Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

Guia: como passar em Concursos Públicos

28 de maio de 2023

ilustracao

Estabilidade financeira, carreira sólida e inúmeros benefícios garantidos são os fatores que atraem os brasileiros para entrar no serviço público através dos concursos públicos.

No entanto, assim como qualquer objetivo na vida, passar em um concurso exige bastante tempo de dedicação, além de uma boa estratégia de preparação.

Por isso, hoje vamos responder os questionamentos mais comuns acerca dos concursos públicos, e ainda te dar 8 dicas práticas para você ser aprovado no tão desejado cargo público. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura!

É fácil passar em concursos públicos?

Não, passar em concursos públicos não é a coisa mais fácil do mundo. Até porque se fosse, não haveria processos seletivos e nem aplicação de provas. Porém, como o serviço público oferece muitas vantagens e, na maioria das vezes, é algo garantido para uma vida inteira, é necessário que haja uma seleção para escolher as pessoas mais capacitadas. 

Sendo assim, não é incomum ver pessoas que passam anos de suas vidas estudando para passar em concursos, fazendo cursos preparatórios, abrindo mão de momentos de lazer e outros esforços. 

Ao mesmo tempo, de maneira alguma passar em um concurso público é impossível. Se tiver uma visão à longo prazo, souber fazer alguns sacrifícios e estudar de maneira estratégica é bem provável que consiga realizar esse sonho.

Quanto tempo é necessário estudar para passar em um concurso?

O tempo de estudo vai variar, pode ser que com alguns meses de estudo você consiga se classificar, e pode ser que a aprovação leve anos de estudo. É importante lembrar que os editais de concursos duram apenas poucos meses. 

Logo, no caso de alguém passar anos estudando, a pessoa terá que se candidatar para diversos concursos ou esperar que um novo edital seja aberto na instituição em que ela deseja trabalhar.

Além disso, há diversos fatores que influenciam no tempo de estudo, como o seu tempo disponível para se dedicar diariamente, a quantidade de concursos para os quais você vai concorrer, a sua familiaridade com o assunto e etc.

Portanto, em vez de se preocupar com o tempo ideal para passar em concursos públicos, preocupe-se com a qualidade dos seus estudos e com o seu foco em relação à carreira pública.

O que eu preciso estudar para passar em concursos públicos?

Isso irá depender da área que você for escolher para atuar no serviço público. Se for na área financeira, como em bancos ou fiscal da Receita Federal, a matemática financeira e a legislação tributária serão essenciais.

Nesse sentido, cada edital possui uma lista de conteúdos a serem estudados pelos concorrentes a cada cargo. Esses conhecimentos quase sempre englobam questões gerais de Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades e Legislação somados aos conhecimentos específicos exigidos por cada setor do Serviço Público. 

Pronto. Agora que você já tem os principais questionamentos respondidos, é hora de conferir as dicas para conseguir a sua aprovação nos concursos. Vem com a gente:

8 dicas de como passar em concursos públicos

1) Escolha a área de atuação

Um dos primeiros passos na preparação para as provas de concursos públicos é escolher qual caminho você irá seguir. Já ouviu falar que para quem não sabe aonde quer chegar , qualquer caminho serve? Pois então.

Você precisa ter um foco para poder se preparar melhor nos seus estudos, do contrário você corre o risco de estudar muitos assuntos diferentes, não conseguir aprender nenhum, de fato. Além disso, isso pode te deixar perdido e até frustrado futuramente.

Então perceba em quais áreas você possui habilidade, o que você projeta para a sua carreira e também aquilo que mais se encaixa com a sua vida profissional até o momento.

Pode ser que você já tenha feito um curso técnico ou uma Graduação, então também vale a pena pesquisar por concursos que estejam dentro dessa área que você já tem algum conhecimento.

2) Conferir as regras de cada edital

Depois de escolher a sua área de foco e se inscrever nos concursos que você deseja, é preciso estudar atentamente os editais dos quais você participará. 

Nesse sentido, é preciso pesquisar a respeito da banca avaliadora e buscar por provas de edições anteriores. Dessa maneira, você irá conseguirá entender o perfil da prova e se preparar melhor. 

Além disso, atente-se aos assuntos exigidos pelo edital, estudando apenas o que irá cair naquele processo seletivo especificamente.

Por isso que na dica passada dissemos para você escolher uma área de foco. Porque, ao fazer isso, você consegue aproveitar os conteúdos estudados para mais de uma prova. 

3) Elaborar um planejamento de estudos

Assim que você tiver se dedicado na pesquisa do edital, vem o momento de se preparar para o exame estabelecendo uma rotina de estudos até o dia da prova. 

Tendo isso em vista, você pode lançar mão de diversas técnicas de estudo para potencializar os seus resultados e assim garantir uma boa pontuação. 

Existem técnicas para memorização dos assuntos, para ter mais concentração, para melhor compreensão dos assuntos e muitas outras possibilidades. Basta você saber procurar e estar disponível para encontrar o método que mais funciona com você.

4) Estabelecer horário e local de estudos 

Tão importante quanto ter um bom método de estudos é saber separar um tempo na sua rotina para isso. Pode parecer óbvio, mas muita gente erra justamente por não criar uma agenda e definir um horário e local específicos para o estudo.

Com isso, o candidato acaba se perdendo nas suas atividades e compromissos diários, deixando o aprendizado para depois ou não conseguindo se concentrar para de fato compreender os assuntos. 

Então não negligencie a organização. Separe um local na sua casa ou em algum lugar confortável para você e avise as pessoas que moram com você dos seus horários de estudo a fim de não ser interrompido. 

5) Faça pausas e descanse corretamente

Definitivamente as pausas são primordiais para o descanso. Isso porque o cérebro precisa de tempo e descanso para absorver as novas informações que foram aprendidas.

Por isso, é fundamental que você intercale momentos de foco intenso no estudo com pausas curtas e longas, visto que segundo a neurociência, o funcionamento cerebral é estimulado quando há essa alternância.

Ao lado disso, também é indispensável dormir sempre no mesmo horário, tendo a quantidade adequada de horas de sono e hábitos saudáveis.

Dessa maneira, o seu corpo e o seu cérebro terão descanso e você conseguirá absorver os conhecimentos ao mesmo tempo que evita estresse desnecessário.

6) Resolver exercícios de fixação

Em uma pesquisa realizada pela revista científica Psychological Science in the Public Interest, foi revelado que o teste prático, ou seja, a resolução de exercícios, é a maneira mais rápida para a memorização do conteúdo.

Sendo assim, fazer uma bateria de questões em períodos alternados de tempo e simular as condições de uma prova proporcionam a expertise necessária para tirar uma boa nota na prova!

7) Mantenha-se atualizado 

Não adianta estudar apenas os conteúdos didáticos e esquecer de conferir o que está acontecendo no mundo. Como já mencionamos no início do post, muitos concursos públicos fazem questões envolvendo conhecimentos gerais e assuntos relacionados aos acontecimentos atuais no país e no mundo. 

Por isso, ter conhecimento de mundo e entender o que está acontecendo no cenário social, econômico, político e cultural, é de grande utilidade!

8) Prepare-se para a Prova de Títulos

É evidente que uma boa preparação envolve o acúmulo da maior quantidade de conhecimento possível, e as formações – diplomas e certificados – são indispensáveis nesse processo.

As Pós-Graduações são as melhores opções para os concurseiros, já que esse título pode aumentar a probabilidade de o candidato conseguir uma boa visibilidade. Além disso, ter formações nesse nível influencia diretamente na pontuação das provas.

Segundo a resolução número 75 do Conselho Nacional de Justiça, a pós-graduação é válida oficialmente em concursos como títulos, o que comprova a eficiência desses títulos na hora de prestar para os Concursos Públicos.

Para que você não perca nenhuma boa oportunidade, a pós-graduação da Faculdade UniBF é realizada na modalidade acelerada e 100% online e pode ser concluída a partir de 4 meses.

As áreas dos cursos variam entre mais de 800 opções de cursos: direito, gestão, educação, saúde, engenharia, tecnologia, entre outros.

Vale ressaltar que a Pós-Graduação não beneficia o concurseiro apenas na hora da prova, mas também em toda a sua trajetória profissional, visto que o aprofundamento em áreas de estudo é um diferencial imenso para o mercado de trabalho.

Qualifique-se com a UniBF!

Conheça os nossos cursos de Pós-Graduação Acelerada, são mais de 800 opções EaD que com certeza te ajudarão nessa jornada até os seus sonhos! Converse com nosso time e invista na sua carreira!