4 razões indiscutíveis para você aprender Libras!

4 razões indiscutíveis para você aprender Libras!

08/01/2020

A língua brasileira de sinais (ou Libras) é um método criado em 1857 pelo Instituto dos Surdos-Mudos. Ela foi elaborada a fim de facilitar a comunicação entre as pessoas com deficiência auditiva e de fala, e hoje é altamente difundida, tornando-se matéria obrigatória nos cursos de Pedagogia e outras carreiras de licenciatura.

Por isso, aprender Libras, mais que um diferencial, tem se tornado uma necessidade. Se você ainda duvida disso, continue lendo esse post. Aqui listamos 4 razões indiscutíveis para que você comece a estudar o quanto antes. Confira!

Conheça mais sobre a língua brasileira de sinais (Libras)

A língua brasileira de sinais como conhecemos hoje é um método criado a partir da união da língua francesa de sinais com uma versão antiga da linguagem nacional. É responsável por permitir a comunicação eficaz entre os deficientes auditivos e a sociedade.

Assim, com mais de 30 anos de existência, Libras é uma linguagem extremamente conhecida e fundamental nos processos inclusivos, ganhando muito destaque durante o discurso da primeira dama do Brasil, Michele Bolsonaro, que milita em prol da acessibilidade e inclusão dos deficientes auditivos.

Fique por dentro de 4 razões para aprender Libras

Diante disso, é fácil listar alguns motivos para que você também comece a aprender Libras. Veja pelo menos 4 boas ideias para colocar esse estudo entre seus próximos objetivos!

1. Aprender Libras é uma determinação proveniente da lei

A Lei nº 10.436/2002 foi uma disciplina inovadora e determinou, principalmente, que o setor público atendesse de forma obrigatória os deficientes auditivos por meio de Libras. No entanto, apenas em 2005 foi assinado o decreto que regulamentou essa legislação, criando regras para o bom atendimento dessas pessoas.

A partir daí, passou a ser obrigatório o ensino de Libras nos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas, devendo ainda ser ofertada como matéria optativa nos cursos de bacharelado. Além dessa ação, diversas outras legislações buscando a inclusão e a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva foram sendo editadas, e com isso o estudo de Libras foi se tornando cada vez mais convidativo.

Hoje, um profissional capaz de se comunicar nessa linguagem tem um papel muito importante dentro das empresas e órgãos públicos. Dessa forma, negligenciar o estudo da linguagem de sinais pode deixar você de fora daquela vaga que sempre desejou. Além disso, mesmo que você saiba apenas o básico, já garante a inclusão e acessibilidade de milhares de pessoas nos mais variados setores.

2. Você promove a integração, inclusão e acessibilidade em todos os ambientes

Aprender Libras é, sim, um diferencial no seu trabalho e uma necessidade proveniente da lei. Mas, além das obrigações legais, trata-se de uma responsabilidade de todos garantir a integração das pessoas com deficiência auditiva em qualquer situação.

Se você atua com o público em geral, conhece alguma criança ou tem pessoas com deficiência na família, estudar esses sinais tão especiais vai permitir uma comunicação mais hábil com elas e garantir que você consiga transmitir muitas informações valiosas.

Quanto mais pessoas puderem se comunicar usando Libras, menores serão as diferenças e a forma como essas questões afetarão a vida dos indivíduos surdos ou surdos-mudos. Isso é tão importante que hoje em dia programas de televisão e redes de cinema estão sendo compelidas a incluir a Libras em suas programações. Assim, ninguém precisa ficar de fora!

Nas escolas, promover o ensino de Libras é altamente relevante. Imagine um único aluno com deficiência auditiva em uma sala de aula em que nenhuma outra criança domina a linguagem de sinais? Durante todo o ano letivo, esse aluno vai ter pouquíssima interação com as outras pessoas e poderá efetivamente se expressar com quase ninguém.

Isso acaba isolando a criança ou adolescente e criando um grande sentimento de exclusão. Assim, quando o professor sabe se comunicar em Libras e transmite isso para o resto da sala de aula, o aluno vai se sentir muito mais motivado a estudar, melhorando seu rendimento na escola e contribuindo muito para o desenvolvimento.

3. Contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas

Além de conseguir se comunicar com os deficientes auditivos, quando você se dedica a aprender Libras também consegue “ouvi-los”. Isso garante um atendimento humanizado em qualquer setor.

Imagine um psicólogo que consegue atender um paciente em Libras; ou então um médico que pode compreender melhor o que o paciente está sentindo? O atendente do restaurante, o cabeleireiro, o arquiteto, o advogado: todos esses profissionais contribuem para melhorar a qualidade de vida dos deficientes auditivos quando dedicam parte dos seus dias ao aprendizado dessa linguagem.

Com a legislação e as políticas inclusivas ganhando cada vez mais força, se trata de uma tendência que vem ganhando corpo. Deixará certamente de ser uma discricionariedade e passará a ser um imperativo de aprendizado. Os deficientes auditivos, afinal, merecem ser compreendidos tanto quanto qualquer outra pessoa, não é mesmo? Por isso, saia na frente e exerça sua cidadania a partir de agora!

4. Garante muitas novas oportunidades profissionais

A legislação vigente garante o acesso à educação e comunicação nos órgãos públicos por meio da linguagem de sinais. O ensino de Libras já é obrigatório em alguns cursos; e quase todos precisam colocar a matéria como optativa em sua grade.

Assim, cada vez mais a demanda por profissionais que saibam se comunicar na linguagem de sinais está aumentando. E isso não se restringe aos meios universitários e escolares: as empresas dos mais variados ramos estão buscando contratar e capacitar seus funcionários para atender às crescentes necessidades de inclusão e adaptação às políticas de acessibilidade.

Com isso, as carreiras acadêmicas na educação infantil, ensino médio e superior estão ganhando espaço na mesma proporção que a contratação de intérpretes para hospitais, por exemplo, além de setores do Judiciário e órgãos de assistência social.

Ao aprender Libras você acrescenta no seu currículo uma habilidade ainda pouco explorada, mas de grande importância, aumentando muito as chances de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho e de promover o crescimento profissional.

É possível desenvolver muitos tópicos com as razões pelas quais você deve começar a pensar em aprender Libras. No entanto, com o que já leu até agora já é possível ter uma boa noção sobre a importância e crescente valorização dessa habilidade, tanto no meio profissional, quanto como indivíduo e cidadão. Especialmente se você trabalha na área de educação, é essencial ter em mente que a inclusão já é uma realidade, e você não pode ficar de fora dela!

Gostou do post? Conte nos comentários se você já teve boas experiências com Libras ou o que espera conquistar ao aprendê-la!

icon icon icon icon

Nossos contatos

E-mail
icone contato@unibf.com.br

Cadastre seu e-mail