Rotina de estudos em casa: 6 dicas para se dar bem

30/03/2020

O ensino a distância é uma ótima escolha para quem quer aproveitar o tempo para se dedicar a novas formações e se desenvolver. Com o mercado de trabalho em constante transformação, a atualização dos profissionais se torna essencial.

Para ter esse diferencial e dar um up no currículo com novos cursos, é necessário se dedicar. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a estudar em casa:

1- Reserve um local adequado

A primeira dica é justamente sobre o lugar para estudar. Apesar de a modalidade EAD permitir a flexibilidade nos locais para realizar o curso, é importante ter o espaço reservado para assistir as aulas e fazer as atividades.

Para se dedicar ao aprendizado de maneira tranquila, esse lugar deve ser organizado, arejado – para o calor não te atrapalhar –  e iluminado. Escolher um espaço sem barulhos também é essencial.

Pode ser o seu próprio quarto, desde que ninguém te interrompa. Por isso, é importante avisar seus familiares e quem mora com você, qual o seu horário de estudos e explicar que não pode ser atrapalhado naquele momento. Já que a circulação e falatório de outras pessoas te impedirão de dar atenção ao que precisa.

2- Monte um cronograma de estudos

É essencial ser organizado. Para isso, um cronograma vai te ajudar muito. Nele, você pode estabelecer seus dias e horários de estudo e quais atividades realizará.

Defina os melhores momentos para assistir às videoaulas, elaborar resumos e revisões das leituras feitas, realizar revisões das matérias para provas e atividades e concluir trabalhos, projetos e exercícios do curso.

Dessa forma, você reduzirá as chances de acumular conteúdos e de deixar coisas pendentes. Com o cronograma, você ainda pode revisar o que já estudou.

Utilize planilhas no computador ou faça tabelas a mão divididas por dia da semana e horários. Com esses registros, você conseguirá estipular seus horários e não deixará nenhum tópico para trás.

3- Defina suas metas e prioridades

Quais as suas metas? Passar em um concurso público? Subir de cargo? Ganhar um aumento? Tenha elas em mente sempre para te estimular.

Estudando a distância você assume um compromisso consigo mesmo. Tenha bem clara a sua necessidade de reservar esse tempo para estudar e persista seus objetivos.

Prioridades

Sempre avalie quais matérias você tem mais afinidade e aquelas em que têm mais dúvidas e questionamentos. Afinal, algumas pessoas dominam mais certas disciplinas e outros preferem e se dão melhor em outras.

A partir daí, separe quais conteúdos precisam de prioridade, ou seja, precisam de mais tempo e mais exercícios para fazer. Dessa forma, você terá não só notas boas, mas principalmente vai absorverá melhor o que foi estudado.

4- Evite as distrações

Fotografias, janelas abertas para áreas externas, comidas ao seu redor e acessórios decorativos são exemplos que podem te distrair e te fazer procrastinar enquanto estuda. Por isso, evite todos eles.

Computadores, tables e smartphones são ótimo aliados na educação, mas se não utilizados da maneira correta, também podem te atrapalhar. Por isso, deixe as redes sociais, aplicativos e sites de entretenimento para depois das aulas.

Essas tentações podem fazer com que você perca a noção do tempo, procrastine e acumule matéria para estudar, que depois se transformam em uma grande bola de neve. Uma boa sugestão para isso é se desconectar das mídias sociais e instalar bloqueadores de páginas nos seus aparelhos.

5- Não deixe de descansar e cuidar da saúde

O ideal é sempre fazer pausas intercaladas para não ter uma sobrecarga de informações e para que você não precise rever o conteúdo por não ter conseguido assimilar. Por isso, a cada 40 minutos de estudo, pare um pouco para caminhar pela casa, vá até a varanda. Também aproveite para ir ao banheiro e pegar água.

As pausas são primordiais para o descanso e absorção do que foi aprendido. Então, intercale momentos de foco no estudo e de paradas para relaxar. Segundo a neurociência, o funcionamento cerebral é estimulado quando existe essa alternação.

Não deixe também de cuidar do seu corpo e mente. Tenha uma alimentação saudável e evite pular refeições; faça atividades físicas com regularidade; não deixe de ter seus momentos de lazer e cuide do seu sono.

O sono  interfere muito na saúde mental e no funcionamento do seu organismo. É por isso que, quando dormimos pouco, temos problemas como dor de cabeça, dificuldades para memorizar e para se concentrar, o que compromete o desempenho.

6- Use as tecnologias para aprender ainda mais

O ensino a distância possibilita a interação online com professores, chats, questionários, videoaulas e conteúdos em PDF, que aprofundam o conhecimento do aluno. Assim, existe a possibilidade de voltar as aulas e assistir novamente, o que permite a aprendizagem e forma mais eficaz.

Além dessas facilidades, no curso EAD, o aluno exerce o protagonismo e fica responsável por organizar a sua rotina de estudos e exercícios. Dessa forma, também cria habilidades e iniciativas durante o curso.

Nos dias atuais, também temos várias ferramentas online que nos aproximam do conhecimento. Aplicativos, banco de dados, podcasts, vídeos, dicionários online e até mesmo grupos em redes sociais são boas oportunidades para agregar nos estudos.

Utilizar a tecnologia para se comunicar com professores e com outros estudantes e para realizar pesquisas, encontrar materiais e novidades pode te ajudar muito na sua formação.

Estude na UniBF:

A UniBF tem o compromisso de te mostrar os melhores caminhos para um futuro promissor. Por isso, conheça as nossas pós-graduações! São mais de 800 opções de cursos de pós, intensivas e totalmente online!

Oferecemos cursos nas áreas da educaçãogestãosaúdeengenhariadireitoartes, entre muitas outras! Visite o nosso site e confira o seu curso desejado, bem como sua grade curricular. Escolha o seu caminho para se tornar um profissional do futuro, com a gente!

Quer falar conosco?

Então entre em contato conosco através do chat online aqui no nosso site; pelo WhatsApp, ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

icon icon icon icon

Nossos contatos

E-mail
icone contato@unibf.com.br

Cadastre seu e-mail