Prepare a sua fantasia para #sextar conosco, pois amanhã é o dia mais monstruoso, assustador, misterioso e amado por muita gente! No dia 31 de outubro, comemora-se o Dia das Bruxas, o tão esperado Halloween!
Para quem tem medo dessas personagens, de contos de terror, sustos no meio da noite e magias obscuras, aconselhamos um cobertor, uma manta, ou mesmo um ursinho de pelúcia - dependendo se na sua cidade está frio ou não - pois nossas informações, dicas e sugestões estão de arrepiar essa semana!
Como diriam as clássicas bruxinhas dos contos de fadas (ou melhor dizendo, dos contos de bruxas): Abracadabra! Que se formem dicas interessantíssimas e cheias de cultura agora mesmo!
Curiosidades Curiosas para os Curiosos de Plantão
O Dia das Bruxas tem origem nos primórdios do século XVIII, em uma comemoração tradicional dos celtas. A celebração durava três dias e era conhecida como a festa pagã do Samhain (que significa “fim do verão”). Como a festança terminava no dia 31 de outubro, a data foi oficializada como o popular Halloween.
Segundo a história, essa festa era uma homenagem ao “Rei dos Mortos”, e se agradecia pelo fim das colheitas, geralmente em torno de uma fogueira, onde queimava-se o joio, símbolo da parte ruim da plantação.
Trick or Treat? / Doçuras ou Travessuras?
Apesar de estar presente em diversas culturas, o chamado “Halloween” é mais comum e valorizado nos Estados Unidos, uma vez que foram os norte-americanos que disseminaram o costume: “trick or treat?”, ou como falamos aqui no Brasil, fantasiados e assustadores, indo de porta em porta: “Doces ou Travessuras?”.
O ato de pedir doces nas casas, porém, possui uma origem muito mais aprofundada e significativa, advinda dos criadores do Dia das Bruxas, o povo celta.
Segundo a história, os celtas iam de porta em porta angariando doces e outras especiarias, com o objetivo de “apaziguar” os demônios e espíritos malignos, para que esses não amaldiçoassem a próxima plantação.
Como o Rei dos Mortos era homenageado neste dia, era dever do povo mantê-lo contente, e por isso, as travessuras eram uma ameaça, ou uma espécie de aviso, para que as pessoas contribuíssem com as oferendas.
Caso contrário, os próprios espíritos do mal se encarregariam de mandar as travessuras. BU! 👻
Com o tempo e a propagação desse costume para as outras culturas - as quais não tinham cultos a deuses e espíritos como os do celtas - o significado foi se transformando, até por fim se tornar a brincadeira mais comum entre as crianças, que aproveitam o dia 31 para descolar uns docinhos!
Luz, Câmera, Ação!
É fato que o Dia das Bruxas rendeu diversas inspirações para lá de medonhas - e divertidíssimas - para as produções cinematográficas! Os chamados “filmes de terror” são os mais apreciados pela galera que gosta de bons sustos e personagens inesquecíveis.
Se o seu plano é aproveitar o sábado encolhido no sofá, em boa companhia, ou até mesmo na sua própria companhia (se você for corajoso o suficiente), recomendamos alguns filmes que vão escurecer ainda mais o seu Dia das Bruxas!
Prepare as doçuras e evite as travessuras! Confira nossas dicas de cinema dessa semana:
#1 O Estranho Mundo de Jack (1993)
A animação mais creepy de todos os tempos certamente vai roubar o seu coração e atualizar as suas definições de um bom dia das bruxas.
O Estranho Mundo de Jack foi dirigido pelo icônico Tim Burton, diretor das obras cinematográficas mais bizarras - e fantásticas - de Hollywood!
Em resumo, a obra conta a história de Jack Skellington, um ser esquisito que vive na Cidade do Halloween, onde habitam apenas criaturas fantásticas. O dever de todos os moradores dessa cidade é apenas um: organizar o Halloween do próximo ano, para que seja ainda mais incrível do que o anterior.
Entretanto, em determinado ano, Jack se cansa da mesma rotina e por teimosia - e contra os protestos de sua companheira Sally - ele atravessa os limites da cidade e acaba conhecendo outro povo, cujo dever é organizar outra festança: o Natal.
A partir daí, entre muitas cantorias e aventuras - sim, essa animação é um musical! E sim, a gente sabe que a combinação “terror-animação-musical” é apaixonante” - Jack estabelece o plano de sequestrar o Papai Noel, o que com certeza não vai acabar bem.
Segundo os estudiosos de cinema do site da Omelete, foram necessários 13 animadores, 100 cameramen especialmente treinados para o trabalho e 19 estúdios com os 230 cenários.
Uau!

#2 Psicose (1960)
Nossa segunda sugestão para o Dia das Bruxas é uma produção clássica de Alfred Hitchcock, dos anos 60.
Psicose é considerado por muitos um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, e com toda razão! A produção cinematográfica rendeu diversas críticas positivas e é estudada pelos amantes do cinema até nos dias de hoje, por conta de toda a sua profundidade.
Em resumo, o filme conta a história da jovem Marion, que após roubar uma grande quantia de dinheiro para se casar com o noivo, foge para começar uma vida nova. Todavia, como nem tudo são flores - ainda mais em filmes de terror, não é mesmo? - a mulher enfrenta uma forte tempestade no caminho, e é no meio dela que acaba encontrando o velho Hotel da família Bates.
Apesar de ficar lá por pouquíssimo tempo, Marion já percebe que a família é um tanto disfuncional, apesar de formada por apenas duas pessoas: Norman Bates e sua mãe.
Durante um banho aparentemente comum, a moça é assassinada brutalmente, ao som de uma icônica trilha sonora - que certamente você irá reconhecer. O que os espectadores ficam se perguntando é: “Quem é o assassino?”.
O filme brinca com conceitos da psicologia e a sua montagem é simplesmente incrível, uma verdadeira obra prima de Hitchcock.
Recomendamos e não é pouco!

Para finalizar, nada melhor do que um tradicional filme ideal para as crianças também! Assista a:
#3 Abracadabra (1993)
Em resumo, a famosa produção da Disney foi o filme fantasioso mais assistido no Disney Channel e um sucesso entre as crianças e adolescentes!
Protagonizado pelas atrizes Bette Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker (as irmãs Sanderson) o filme conta as aventuras das três bruxas na cidade de Salem.
No geral, durante o dia das bruxas, as irmãs sequestram uma garotinha para sua cabana na floresta, e ali preparam a poção mágica que irá extrair a força vital da criança, assim, tornam-se jovens e belas.
Anos depois, porém, as irmãs bruxas - até então, invencíveis - enfrentam problemas incomuns: precisam vencer de três crianças e um gato falante.
Seja qual for o filme que você escolher para passar seu Dia das Bruxas - ou quem sabe, todos eles - temos certeza que você vai se assustar, rir, tremer de medo se divertir muito mesmo!

Versos e Ensaios
Para finalizar nossas dicas, informações e sugestões arrepiantes, vamos deixar uma recomendação da literatura.
Para quem gosta de terror, certamente já ouvir falar de H.P. Lovecraft, o grande mestre dos terrores psicológicos - e marítimos!
Lovecraft é conhecido por seus contos de mistério, suspense, terror e sua habilidade em criar tanta tensão, que parece que a cabeça vai explodir! Leia a:
Os Melhores Contos (Lovecraft)
O livro é a junção de diversos contos do autor, incluindo os conhecidíssimos: O chamado de Cthulhu, nas montanhas da loucura, a cor que caiu do espaço, a sombra vinda do tempo e o caso de Charles Dexter Ward, por exemplo.
Para quem gosta de uma literatura envolvente, assustadora, bastante psicológica, complexa, e é claro, cheia de personagens marcantes, o livro é a ideia perfeita!
Ademais, o escritor domina perfeitamente o gênero dos contos, e te faz adentrar no seu universo facilmente. Temos certeza que o Dia das Bruxas será inesquecível na perspectiva de Lovecraft!
Nos despedimos por aqui. Desejamos muitas doçuras, filmes, contos, bastantes sustos e um ótimo Halloween! 🎃
Afinal,
Se Tim Burton estivesse aqui, ele diria que…
“Para alguns, o Halloween é todos os dias”.