Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

Pedagogia: Profissão para além da sala de aula

17 de junho de 2021

ilustracao

A pedagogia é a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem. Trata-se de uma das profissões mais tradicionais que existem. Isso porque ela faz parte da educação de base, seja direcionada às crianças, jovens ou até mesmo adultos. Mas isso não significa que ela esteja restrita à sala de aula.

Por ser um especialista em educação, o pedagogo ajuda a fortalecer a construção do conhecimento. Então, tanto quanto ensinar, o pedagogo deve também elaborar projetos educacionais que estimulem a aprendizagem.

Uma das demandas do mercado é que estes projetos não estejam descolados da realidade do dia a dia. Ou seja, o profissional deve ser alguém capaz de acompanhar e analisar acontecimentos, fatos e tendências, e transformá-los em ferramentas de aprendizagem.

Se ele se destacar nessa função, muito provavelmente o próprio mercado vai enxergar nele um líder nato, principalmente porque a pedagogia lida diretamente com pessoas. E lidar com pessoas pode se transformar em liderar pessoas.

Conheça nosso Guia para Carreiras da área da Educação!

Como o pedagogo pode ajudar empresas?

Muitas empresas criam cursos de formação e reciclagem internas para qualificar seus próprios colaboradores, com cursos que estejam dentro do escopo de atividade da empresa. Boa parte destes projetos acabam sendo idealizados por um pedagogo, seja este um funcionário da empresa ou um consultor à parte.

Isso acontece, pois, as empresas precisam de um profissional que considere a atividade-fim, e as disciplinas que vão compor a formação. Deve ser uma estrutura pensada para atingir o melhor nível de retorno pelo funcionário.

E não pense que o trabalho do pedagogo termina aí, pois no decorrer da formação ele precisará, ainda, dar suporte à organização e também ao estudante.

Outro ponto muito importante diz respeito à integração entre a empresa e a comunidade onde está inserida. Por exemplo, as companhias que extraem do meio ambiente sua matéria prima. Via de regra, elas precisam implementar uma contrapartida socioeducacional nas cidades onde atua.

Assim, se a sua concepção de um pedagogo era aquele profissional estritamente envolvido com a sala de aula de escolas municipais e estaduais, pense melhor, pois vai muito além disso. Obviamente, a grande maioria dos empregos está, realmente, ali, mas as possibilidades são muito mais amplas.

Como é uma carreira na pedagogia?

Cabe ressaltar, ainda, que mesmo que você opte pela atuação convencional, ou seja, nas escolas, o crescimento na carreira vai passar pela pedagogia.

Para conquistar o cargo de orientador ou coordenador escolar, geralmente o edital especifica que, além da licenciatura, sai na frente quem tem também a pedagogia. Trata-se de uma escada que leva a novos patamares profissionais.

Na prática, significa dizer que cada certificado te dará um ponto a mais na soma da prova de títulos. Por isso é muito comum que as Secretarias de Educação incentivem e trabalhem com a formação continuada. Ou seja, elas querem sempre mais formação.

Só isso já nos mostra que o pedagogo será um eterno estudante, até porque com o advento da tecnologia — que também não para de evoluir—, as ferramentas de ensino mudaram, e muitas técnicas passaram por reciclagem.

Outra possibilidade de trabalho é Educação Especial, onde a função da pedagogia é inovar sempre em técnicas que se adequem para o aprendizado do aluno com necessidades especiais; e também a Pedagogia Hospitalar, onde o pedagogo auxilia na aprendizagem de crianças e adolescentes internados, com atividades humanas, lúdicas e que respeitem suas limitações.

Pedagogos também são consultados e podem trabalhar em indústrias de brinquedos e materiais para aprendizagem e desenvolvimento infantil.

Se esse leque de possibilidades não te convenceu, vamos falar então de estabilidade. Sim, a pedagogia é uma das profissões mais estáveis, pois como servidor público você passa por um Concurso ou Seletivo que vai te garantir de um a três anos até a efetivação.

Quem escolhe a especialização em pedagogia, precisa ter paciência, desenvolver inteligência emocional e querer lidar com crianças e adolescentes.  Em educação, ele poderá atuar numa capital ou cidade grande, trabalhando na alfabetização ou qualificação de trabalhadores, bem como poderá ser remanejado para uma reserva indígena ou uma comunidade ribeirinha para, ali, idealizar, implementar e ensinar as crianças, jovens e adultos daquele lugar.

A capacidade de adaptabilidade deve também ser uma qualidade a ser desenvolvida para o profissional de pedagogia. Afinal, em instituições de educação privadas ou públicas, ele precisará seguir normas e muitas vezes, atuar em comunidades com realidades diferentes.

Quer enriquecer mais o seu currículo com uma pós em pedagogia?

Manda um zap para um de nossos consultores.