Conheça as mulheres que marcaram a história da Enfermagem no Brasil e no mundo; confira especializações da UniBF na área

12/05/2022

Dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, mas você sabe por quê? Uma dica: a escolha rende homenagem à inglesa Florence Nightingale. Além disso, no Brasil a homenagem se estende à uma brasileira que é considerada a primeira enfermeira do país. Portanto, é por essa brasileira também que, nos dias 12 a 20 de maio, comemora-se nacionalmente a Semana da Enfermagem. Ficou curioso(a)? Continue lendo e conheça as mulheres que marcaram a história da Enfermagem no Brasil e no mundo e, ainda, confira cursos de Pós-Graduação da área oferecidos pela UniBF.

Quem foi Florence Nightingale

Em 12 de maio de 1820 nascia na Itália Florence Nightingale (1820-1910). Filha de uma família abastada e contra os moldes da época para uma mulher, Florence teve amplo acesso à educação. Além disso, também recusou outra sina das mulheres do seu tempo: o casamento e a maternidade. 

Apesar da atividade ser considerada indigna pela sociedade do período, Florence, muito religiosa, despertou para a função ainda jovem. Assim, desde cedo se sensibilizou pelo cuidado dos enfermos, interesse que a levou a visitar vários países europeus para conhecer as práticas hospitalares. Mais tarde, em 1850, estudou Enfermagem na Alemanha, onde adquiriu conhecimentos sobre cuidados de Enfermagem e administração hospitalar. 

Conheça nosso Guia para Carreiras da área da Saúde!

Nasce a Dama da Lâmpada

Durante a Guerra da Crimeia (1853-1856), na qual Reino Unido e França eram aliados da Turquia contra a Rússia, a pressão da imprensa em razão das más condições dos hospitais de campanha motivou o Secretário de Saúde Sidney Herbert convidar Florence Nightingale – já com experiência na área – para integrar o grupo de enfermagem como enfermeira-chefe. Assim, o convite foi aceito por ela, que juntamente com mais de 30 voluntárias – todas treinadas por Florence – passaram a cuidar dos combatentes feridos.

O apelido Dama da Lâmpada ou Dama da Lamparina surgiu desse período. À noite, com uma lamparina na mão, Florence Nightingale visitava as enfermarias para verificar o estado e auxiliar os soldados feridos.

De fato, foi no hospital de campanha que Florence Nightingale constatou que muitos soldados morriam pelas condições impróprias do local de tratamento e não pelos ferimentos. Dessa forma, as práticas de higiene e Enfermagem promovidas pelo comando de Florence reduziram a taxa de mortalidade dos soldados de 42% para 2%. Numa época em que as condições dos hospitais de campanhas eram péssimas e os ajudantes de médicos não tinham nenhum conhecimento na área, Nightingale atuou com base em evidências científicas – é por isso também que ela é considerada mãe da Enfermagem Moderna.

Famosa pelo sucesso como enfermeira-chefe do exército, foi premiada pelo governo inglês e em 1960, fundou a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas, em Londres. Além disso tudo, a Dama da Lâmpada publicou diversos livros, se tornando referência em Saúde Pública e pioneira no uso de estatísticas e gráficos na área da Saúde.

Quem foi Anna Nery, a “Mãe dos brasileiros”

Foi também em uma Guerra que Anna Justina Ferreira Nery (1814-1880) notabilizou seus esforços e pioneirismo na Enfermagem brasileira. Casou-se aos 23 anos com o capitão-de-fragata da Marinha, Isidoro Antônio Néri. Após 6 anos de matrimônio, Anna ficou viúva e passou a ser mãe solo de três filhos. Dois formaram-se médicos e o mais novo seguiu carreira militar.

Os filhos foram convocados para lutar na Guerra do Paraguai (1864-1870). Diante da separação, Anna Nery escreveu ao Presidente da Província da Bahia para oferecer trabalho voluntário em prol dos soldados feridos no conflito. Em seguida, Nery se desloca da Bahia para o Rio Grande do Sul, onde aprende noções básicas de Enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo.

Aos 51 anos, o que Anna Nery encontrou nos hospitais paraguaios foi a escassez de recursos humanos e materiais. Apesar das poucas condições, a enfermeira se destacou no trato e dedicação ao cuidar dos feridos – sendo apelidada por seus pacientes como “Mãe dos brasileiros”. Em Assunção, por exemplo, Anna criou uma enfermaria-modelo com recursos próprios, além de organizar hospitais de campanha.

Reconhecimento e homenagens

Anna perdeu um dos filhos na Guerra. Findado o conflito, em 1870, ela retorna ao Brasil trazendo consigo seis órfãs. Em solo nacional, recebeu homenagens e foi condecorada com a Medalha de Campanha pelo governo imperial, além de receber pensão vitalícia do governo.

Em 1923, foi criada a primeira escola de Enfermagem, intitulada Anna Nery em 1926, em sua homenagem. A Escola hoje é pertencente à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Cursos de Pós-Graduação em Enfermagem

Agora que você já conhece a Dama da Lâmpada e a “Mãe dos brasileiros”, vale ressaltar a importância de todos os profissionais da Saúde, presentes no nosso cotidiano nos cenários mais adversos. 

Além do amor e da dedicação, os profissionais da Saúde também precisam de formação constante. Por isso, separamos diversas opções de cursos de Pós-Graduação para você que é profissional da área. Confira:

Pós-Graduação em Atenção Primária à Saúde com Ênfase em Saúde da Família

Pós-Graduação em Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar

Pós-Graduação em Auditoria em Serviço de Enfermagem

Pós-Graduação em Controle de Infecção Hospitalar

Pós-Graduação em Docência em Enfermagem

Pós-Graduação em Enfermagem de Urgência e Emergência

Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho

Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde do Idoso

Pós-Graduação em Enfermagem e Serviço Social

Pós-Graduação em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material

Pós-Graduação em Enfermagem em Dermatologia

Pós-Graduação em Enfermagem em Estomaterapia

Pós-Graduação em Enfermagem em Geriatria e Gerontologia

Pós-Graduação em Enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e Terapia de Suporte

Pós-Graduação em Enfermagem em Nefrologia

Venha para a UniBF!

Aqui, você encontra cursos de qualidade, além de contar com agilidade na conclusão e economia para o seu bolso. Além disso, oferecemos mais de 1.200 opções em diversas áreas, com foco especial na área da Saúde: Enfermagem, Farmácia, Medicina, Saúde da Família e muitas outras possibilidades de ampliar a sua formação! 

Não espere mais! Fale agora com os nossos consultores educacionais via whatsapp e venha acelerar a sua carreira.

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.