Seminário Digital: A Ascensão do mercado de Tecnologia da Informação (TI)

18/06/2020

Segundo a ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software), o mercado de TI, em âmbito global, cresceu consideravelmente nos últimos anos; todavia, no Brasil esse crescimento possui um destaque maior ainda, atingindo uma taxa de aumento de aproximadamente 10% no ano anterior.

A Tecnologia de Informação é responsável por diversas áreas das empresas, seja ela de qualquer segmento. A TI pode ser utilizada tanto em áreas administrativas, quanto no desenvolvimento de ferramentas auxiliadoras e facilitadoras nos processos de trabalho, já que quase todos eles exigem o uso de um sistema, pelo menos. De fato, a era globalizada é caracterizada pela automatização de qualquer tipo de serviço, e isso é evidente a cada dia mais; é por isso que o mercado de TI está passando por uma ascensão cada vez mais significativa.

Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre esse segmento, bem como suas oportunidades no mercado de trabalho, áreas de atuação e cursos de especialização. Mais do que isso, queremos que você conheça a importância da Tecnologia de Informação para o desenvolvimento de uma empresa, e como os profissionais desta área podem se tornar bem sucedidos, em especial durante essa era de transformações tecnológicas.

Tecnologia da Informação: como ela surgiu?

Primeiramente, o que acha de descobrir um pouco sobre a história dessa área tão importante?

Diferente do que muitos pensam, a TI não é um nicho de conhecimento recente, e tampouco surgiu juntamente com o desenvolvimento dos computadores. Pelo contrário, os primórdios da Tecnologia da Informação já puderam ser observados com a descoberta da eletricidade – cuja pesquisa foi desenvolvida por Tales de Mileto – centenas de anos antes de Cristo; é claro que esse foi apenas um resquício para todos os estudos que seriam desenvolvidos séculos depois, por meio de estudiosos como Guericke, Stephan Grey e por fim Alessandro Volta, que revolucionou os estudos no campo da eletricidade.

A TI propriamente dita, no entanto – isto é, da maneira como a conhecemos hoje – se desenvolveu após a Segunda Revolução Industrial, quando as máquinas passaram a exercer um papel fundamental na sociedade, em especial nas indústrias. Quanto à transmissão de dados e informações, sua popularização aconteceu depois da Segunda Guerra Mundial, já que os exércitos precisavam de uma maneira rápida e inteligente de obter esse material, o que foi ainda mais potencializado durante a Guerra Fria.

Portanto, a otimização dos computadores e o posterior surgimento dos softwares foi o grande marco para a consolidação da TI no mundo, e tornou a área essencial para qualquer tipo de empresa nesta era contemporânea.

O que faz um profissional de TI?

Esta profissão é tendência, disso você já sabe. Entretanto, quais as funções e responsabilidades de um profissional dessa área? Separamos algumas das principais atividades desenvolvidas pelo pessoal de TI nos próximos tópicos. Confira:

Solução de problemas nos sistemas operacionais

Essa é uma das tarefas mais conhecidas por todo mundo, já que quando ocorre algum problema com os computadores e máquinas da empresa, normalmente alguém já fala: “Chama o pessoal da TI!”; porém, esse processo é muito mais elaborado do que se imagina.

Ao serem corrompidos ou apresentarem falhas, os softwares utilizados na empresa não oferecem seu suporte para o cumprimento do serviço, e por isso, toda a produtividade daquele dia – ou período de tempo – é comprometida. Então, entender dos protocolos e soluções para cada tipo de manutenção exige bastante conhecimento, além de proatividade e uma percepção analítica.

Proteção de informações de uma corporação

Outra atividade desempenhada por um profissional de TI é a segurança dos dados e arquivos de uma empresa, já que esses são extremamente valiosos para a marca em si. A invasão de dados – ou seja, o ataque cibernético – está cada vez mais recorrente nos tempos atuais, e por isso, essa proteção deixou de ser uma opção, e é agora uma necessidade.

Segundo os dados da instituição de pesquisa Ey Brasil, no ano de 2019, cerca de 52% das empresas brasileiras afirmaram que sofreram ataques cibernéticos, e tiveram seus dados e informações roubados parcialmente, integralmente ou literalmente corrompidos.

Nesse cenário, mais de 65% dessas alegaram que possuem a necessidade de ampliar o serviço de TI em sua corporação, o que prova mais uma vez a ascensão desse segmento no mercado de trabalho contemporâneo.

Desenvolvimento e programação

Para os perfis mais criativos, essa área de atuação na Tecnologia de Informação é uma boa escolha. O desenvolvimento e programação de softwares é uma tendência que está em constante crescimento também, já que sistemas para operação e otimização de processos habituais do trabalho – como softwares para gestão financeira, para rastreamento veicular da frota, contabilidade, organização de estoque e organização da prestação de serviços, por exemplo – surgem a cada ano, mais evoluídos e eficientes.

A área de desenvolvimento requer um estudo mais aprofundado, é claro, já que essa área diz respeito à criação, o que não é próprio para todo o tipo de profissional. Todavia, com uma boa preparação e estudos de capacitação, como as especializações, o profissional de criação de software pode ser um dos mais procurados, em qualquer segmento e setor!

O atual Mercado de Trabalho nessa área

Como já mencionamos, o mercado atual busca por profissionais de TI constantemente, seja em qualquer área ou segmento em que a companhia está inserida.

Em especial durante a pandemia, em que muitas empresas optaram por continuar em home office por tempo indeterminado, a dependência de máquinas e dispositivos tecnológicos é muito forte, bem como os meios para proporcionar comunicação entre os coworkers, chefes e colaboradores, funcionários e clientes.

De acordo com a Gartner, uma das maiores companhias de tecnologia do mundo, as previsões para o setor de tecnologia de informação são as mais promissoras dentre todas as outras profissões, uma vez que os investimentos na tecnologia são os maiores observados em séculos. A Inteligência Artificial é um segmento que está aquecendo e irá dominar daqui a alguns anos; e por isso, serão necessários vários profissionais de TI para a dominação dessa área de conhecimento.

Se pudéssemos resumir, diríamos: invista em TI, sim! Sem hesitar! A tecnologia da informação abre leques que não terminarão com a evolução tecnológica, muito pelo contrário, vão se expandir cada vez mais.

Cursos em Tecnologia da Informação

Para finalizar, que tal algumas sugestões de cursos de pós-graduações de destaque, que aprimorarão suas habilidades para ser um excelente profissional de TI? Se liga:

Além dos diversos cursos oferecidos na área, a UniBF ainda está promovendo o Primeiro Seminário Digital de Gestão e TI, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de junho, em três horários. O evento será totalmente gratuito, e contará com palestras de professores da área; os quais tratarão de assuntos como Segurança e Redes de Computadores, Engenharia e Qualidade de Software e Teoria da Administração, dentre vários outros temas dessa tendência mundial!

Para se inscrever, basta cadastrar suas informações neste link, gratuitamente e de maneira prática. Objetivamos o seu crescimento profissional, e por isso, te mostramos os caminhos mais promissores para o futuro.

Quer saber mais detalhes para continuar seus estudos? Então, entre em contato com a UniBF através do WhatsApp, ou nas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

icon icon icon icon

Nossos contatos

E-mail
icone contato@unibf.com.br

Cadastre seu e-mail