Ensino a distância (EaD) funciona de verdade?

29/07/2022

O ensino a distância (EaD) não é mais uma novidade. No entanto, ainda é comum que quem nunca teve contato com essa modalidade tenha dúvidas sobre a sua eficiência. Assim, a qualidade de ensino e aprendizado são dúvidas frequentes quando o assunto é educação a distância. As duas perguntas, entretanto, estão relacionadas à Faculdade escolhida pelo aluno e a própria postura adotada pelo estudante. Quer saber por quê? Continue lendo e entenda se o ensino a distância funciona de verdade.

O que é Educação a distância?

A educação a distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que o aluno estude em qualquer lugar. Afinal, fazendo uso de recursos tecnológicos, o aluno pode acessar às aulas e conteúdos de onde estiver. Apesar dos cursos a distância já terem sido alvo de estigma no Brasil, o tempo e a evolução dessa modalidade acabaram conquistando espaço na Educação. De acordo com dados do Censo da Educação Superior 2020, entre 2010 e 2020, o número de ingressantes na Graduação a distância aumentou 428,2%. Além disso, a pandemia de covid-19 acabou mostrando o valor e eficiência dessa modalidade, uma vez que os cursos presenciais foram suspensos como medida sanitária de combate à doença. Desse modo, de 2019 para 2020, o EaD teve 26,2% de aumento no número de ingressantes, o que só reafirma a tendência da modalidade.

Como funciona o ensino a distância?

O ensino EaD pode assumir diversos formatos: 100% online com aulas ao vivo ou aulas gravadas, trilhas de aprendizagem dinâmicas, etc. Vale lembrar que o ensino a distância é avaliado pelo MEC com o mesmo rigor do ensino presencial. Dessa forma, é considerado a estrutura do curso, a grade, corpo docente, suporte ao aluno, assim como o desempenho dos discentes.

Mitos sobre o ensino a distância

São muitos os mitos que rondam o ensino a distância. Por isso, buscamos esclarecer as principais dúvidas para você refletir e tomar a sua própria decisão. Dessa forma,  é possível escolher o modo de ensino mais adequado à sua necessidade.

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

Ensino a distância é para quem não tem outras opções?


Talvez você conheça alguém que, para não mudar de cidade em busca da Graduação desejada, optou pelo ensino online. Por isso, há a percepção de que o ensino a distância deve ser escolhido em últimos casos, como o exemplo citado. É fato de que o EaD tem uma oferta de cursos superior ao presencial, afinal, do conforto do seu lar, você acessa qualquer curso disponível pela internet no mundo todo. Assim, fica claro que a superação das distâncias geográficas é uma das grandes vantagens do ensino online. Todavia, é um erro pensar que o EaD deve ser considerado somente nesses casos. Em 2020, pela primeira vez o número de ingressantes no ensino EaD superou o modo presencial, conforme dados do Censo da Educação Superior 2020.

O Diploma do EaD não tem a mesma validade do presencial?

Ao contrário do que os inseguros com o ensino EaD podem pensar, o Diploma da Graduação EaD tem a mesma validade do curso presencial, desde que a Faculdade escolhida esteja em conformidade com o MEC (Ministério da Educação). De acordo com Art. 5º do Decreto n° 5.622, de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Portanto, se a sua insegurança era com o Diploma, pode ficar tranquilo!

Ensino a distância é para quem gosta de estudar sozinho?


Mesmo quando você escolhe um bom curso em uma Faculdade de destaque, o que conta é o seu comprometimento enquanto aluno. A sua postura é decisiva para o aprendizado. No entanto, é mito que é necessário gostar de estudar sozinho. Afinal, o curso a distância é uma forma de aproximar os distantes geograficamente. Uma vez que você vai contar com o suporte e apoio de tutores para tirar dúvidas, por exemplo, que estão em outra cidade ou até em outro estado. Além de contar com fóruns e outras formas de interação com outros alunos. Portanto, é fato: você vai precisar de muita organização e disciplina, mas não significa que você vai estudar sozinho.

Como escolher uma Faculdade EaD?


Se você chegou até aqui e acredita que o EaD é uma boa opção para você, continue lendo e confira nossas dicas para escolher uma boa Faculdade e não se arrepender da sua escolha.

Pense no seu objetivo


A primeira etapa é pensar no que você precisa e aonde você quer chegar. Vamos começar com o seu objetivo. É a sua primeira Graduação e você quer concluir rápido para entrar no mercado de trabalho? Há diversas boas opções de Graduação Acelerada EaD que permitem que você chegue antes no mercado. Além disso, a Graduação EaD tem dois grandes benefícios que pesam muito, tanto para quem vai ingressar no ensino superior quanto para quem busca uma formação continuada. A primeira vantagem é o custo-benefício, visto que as mensalidades costumam ser mais acessíveis. Além disso, a flexibilidade com horários e a falta da necessidade de deslocamento acabam por economizar tempo e dinheiro.

Pesquise sobre as Faculdades a distância

Informação é a chave para escolhas assertivas. Por isso, pesquise sobre as Faculdades que oferecem cursos online, conheça sua história e metodologia, além de conferir a grade, duração do curso, valores, etc. Assim, você vai garantir uma boa experiência de ensino, sem surpresas desagradáveis.

Dê o seu melhor!

Não adianta chegar à conclusão que o EaD é para você, pesquisar muito, encontrar o curso ideal e desanimar. É fato que um curso de nível superior é requisito para diversas carreiras e é provável que uma Graduação seja necessária para você tirar os seus planos do papel. Já quando o assunto é formação continuada, uma Pós-Graduação Online pode ser o diferencial que está faltando para dar o up na sua carreira. Assim, deixar os estudos para depois pode ser uma péssima ideia. Além disso, quando você decide investir na sua carreira, você vai ter dias bons e dias ruins, como todo mundo, mas o que vale mesmo é a sua dedicação, comprometimento e, principalmente, a sua constância.

O ensino a distância na UniBF

Na Faculdade UniBF, o aluno conta com trilhas de aprendizagem composta por videoaulas, atividades formativas e reflexivas, infográficos, indicações de leituras, ou seja, uma gama de conteúdos que buscam tornar a experiência de ensino mais completa. Além disso, o acadêmico tem acesso a uma Biblioteca Virtual e Tutoria para tirar dúvidas durante o seu processo de aprendizagem. Assim como cursos presenciais, os cursos EaD contam com atividades e avaliações a fim de acompanhar o progresso do estudante. Além de apontar, ao final do curso, se o aluno está apto para receber o Diploma.

Chegou a hora de decidir!

Espero que esse texto tenha lhe ajudado a refletir sobre o ensino EaD. Dessa forma, você pode concluir se a educação a distância se encaixa na sua rotina. Em caso afirmativo, queremos que você conheça um pouco mais sobre a Faculdade UniBF. Aqui, oferecemos mais de 1.200 opções de cursos de Graduação EaD e Pós-Graduação Online. Nosso objetivo, enquanto promotora do ensino, é acelerar o Brasil através da Educação! 


Se você quer ser um profissional ainda mais qualificado e embarcar com a gente nessa, clique aqui e faça a sua pré-inscrição. Além disso, contamos com um time de consultores educacionais preparados para sanar dúvidas via WhatsApp. 😉



Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.