Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

#SextouUniBF sobre o dia nacional do Combate à Intolerância Religiosa

22 de janeiro de 2021

ilustracao

Ontem, no dia 21 de janeiro, foi considerado o dia nacional do combate à intolerância religiosa. Ou seja, um dia para lembrarmos acerca do respeito que é necessário para a convivência em sociedade e, é claro, homenagearmos a pluralidade de religiões e crenças em nosso país.

É importante lembrar que por muito tempo a intolerância religiosa ocasionou conflitos sociais, causando assim bastante divisão e desentendimentos causados pelo preconceito.

Ainda hoje, é comum existirem pensamentos preconceituosos e atitudes que refletem isso no cotidiano. Para isso, o dia nacional do combate à intolerância religiosa serve para nos provocar reflexões, a fim de que essa triste - e inaceitável - realidade seja mudada.

Neste conteúdo, separamos algumas informações sobre as religiões presentes em nosso país, além de algumas dicas e recomendações relacionadas à luta contra a intolerância. Esperamos que esse artigo te proporcione novas perspectivas e te encha de respeito, coragem e muita, mas muita: cultura!

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

Curiosidades Curiosas para os Curiosos de Plantão

Você sabia que só em território nacional existem mais de 18 religiões, sendo algumas delas nativas do próprio Brasil?

Segundo os dados do IBGE, a composição religiosa nacional compreende as seguintes estatísticas (é importante ressaltar que essas informações foram divulgadas com base na resposta e na declaração de cada indivíduo):

Portanto, pode-se perceber que a diversidade é gigantesca, o que - infelizmente - ocasiona algumas opiniões desrespeitosas e bastantes atos preconceituosos.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a igualdade religiosa é um direito de todos, por isso, assegurada por lei - conforme garante o artigo 5°.

Ainda assim, de acordo com os dados do Ministério dos Direitos Humanos, acontecem práticas de intolerância religiosa a cada 15 horas. Inclusive, alguns desses atos foram tão graves que acabaram por se tornar crimes de ódio.

Tendo isso em vista, é pesaroso afirmar que ainda existe muito preconceito no Brasil, o que pode tornar a convivência e as relações sociais um tanto difíceis. Por isso, neste dia nacional do combate à intolerância religiosa, olhe por outros pontos de vista e perceba o que pode ser feito para mudar essa realidade.

Luz, Câmera, Ação!

Como recomendação cinematográfica dessa semana, separamos um dos filmes mais emocionantes com a temática da religião, em especial a liberdade religiosa.

De modo geral, o filme aborda sobre a diversidade de religiões existentes, a qual pode aparecer até no mesmo bairro e ser responsável por uma grande amizade!

Assista a:

Uma amizade sem fronteiras (2002)

Em síntese, o filme protagonizado por Omar Sharif e Pierre Boulanger conta a história de dois amigos que surgiram de uma situação inesperada. 

O filme francês mostra os encontros de Deneji e Momo em Paris, um senhor muçulmano e um garotinho judeu.

Por meio da mercearia que Deneji possui, os dois improváveis parceiros tornam-se amigos inseparáveis, apesar da fronteira do preconceito e dos comentários da sociedade.

O filme mostra como a intolerância religiosa não foi capaz de separar algo verdadeiro, mesmo diante das circunstâncias.

De modo geral, pode-se afirmar que a obra arrebatou diversos corações e provocou reflexões em todas as sociedades, sejam elas de uma religião ou de outra. Inclusive, “Uma amizade sem fronteiras” ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro.

intolerância religiosa

Versos e Ensaios

Continuando as nossas recomendações artísticas e culturais, temos uma sugestão de literatura para você, a qual abrange diversas temáticas e pontos interessantes sobre a multiplicidade de crenças e a importância do respeito.

Apesar do teor artístico, esse livro possui um caráter mais didático, tendo como intuito expandir as informações e dados sobre cada uma das religiões existentes, bem como conscientizar os leitores acerca da gravidade que a intolerância religiosa tem.

Leia:

Intolerância Religiosa (Sidnei Nogueira)

O livro escrito em 2020 é uma das obras de maior tendência no mundo atual, visto que a obra tomou uma proporção gigantesca em diversos países.

Sidnei Nogueira é mestre e doutor em linguística pela Universidade de São Paulo e em sua obra propôs o estudo e a análise de diversas religiões e crenças, todas elas incluídas em um contexto histórico em específico.

Sendo assim, o livro é formado por informações sobre:

Nogueira desenvolveu 81 páginas de estudo sobre isso, com o foco em questionar e analisar a intolerância religiosa, como um todo, no Brasil.

Para quem deseja aprender mais sobre o percurso histórico de construção das religiões, esse livro é uma opção mais do que recomendada!

O livro está disponível para Kindle também, por meio da Amazon.

intolerância religiosa

Faça você mesmo!

Para finalizar esse conteúdo, vamos te dar algumas dicas rápidas para que você possa combater - na prática - a intolerância religiosa na sua realidade (que pode ser seu bairro, sua cidade, ou até mesmo a sua casa, simplesmente).

Confira e comece esse combate a partir de hoje!

#1 Conheça um pouco mais sobre as outras religiões

A melhor forma de entender a importância da pluralidade das crenças e compreender a construção cultural do Brasil, é buscando aprender sobre cada uma das religiões presentes na nação.

#2 Entenda que todos somos humanos, igualmente!

Não importa qual é a crença, a fé ou as práticas da pessoa, leve em consideração que ela é, simplesmente, uma pessoa!

Pense: como você gostaria de ser tratado? Trate os outros dessa forma!

#3 Converse com seus vizinhos

Expandir os seus relacionamentos é uma das formas de conhecer outras perspectivas e absorver novos conhecimentos.

Saia um pouco e converse com seus vizinhos! Dessa forma, você aprenderá a ser mais tolerante, em todos os sentidos.

#4 Respeito em primeiro lugar, sempre!

Nas ocasiões que tiver que escolher, escolha sempre o respeito!

Afinal,

Se Giacomo Leopardi estivesse aqui, ele diria que…

“Nenhuma qualidade humana é mais intolerável do que a intolerância.”