Como ser mais produtivo nos estudos: aprenda agora!

08/11/2021

Ser produtivo nem sempre é uma tarefa fácil. Quanto mais corrida é a rotina, mais atarefados ficamos e, assim, menos vontade temos de concluir as coisas. E isso pode ser muito prejudicial, seja no trabalho ou nos estudos. Mas, afinal, como ser mais produtivo nos estudos?

Essa é a pergunta que vamos tentar responder hoje. Existem, sim, algumas dicas e técnicas que você pode seguir para ser mais produtivo. Criar um cronograma, escolher um local adequado, descansar quando for necessário… Enfim, este post vai te ajudar a aumentar a sua produtividade. E essas técnicas podem ser utilizadas em qualquer área da vida. Acompanhe conosco!

Como ser mais produtivo nos estudos

Quem nunca se deparou com um bloqueio criativo quando mais precisava se concentrar? Aquela prova super importante chegando, o conteúdo para estudar todo ali na sua frente, mas você só consegue prestar atenção em qualquer outra coisa. É difícil, mas não se desespere! É super comum que isso aconteça. Afinal, a ansiedade acaba tomando conta. 

Mas a gente tem uma boa notícia. Tem como resolver esse bloqueio! Vamos listar um passo a passo de como ser mais produtivo nos estudos. Com disciplina, dedicação e força de vontade, logo os resultados vão aparecer. Ah, e, acima de tudo, é necessário acreditar no seu potencial. Esperamos te ajudar!

1 – Defina seus horários

Em primeiro lugar, é indispensável definir quais são os horários que você vai estudar. Pense em qual parte do dia você tem disponível para isso, e se condiz com as horas em que você é mais produtivo. Tem gente que produz melhor de noite, ou de madrugada, ou de manhã… Tudo depende das suas individualidades. 

Depois disso, separe horários específicos do dia para estudar. Assim, com o passar do tempo, o seu cérebro já vai associar que aquela parte do dia é reservada para estudar.

2 – Defina quais são as matérias mais importantes

Se você está estudando para um vestibular ou um concurso público, por exemplo, com certeza tem diversas matérias diferentes. Mas algumas são mais importantes do que outras, certo? 

Dessa forma, é interessante fazer uma lista com as suas prioridades. Além disso, faz bastante diferença colocar primeiro as matérias com as quais você tem mais afinidade. A partir disso, você poderá montar o seu cronograma, sobre o qual vamos falar no próximo passo.

3 – Faça um cronograma de estudos

Agora que você já sabe em quais horários vai estudar e quais são as matérias que vai dar prioridade, é hora de montar um cronograma. Isso significa colocar no papel – ou no computador mesmo – direitinho em qual horário você vai estudar o quê. 

Essa etapa é extremamente importante. Afinal, visualizar o cronograma com todos os horários separados te dá um panorama geral do seu dia. Fora que tudo fica mais organizado dessa forma.

4 – Estude em um local adequado

Essa etapa não é exatamente obrigatória. Isso porque, infelizmente, nem todos têm o privilégio de estudar em um lugar específico para isso. Muitas vezes você precisa estudar na cozinha, na sala ou onde conseguir.

Mas, se tiver a chance, separe um canto da casa só para isso. Ou mesmo do seu quarto. Evite estudar sempre na cama. Esse é o seu lugar de descanso e não deve ser confundido com outras funções. De preferência, utilize um lugar silencioso e organizado. Parece bobo, mas tudo isso faz diferença na hora de se concentrar.

5 – Evite distrações

Mais uma vez, essa não é uma etapa que se aplica a todos. Mas, se você tiver essa possibilidade, livre-se de todo tipo de distração. Celulares (a não ser que você use-o para estudar), música, TV, conversas… Tire esse tempo apenas para estudar! Faz toda a diferença no final das contas.

6 – Descanse!

Por último, mas não menos importante… Descansar é essencial. Não se cobre tanto. Todos precisamos de uma pausa na rotina. Tire um dia de folga e faça algo que você gosta. Assista um filme, saia com seus amigos, durma até mais tarde… Relaxar ajuda a voltar com tudo no dia seguinte.

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

Estude na UniBF

E então, curtiu as nossas dicas? Agora é com você! Coloque todos esses passos em prática e veja a sua produtividade subir. A gente espera que tudo dê certo!

E se você quer continuar estudando com qualidade, indicamos que você conheça os cursos da UniBF. Independentemente da área em que você quiser se especializar, a UniBF é o melhor lugar para isso! Nossos cursos são 100% online, intensivos e com início imediato. Temos pós-graduações que podem ser concluídas a partir de 4 meses. Além disso, temos cursos de graduação, de extensão, e muito mais!

Se você se interessou em saber mais sobre os nossos cursos, basta entrar em contato com um de nossos consultores educacionais através deste link do WhatsApp 🙂 

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.