosseguir com os estudos ou não. E mesmo assim, em que área se especializar? Quais as tendências profissionais para 2020? Além disso, como encontrar um espaço no mundo corporativo?

Portanto, se ainda há dúvidas, o ideal é sim continuar com os estudos. Isso porque a competição no mercado de trabalho aumenta cada vez mais, e as especializações são meios pelos quais os profissionais podem obter destaque e alcançar vantagem competitiva.

Tendências

Inicialmente, segundo as informações do IBGE, pela PNAD Contínua, o número que corresponde ao “nível de ocupação” aumentou bastante no fim de 2019, e muitos desses novos empregados correspondem às áreas que estão em crescimento para o ano de 2020, e que tende a crescer no decorrer dos meses.

Desse modo, como muitos dos profissionais ainda possuem dúvidas acerca do caminho a seguir, é importante conhecer as tendências profissionais para 2020 antes de tomar uma decisão; assim como suas características e a demanda no mercado de trabalho atual.

Confira então 4 profissões que estão em alta nesse ano:

1. Gestão:

A gestão é importante em todas as áreas de atuação. Visto que os gestores são os responsáveis pela parte estratégica da empresa, que engloba toda a parte de planejamento e tomada de decisões. Contudo, essa profissão está em destaque; pois a cada dia que passa, novos negócios são criados e o fluxo de pessoas nas empresas aumenta.

Assim, os gestores são profissionais que continuarão sendo cada vez mais requisitados nos tempos atuais

– O que um gestor faz?

Em suma, o gestor participa de todas as etapas de uma produção. Seja no início, analisando possibilidades, definindo ideias e tomando as decisões; ou no meio do processo: realizando o planejamento e desenvolvendo estratégias; e até mesmo no final: analisando os resultados e ponderando melhorias.

Juntamente a isso, esse profissional também cuida da parte de orçamento, acompanha o fluxo do serviço prestado pelos funcionários e ainda é líder de pessoas. No geral, a gestão é essencial e indispensável para o bom funcionamento de uma empresa.

– Quais as áreas de atuação?

Um profissional de gestão pode atuar no comando de diversas áreas, como: recursos humanos, financeiro, comércio exterior, financeiro, marketing, administração de empresas ou setores públicos.

Contudo, a área de atuação depende muito da especialização escolhida, visto que a formação em gestão abre um leque de oportunidades e possibilidades.

A UniBF – além de oferecer a graduação em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Pública – também tem inúmeras pós-graduações na área, como: Gestão da Qualidade de Software, Gestão da Tecnologia da Informação entre outros.

– Qual é o perfil profissional?

Um bom gestor possui habilidade em liderança, é bem organizado e sabe planejar. Esse profissional precisa saber lidar com pessoas e com bastante pressão, visto que está submetido a tomar decisões importantes.

Possivelmente, as áreas de aptidão desse profissional são: administração, conhecimento de mundo atualizado, e uma mentalidade que está sempre se renovando.

Sendo assim, se você se interessou por essa área, não deixe de acessar nossos cursos de gestão!

2. Segurança do trabalho:

De antemão, a segurança do trabalho é uma profissão indispensável para que ocorra o bom funcionamento das demais profissões. Portanto, não se trata de uma só função, pois é multidisciplinar: saúde, prevenção e qualidade de vida são algumas áreas em que se aplica a segurança do trabalho.

Essa profissão é uma das tendências profissionais para 2020 pois com a inovação e a atualização das empresas nessa era tecnológica, a ética e a segurança do trabalhador são valores muito defendidos e estão em prioridade.

– O que o profissional de segurança do trabalho faz?

As funções desse profissional são bastante diversas. Podem abranger desde a prevenção de acidentes laborais e doenças ocupacionais, até a eliminação de causadores de possíveis danos em local de trabalho.

Além disso, a criação e a aplicação de medidas preventivas, bem como a análise e o acompanhamento desse processo, são algumas incumbências desses profissionais, assim como a realização de palestras para conscientizar os trabalhadores acerca dos riscos.

– Onde pode-se atuar?

O profissional em segurança de trabalho pode atuar em fábricas de alimentos, instituições públicas, hospitais, empresas industriais e comerciais e até mesmo em áreas rurais. A área em que o profissional se aprofundar pode especificar isso, como por exemplo a junção da segurança com a área da saúde.

A UniBF possui diversas pós-graduações, que abrangem todas as áreas de atuação desse profissional. Alguns cursos são: Estudos em Segurança e Medicina do Trabalho e Engenharia da Manutenção e Segurança, entre outros.

– Qual é o perfil profissional?

Esse profissional deve saber zelar por normas de segurança, saber trabalhar com planejamento e na análise e detalhamento de muitos ambientes. Em adição, precisa saber identificar riscos e ter o desejo de ter um trabalho dinâmico.

Se você acha que tem esse perfil, precisa conhecer os nossos cursos relacionados à segurança do trabalho!

3. Sustentabilidade:

A sustentabilidade é um tema que nunca esteve tão em foco; não só em relação ao meio ambiente, mas também em outras áreas: como no meio social, político e econômico.

Por causa disso, a demanda por programas conscientes, morais e que deem resultados duradouros aumenta a cada ano que passa.

Para isso, são necessários profissionais que atuem no desenvolvimento sustentável nas mais diferenciadas áreas; pessoas que zelem pelos 3 pilares da sustentabilidade, os meios: social, econômico e ambiental.

– O que um profissional de desenvolvimento sustentável faz?

Algumas outras funções são a avaliação dos resultados dessas políticas, bem como a proposta de melhorias dessas. É importante que o profissional da sustentabilidade esteja sempre atualizado e tenha bastante conhecimento de mundo, para que renove políticas e programas já existentes em alternativas mais benéficas.

Em síntese, esse profissional atua no planejamento de ideias sustentáveis nos âmbitos já citados, além da supervisão de políticas, gestão de programas de meio ambiente, segurança e acessibilidade.

– Onde esse profissional pode trabalhar?

O tema da sustentabilidade envolve várias áreas, e pode englobar a engenharia, saúde pública e desenvolvimento social.

Assim, esse profissional pode trabalhar em empresas industriais e comerciais, bem como instituições e órgãos públicos, desenvolvendo novos programas ou promovendo novas políticas nas empresas.

Uma pós-graduação oferecida pela UniBF é o MBA Executivo em Gestão Ambiental e Sustentabilidade Empresarial.

– E o perfil profissional?

Pessoas de mentalidade inovadora, com desejo de realização pessoal e social são bons perfis para uma profissão na área da sustentabilidade. Além disso, ter motivação para conscientizar o público e transformar paradigmas é essencial.

Por isso, ter conhecimento e habilidade em áreas como: ciências da natureza e ciências socioeconômicas, informações atualizadas sobre o mundo e as políticas também é um requisito importante.

Confira nossas opções de pós-graduação em sustentabilidade e seja essa inovação!

4. Marketing digital:

Com a aproximação das marcas e clientes, exige-se cada vez mais que os consumidores recebam atenção e tenham suas necessidades supridas. O profissional de marketing tem essas responsabilidades: estudar o mercado e conhecer o cliente; para assim desenvolver estratégias de comunicação capazes de atingir o seu público.

Contudo, atualmente, o meio digital é a melhor ferramenta para cumprir esses objetivos. A internet fez com que essa aproximação marca-cliente se tornasse mais simples e prática, além de possibilitar ampla acessibilidade. Por isso, sem dúvidas, uma das maiores tendências profissionais para 2020 e os próximos anos, é o marketing digital.

– O que um profissional de marketing faz?

Esses profissionais são os responsáveis pela construção da marca de uma empresa, pelo posicionamento dessa no mercado de trabalho e pela comunicação entre os dois meios: empresa e consumidor.

Também são os planejadores e organizadores estratégicos de novos projetos, treinadores de equipes e o “rosto” da empresa.

Portanto, na era digital, os profissionais de marketing precisam conhecer suas ferramentas e explorá-las, tornando o seu trabalho cada vez mais acessível para o suprimento das necessidades do público.

– Quais as áreas de atuação para o marketing digital?

Antes de mais nada, é evidente que o campo de atuação do marketing é extremamente diverso; isso porque se pode atuar em qualquer empresa – seja ela industrial ou comercial – e em diversos ramos: impulsão de mercado, criação de campanhas, neuromarketing, inbound marketing e produção de conteúdo são alguns exemplos que estão em constante crescimento.

De fato, as especializações e cursos também são bastante diversificados! A UniBF oferece os seguintes: MBA em Empreendedorismo e Marketing, MBA em Gestão de Marketing, Sistema de Informação em Marketing e outros.

– Qual o perfil profissional de quem trabalha com marketing?

O profissional em marketing digital precisa ser atualizado em seu conhecimento de mundo, ter criatividade e ser observador, visto que uma importante função é estudar o mercado e entender seu público.

Além disso, precisa entender de tecnologia e das transformações digitais, como novas ferramentas da internet e estratégias de comunicação inovadoras.

Consequentemente, esse profissional possui aptidão em diversas áreas, não se limitando apenas às “humanas”, como era o pensamento de antigamente. Isso porque o marketing se transformou, e está se renovando a cada ano que passa; conhecimento em economia e meio social também é necessário.

Então, se você acha que se encaixa nesse perfil, escolha um dos cursos e entre logo no mundo do marketing!

Pós-graduações com foco nas tendências:

Por fim, é importante ressaltar que os cursos de pós-graduação são excelentes para quem quer se especializar em algo e se aprofundar em uma área de conhecimento. Agora que você já conhece algumas das tendências profissionais para 2020, escolha continuar estudando e se inscreva para cursar uma pós!

Além dessas áreas, a UniBF também oferece cursos em todas as outras áreas, para que você tenha a oportunidade de crescer profissionalmente no tema que você gosta e dentro das tendências profissionais! Confira todas as nossas opções aqui no site!

Quer falar conosco?

Entre em contato conosco através do nosso Chat Online aqui no nosso site; pelo WhatsApp, ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram; encontre-nos como IBF Pós! 

icon icon icon icon

Nossos contatos

E-mail
icone contato@unibf.com.br

Cadastre seu e-mail