Cronograma de estudos: confira dicas para conquistar os seus objetivos

09/06/2022

Cronograma de estudos! Você já deve ter ouvido ou lido por aí sobre, não é mesmo?! Mas, para o que serve e como fazer um, você sabe? O nome já diz tudo! Um cronograma de estudo nada mais é do que um planejamento cronometrado de horas dedicadas a estudos para alcançar grandes resultados. Quer conquistar aquela vaga na faculdade ou naquele concurso público? Então você precisa de um cronograma de estudos para conquistar os seus objetivos.

Se você tem dificuldades para organizar o seu dia, o seu tempo, e precisa arranjar motivação para estudar, nós podemos te ajudar! Separamos algumas dicas para aumentar a sua produtividade, seja nos estudos ou em outra área da sua vida. Afinal, planejamento faz toda a diferença!

Comprometimento

Eu sei que você já chegou até aqui e temos que reconhecer esse grande passo. Mas, mais importante que isso, é não desistir do processo. Muitas vezes queremos algo imediatamente e, assim que nos deparamos com as primeiras dificuldades, desanimamos. Fique tranquilo! Nada é para ontem e o que você faz hoje é construído aos poucos. Um cronograma de estudos requer paciência, resiliência e comprometimento. Por isso, curta o processo e colha bons frutos!

Organize o seu tempo

A primeira etapa na elaboração de um cronograma de estudos consiste em verificar na sua rotina o tempo livre que pode ser dedicado aos estudos. Sendo assim, anote como é o seu dia desde o momento que você acorda até o momento em que vai dormir novamente. Depois, descreva todas as atividades realizadas na sua rotina com horário e local. Dessa forma, você vai saber qual será a melhor hora do dia para se dedicar aos estudos. Mas não seja radical. Tempo para lazer e diversão são importantes e fazem parte para tornar o processo mais tranquilo. 

Exemplo de organização de tempo com a Planilha de Cronograma de Estudos com horários preenchidos da rotina do estudante
Exemplo de organização de tempo com a Planilha de Cronograma de Estudos da UniBF

Defina as matérias que você deve estudar

Um planejamento eficaz requer clareza. Por isso, separe os conteúdos que você precisa estudar por temas e defina o período que deve ser dedicado para cada um. 

Está se preparando para uma prova específica? Verifique o edital! Lá você vai encontrar os temas, pesos das questões, as disciplinas que serão abordadas e, assim, garante que seu cronograma de estudos esteja direcionado corretamente para o que você quer e precisa.

Separe por prioridade de estudo

Além de definir as matérias que você deve estudar, é imprescindível investir um tempinho organizando as suas prioridades de estudo. Você tem afinidade com matemática, mas sofre com as regras ortográficas? Vai bem em geografia, mas sente dificuldade em química? Considere essas questões na hora de elaborar o seu cronograma de estudos.

Trace Metas e Objetivos

Essa etapa é uma das mais importantes do processo. Aqui, metas e objetivos devem ser listados para a organização valer a pena de fato. Sabendo disso, você será capaz de definir o que estudar, quando estudar e por quanto tempo. Esse é o caminho para atingir o seu objetivo.

Imprevistos podem acontecer – “e tá tudo bem

Esteja ciente de que imprevistos podem acontecer. E sim, está tudo bem. Não temos o controle das coisas, mas se algo não sair como o planejado, seu cronograma pode mudar um pouco e você deve encontrar outro momento para compensar as horas de estudos perdidas. Fique tranquilo, você vai dar conta!

Atualize o cronograma de estudo

Sim, isso mesmo! Depois de seguir todas as dicas acima e finalizar o seu cronograma, você ainda deve ficar atento à sua adaptação. Com isso, você acompanha o seu progresso e percebe se determinadas coisas estão ou não funcionando dentro da sua rotina de estudos. Essa é a questão! Atualize seu cronograma sempre que necessário. Com esses ajustes, você garante um desempenho mais eficaz, sua produtividade aumenta e com certeza terá um rendimento maior. 

Conte com a UniBF

Depois de todas essas dicas, queremos te ajudar com um espaço para colocá-las em prática. Preparamos uma Planilha de Estudos didática e gratuita que pode ser um suporte para você no seu cronograma de estudos. É só seguir as nossas dicas, baixar e aproveitar!

Planilha Cronograma de Estudos

Além de conteúdos que agregam no seu dia a dia, a UniBF oferece mais de 1.200 cursos entre Graduação, Pós-Graduação, Segunda Graduação, Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica para acelerar a sua carreira.

Estude 100% online, onde e quando quiser, com uma trilha de aprendizagem diferenciada e ainda, com conclusão em tempo recorde. É muita vantagem em um único lugar!

Clique aqui e fale agora mesmo com a gente pelo WhatsApp. Sua carreira não pode mais esperar!

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.