Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

Como fazer TCC: passo a passo

09 de maio de 2023

ilustracao

Você está prestes a fazer seu TCC mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo, nesse post vamos te explicar tudo! 

Além de conceituar o que significa TCC, nós vamos te mostrar um passo a passo bem completo para você escrever seu trabalho e um guia com dicas práticas para não ter dor de cabeça nesse momento. Quer descobrir tudo isso? Então confira o post!

O que é TCC?

TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso. Esse trabalho é exigido em diversos cursos, especialmente de Graduação, como requisito para que o estudante se forme. O nome indica, de modo geral, algum trabalho que o aluno precisa realizar ao final do curso, que pode ser realizado de diversas formas.

O TCC pode ser um relatório de pesquisa, uma monografia ou um artigo científico. Além disso, também pode ser feito individual ou coletivamente dependendo da sua faculdade e do curso que escolheu. 

Grande parte dos cursos possuem TCC obrigatório, porém muitos outros são opcionais. Nesse último caso, o estudante consegue se formar sem apresentar um Trabalho de Conclusão.

Elementos do TCC

Agora que você já sabe o que significa a sigla TCC, está na hora de listar quais são os elementos que compõem esse tipo de trabalho, confira: 

Pré-Textuais

Textuais 

Pós-Textuais

Depois de entender mais sobre a estrutura do TCC, vamos te indicar um passo a passo para que você consiga estruturar seu trabalho, realizar a pesquisa e finalizar tudo sem esquecer os detalhes. Continue a leitura!

Como fazer um TCC?

1) Defina o tema

O primeiro passo é escolher o tema do seu TCC. Então opte por uma área que você tenha interesse e comece a pensar em algumas abordagens mais específicas dentro desse tema. 

2) Pesquise sobre o tema

Depois, você precisa pesquisar mais sobre o tema escolhido para ter certeza de que é um assunto com certa relevância no meio acadêmico. Isto é, se já existem linhas de pesquisa, artigos e outros trabalhos na área que você irá desenvolver seu TCC. 

Para isto, você pode utilizar o Google Acadêmico para procurar esses materiais bem como pedir ajuda de um orientador. 

Dessa forma, você conseguirá entender a relevância do seu trabalho para o meio acadêmico, e a partir disso, poder justificar a existência da sua pesquisa na introdução.

3) Defina os objetivos de pesquisa

Uma vez que você tiver o tema do seu trabalho, precisa amadurecer a ideia e delimitar exatamente o que será contemplado na sua pesquisa. 

Esse é o momento ideal de formular questionamentos e hipóteses, ou seja, as perguntas que o seu trabalho irá tentar responder.

Tendo isso em vista, busque delimitar qual será o objetivo geral do trabalho, que muitas vezes pode ser resumido em uma pergunta, e também os objetivos específicos. 

Ao lado disso, também é necessário definir qual será a metodologia utilizada para chegar às respostas dos questionamentos levantados. 

Tendo decidido esses elementos, o escopo geral do TCC fica mais claro e você conseguirá visualizar como as partes do trabalho se encaixam.

4) Pesquise a bibliografia

Agora é o momento de se aprofundar na bibliografia, ou referencial teórico, que será utilizado na sua pesquisa. Nessa etapa, é imprescindível a atuação do professor orientador, que vai guiar esse processo, indicando os autores que você precisa ler para desenvolver seu trabalho.

5) Faça o sumário

Esse é um passo muito importante, pois sem ele você corre o risco de se perder no TCC e deixar seu trabalho confuso. A ideia aqui é fazer uma separação dos tópicos ou capítulos do TCC. 

Isso porque o tema do trabalho é algo bem específico, então você irá precisar conceituar e fundamentar os termos que você irá utilizar.

Por exemplo, se seu trabalho é sobre “Utilização de memes na publicidade no meio digital”, você precisará oferecer o conceito de memes, de publicidade e do meio digital, pelo menos. 

Então é preciso entender como isso vai se adequar a estrutura da sua pesquisa e fazer um sumário anotando o assunto que será abordado em cada capítulo.

6) Escreva o corpo do texto

Aqui é a parte mais básica, você deve realizar a pesquisa em si. Não tem muito segredo, leia os referenciais teóricos, realize pesquisas de campo se for necessário, e reserve um tempo por semana para escrever e revisar seu TCC.

7) Faça a introdução

Depois de finalizado o corpo do texto, faça a introdução do trabalho, mencionando os objetivos gerais, específicos, a metodologia, a justificativa da pesquisa, as hipóteses e um breve resumo do que será tratado em cada capítulo.

8) Faça a conclusão 

Uma vez que a introdução está pronta, é o momento de escrever a conclusão do trabalho retomando tudo o que foi falado na introdução, e buscando responder aos questionamentos que você apresentou. 

9) Faça o resumo 

Por penúltimo, faça o resumo do trabalho, sintetizando a introdução e mencionando o referencial teórico. Não esqueça de escolher também as palavras-chave para classificar o seu TCC e de traduzir o resumo para alguma outra língua. Assim você terá um resumo na sua língua e outro em uma língua estrangeira.

10) Finalize os demais elementos 

Por último, reserve um tempo para fazer a bibliografia, a paginação, a folha de rosto e demais elementos pré e pós-textuais que estiverem faltando, bem como adequar seu trabalho às normas da ABNT.

Seguindo esse passo a passo, você terá uma sequência lógica de como produzir seu TCC sem perder nenhum elemento de vista. No entanto, se você quiser garantir um trabalho sem dores de cabeça, confira abaixo o nosso guia com algumas dicas práticas para você não perder tempo na sua pesquisa:

Dicas práticas para fazer um TCC

Geralmente os estudantes têm um período específico na grade curricular para poderem escrever seus trabalhos e um prazo final para entregá-los. Esse período varia entre 1 a 3 semestres, mais ou menos.

No entanto, é sempre bom se antecipar para conseguir realizar toda a pesquisa com tranquilidade. Então a primeira dica é:

1) Escolha o tema com antecedência

Qual matéria você mais gostou de ter cursado ou qual assunto te interessa mais em saber sobre? Mesmo que você esteja na metade do curso, começar a pensar nessas questões será muito útil para escolher o tema do TCC. 

E quanto mais cedo você escolher a área que deseja abordar no seu trabalho, mais tempo você terá para amadurecer a ideia e a pesquisa. 

Além disso, tendo o seu tema definido, antes mesmo de começar o TCC no semestre determinado você já pode ir pegando dicas de livros e materiais para ir pesquisando. Assim, quando chegar a hora de escrever você já começará com essa vantagem, o que pode te ajudar a terminar o TCC mais cedo, sem dores de cabeça.

2) Faça aos poucos 

As faculdades separam pelo menos um semestre para o aluno fazer o TCC por um motivo. É porque se trata, de fato, de um esforço de médio prazo. Ou seja, é muito mais tranquilo realizar o trabalho aos poucos, dentro do período determinado, do que postergar e ter que fazer tudo corrido lá no final.

Então tenha disciplina e reserve algum tempo por dia ou por semana para se dedicar ao seu TCC, assim você terá tempo de ir compreendendo o seu trabalho e para quais resultados ou conclusões ele está apontando. 

Por outro lado, se você deixar para cima da hora, correrá o risco de seu trabalho sair meio “sem pé nem cabeça”, uma pesquisa que não foi bem compreendida ou executada. Por isso, se organize!

3) Pesquise e escreva

Uma das maiores dicas para essa etapa final do seu curso é entender que a pesquisa se constrói aos poucos. Em outras palavras, você irá ler livros, artigos e demais fontes de pesquisa, mas o entendimento mesmo só vem quando para e analisa parte por parte para formar a figura do todo. 

Diante disso, é preciso ter certa calma. Por exemplo, escolha um livro para ler, entenda o assunto e faça anotações, de preferências centralizadas em um só lugar, depois abra o documento do TCC e escreva. Fazendo isso você verá o crescimento da sua pesquisa com muito mais facilidade. 

4) Peça para alguém revisar o seu TCC 

Por mais que você faça o trabalho devagar e vá revisando aos poucos, ao longo do tempo o seu olhar vai ficando acostumado com o texto e você acaba não percebendo possíveis erros e incoerências.

Por isso, é necessário enviar frequentemente o seu texto para um tutor ou orientador revisar, em pequenas doses. Assim, você consegue ter o olhar de alguém "de fora" já alterar o que for preciso sem perder muito tempo.

5) Reserve tempo para padronizar seu trabalho

O padrão exigido pelas faculdades para os Trabalhos de Conclusão de Curso é o da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Então fique atento ao prazo de entrega do seu trabalho e reserve alguns dias antes para arrematar o documento e deixá-lo todo padronizado. 

Esse tempinho também é necessário para que você consiga esfriar a cabeça, ler o trabalho do início ao fim e corrigir possíveis erros antes de enviar para a banca avaliadora.

Estude na UniBF

Conseguiu chegar até aqui? Se sim, você viu que fazer um TCC não é tão complexo assim, pois se trata mais de orientação e organização. 

Uma prova disso é que muitos alunos fazem seus TCCs totalmente à distância, podendo escrever seus trabalhos do conforto de casa e assim terminar a faculdade. 

Aqui na UniBF, você não apenas pode fazer seu TCC a distância, mas fazer sua faculdade 100% online, estudando de onde e quando você quiser. 

Gostou da ideia? Então venha fazer a sua Graduação ou transfira o seu curso para a UniBF, e comece seus estudos hoje mesmo!