Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

Quais as áreas que um pedagogo pode atuar?

01 de fevereiro de 2021

ilustracao

De modo geral, as áreas que um pedagogo pode atuar ultrapassam o conhecimento que a maioria das pessoas têm acerca da profissão. 

Nos dias de hoje, é comum o pensamento de que os pedagogos são apenas os professores, sendo que o curso de pedagogia (e seus cursos de complementação, principalmente as pós-graduações) abrem inúmeras portas e possibilidades de atuação.

Inclusive, os especialistas afirmam que a pedagogia é o curso que mais possui oportunidades e variedade de funções, bem como muitos ambientes de trabalho onde se pode atuar.

Neste artigo, vamos te mostrar quais as principais opções onde o pedagogo pode atuar, bem como esclarecer o equívoco acerca da profissão “professor”.

Acompanhe com a gente!

Qual a diferença entre pedagogo e professor?

Como mencionamos, é frequente o pensamento que os pedagogos e professores são exatamente a mesma coisa.

Todavia, apesar de a maioria dos professores serem pedagogos, nem todo pedagogo é professor.

Na realidade, as tendências dos formados em pedagogia são outras profissões, mais voltadas para as demandas atuais do mercado de trabalho, como o foco na humanização por exemplo, como é no caso dos profissionais da educação especial.

Ademais, muitos dos pedagogos estão focando na área da gestão, expandindo sua atuação para o campo da administração escolar, inspeção e coordenação estudantil, por exemplo.

Sendo assim, é necessário esclarecer que ser professor não é a mesma coisa do que ser um pedagogo. 

Um professor é um profissional que - não importa o campo de conhecimento - leciona à uma classe, enquanto o pedagogo não precisa necessariamente dar aulas.

Vale ressaltar que os pedagogos - sem especialização ou outros cursos - podem agir como docentes apenas em níveis básicos (ensino fundamental).

Os professores, por sua vez - formados em graduações específicas - podem dar aulas em ensino médio e dependendo da preparação (realização de mestrado e doutorado) também em ambiente acadêmico.

Conheça nosso Guia para Carreiras da área da Educação!

A variedade de áreas que um pedagogo pode atuar

Sendo uma das áreas mais variadas, é fato que o pedagogo pode atuar em mais de um ambiente. Não é necessário que seja especificamente uma escola.

Tendo isso em vista, pode-se dizer que os ambientes são bastante flexíveis para a inserção dos pedagogos, em especial no mundo em que vivemos hoje, tecnológico, globalizado, moderno e cada vez mais preocupado com a personalização dos serviços.

Assim, existem uma infinidade de cargos que um pedagogo pode assumir, dependendo de sua preferência e da sua especialização (caso esse tenha realizado uma pós-graduação).

Abaixo, você pode conferir algumas das funções e alguns dos ambientes em que o pedagogo pode trabalhar, em detrimento do que preferir e qual for a maior demanda em sua região.

Confira:

Funções de um pedagogo

Como já mencionamos, muitos dos pedagogos estão se direcionando para a educação especial, enquanto outros estão caminhando até a relação entre a pedagogia e a gestão.

Sendo assim, separamos algumas das funções que um pedagogo pode realizar. Você vai perceber que são as mais distintas e variadas possíveis:

Gerenciamento escolar

De modo geral, trata-se da função de um coordenador ou gestor pedagógico, aquele que monitora e administra os processos que envolvem uma escola ou qualquer outra instituição de ensino.

Cabe ao profissional de gerenciamento escolar realizar a análise e a sugestão de melhorias relacionadas à infraestrutura da escola, à metodologia de ensino e até mesmo ao corpo docente.

Outras funções voltadas a essa área são:

Educação Especial

A educação especial é uma das áreas em que um pedagogo pode atuar que mais têm se destacado atualmente.

Com o crescimento da preocupação pela inclusão e um ensino mais acessível - a todas as pessoas, independentemente da sua dificuldade - novos métodos de aprendizagem foram criados.

Essa área da educação busca apresentar essas novas ferramentas, visto que é direcionada para indivíduos com dificuldades físicas e mentais: cegueira, surdez, doenças mentais, transtornos psicológicos e problemas de concentração, por exemplo.

Algumas das muitas funções que esse profissional realiza são:

Psicopedagogia

Apesar de ser um campo relativamente novo, a psicopedagogia se trata da junção da psicologia à pedagogia.

Em suma, trata-se de uma área mais analítica dentro da pedagogia.

Pode-se dizer que o intuito é descobrir as complexidades do processo de aprendizagem, bem como os sentimentos e aspectos subjetivos de um indivíduo podem interferir na relação entre ensino e aprendizado.

As principais funções do psicopedagogo são:

Além dessas possibilidades, existem muitas outras opções dentro da pedagogia, além da atuação como professor.

Realizando uma pós-graduação, o leque de oportunidades se expande ainda mais, apontando  diferentes funções e ambientes possíveis em que um pedagogo pode atuar.

Estude na UniBF

Os cursos de pós-graduação da UniBF são totalmente online, característicos da modalidade EaD. Sua duração varia dependendo do curso, mas você pode excluí-lo de 4 a 12 meses.

Ademais, as aulas são ministradas por profissionais especialistas e mestres, para que você tenha todo o conhecimento mais atualizado possível. Você tem acesso a videoaulas, simulados online, tutorias educacionais e diversos títulos da nossa biblioteca virtual!

Vale ressaltar que alguns dos cursos possuem o TCC opcional, para que você entre no mercado de trabalho o quanto antes.

Os principais cursos de pós-graduação em que um pedagogo pode atuar são os seguintes:

E muitas outras opções!

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco agora mesmo! Um dos nossos consultores educacionais te atenderá o quanto antes e vai esclarecer o que você quiser saber.

Quer falar conosco?

Entre em contato conosco através do nosso Chat Online aqui no nosso site; pelo WhatsApp , ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.