É possível começar a pós antes de terminar a graduação?

É possível começar a pós antes de terminar a graduação?

10/01/2020

Com o mercado valorizando cada vez mais os profissionais que investem na qualificação acadêmica por entenderem que uma formação mais extensa aumenta o leque de competências e habilidades deles, muita gente se questiona se é possível começar pós antes de terminar a graduação para adiantá-la e, de quebra, ganhar tempo.

Afinal, enquanto um curso de graduação permite conhecer os detalhes da profissão escolhida e o prepara de maneira teórica e técnica para exercê-la, a pós-graduação o aprofunda na prática profissional, tornando-o apto a direcionar sua carreira em determinado segmento de atuação e cumprir com as necessidades das organizações.

Por essa razão, resolvemos abordar esse assunto neste post e esclarecer, de uma vez, por todas as suas dúvidas sobre a ordem em que os cursos de nível superior podem ou não ser realizados e, inclusive, como escolher a pós mais adequada para você. Acompanhe!

O que o MEC diz sobre começar pós antes de terminar a graduação?

Para responder à questão sobre começar pós antes de terminar a graduação, nada melhor do que recorrer ao que determina o próprio Ministério da Educação (MEC) que é o órgão responsável por definir as diretrizes de ensino desde a formação básica até a formação de nível superior, não concorda? Por isso, saiba que a resolução CNE/CES nº 1/2018 é bem direta a respeito do tema, não dando margem alguma para dúvidas.

No primeiro artigo do documento, o MEC estabelece que os cursos de pós-graduação têm a finalidade de complementar e aperfeiçoar o que é estudado no ambiente acadêmico durante a graduação, sendo, assim, uma continuação dela.

O órgão ainda vai além, pontuando no primeiro parágrafo desse mesmo artigo que as especializações e os MBAs só são oferecidos para quem tem um diploma (de bacharel, tecnólogo ou licenciado). Sem falar que, fora esse requisito base, a pessoa deve atender às demais exigências da instituição de ensino para ser aceito por ela e poder se matricular na pós. Portanto, por mais que você queira, não há como adiantar esse tipo de curso.

Quando devo iniciar a minha especialização ou o meu MBA?

Como mostrado há pouco, se graduar é essencial para ter acesso a uma pós-graduação e, consequentemente, maior crescimento profissional. Contudo, você pode estar se questionando qual é o melhor momento para começá-la, não é mesmo? Afinal, pela lógica, o ideal seria iniciar assim que terminar a graduação para não perder tempo. A questão é que tudo vai depender do tipo de pós que você deseja fazer.

No caso da especialização, por exemplo, o indicado é realmente seguir esse raciocínio. Isso porque a proposta dela é qualificá-lo em uma área de atuação específica dentro da sua profissão. Para tanto, ela revisa, atualiza, amplia e aprofunda os seus conhecimentos obtidos na graduação, além, é claro, de apresentá-lo a conteúdos mais técnicos e complexos que vão torná-lo um especialista no ramo desejado.

Já no caso do MBA é diferente. A razão disso é que ele é focado na sua capacitação para administrar e comandar não só projetos e departamentos internos de empresas, mas também empreendimentos e organizações por completo. Ou seja, uma preparação que trabalha constantemente o conhecimento estratégico e gerencial sobre o mercado.

É por isso que para realizá-lo o ideal é que você já tenha atuado profissionalmente, já que as experiências no mundo corporativo são essenciais para ter uma boa compreensão dos assuntos abordados nas aulas e dos casos reais de corporações e profissionais que são analisados e debatidos frequentemente. Logo, para quem quer fazer MBA, o recomendado é começá-lo depois de, pelo menos, dois anos de vivência do mercado de trabalho.

Como escolher a pós-graduação ideal para mim?

Para concluir, trouxemos algumas dicas que vão ajudá-lo a encontrar a melhor pós-graduação. A primeira delas, como já é de se imaginar, é levar em conta o que falamos no tópico anterior sobre as propostas da especialização e do MBA e o alinhamento com os seus objetivos. A partir de uma comparação entre ambas é possível bater o martelo sobre qual formato vai proporcionar a qualificação desejada para a sua carreira — seja ela a de um especialista, seja ela a de um gestor.

Já para quem está empregado e precisa de uma pós para concorrer a uma promoção ou mesmo assegurá-la por conta das exigências da empresa e do mercado, o recomendado é avaliar qual modalidade permitirá desenvolver mais conhecimento técnico, competências e habilidades para assumir o cargo disputado. Por último, mas não menos importante, considere escolher uma pós-graduação EAD.

O motivo disso é simples: quem já atua profissionalmente muitas vezes enfrenta dificuldade para incluir a rotina de aulas presenciais na agenda, mesmo quando elas são semanais ou quinzenais. Isso acontece por conta do trabalho — que cada vez mais foge do padrão clássico de dias úteis e se estende para o sábado e o domingo —, dos compromissos sociais e dos assuntos familiares.

Organize sua rotina

As aulas são ministradas justamente no fim de semana e têm um período extenso que pode levar dois ou três anos para ser concluído. Ou seja, nem sempre é fácil conciliar vida profissional, pessoal e acadêmica. Ao optar por um curso a distância você tem autonomia e liberdade para organizar melhor o seu aprendizado conforme o seu dia a dia, pode acessar as aulas e materiais de estudo de qualquer local e ainda economiza com as mensalidades da pós.

Para completar, o TCC não é obrigatório — de acordo com as diretrizes da resolução do Ministério da Educação que apresentamos no primeiro tópico — e há muitos cursos que podem ser concluídos a partir de quatro meses. Ou seja, se a sua meta é otimizar o tempo na realização da pós-graduação, é possível, sim, alcançá-la.

Protagonize seu aprendizado

Como foi mostrado ao longo do post, começar pós antes de terminar a graduação não é possível, visto que o próprio MEC a reconhece como sendo uma continuação da formação para quem é diplomado. Por isso, o ideal é se graduar e definir bem qual tipo de pós (especialização ou MBA) se encaixa melhor nos seus objetivos profissionais. Dessa forma, você obterá a qualificação necessária para ter uma carreira promissora!

Gostou de saber mais sobre o momento correto para fazer pós-graduação? Pois assine a nossa newsletter e saiba mais sobre opções de cursos disponíveis, novidades sobre mercado de trabalho, dicas para concurso público e muito mais!

icon icon icon icon

Nossos contatos

E-mail
icone contato@unibf.com.br

Cadastre seu e-mail