Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

Infectologista: o que faz e em quais áreas pode atuar?

22 de setembro de 2020

ilustracao

O infectologista é o médico especializado na área que estuda, pesquisa, combate e previne doenças relacionadas às infecções.

No geral, é esse especialista o responsável pelo tratamento das disfunções causadas por vírus, fungos, bactérias e outros causadores de infecções, como os parasitas. São essas as chamadas doenças infecciosas e parasitárias.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o cenário global está passando, em 2020, por um grande pico de demanda por médicos infectologistas, uma vez que o vírus do COVID-19 ainda é bastante desconhecido, e são nessas horas que a pesquisa e os estudos aprofundados são necessários.

Muito mais do que a aplicação das técnicas de tratamento e prevenção, cabe ao infectologista o desenvolvimento de novos diagnósticos, entendimento de como os microorganismos funcionam, bem como o corpo humano reage a eles.

De fato, o infectologista é um profissional da área da saúde indispensável, ainda mais perante ao contexto em que estamos vivenciando. A saúde pública deve ser prioridade no momento, e o mundo conta com os infectologistas para auxiliarem nessa jornada.

Confira os detalhes sobre essa profissão, o que exatamente esse especialista faz, como é o mercado de trabalho, quais as áreas de atuação, qual a média salarial, e ainda, que curso você deve fazer para se tornar um médico infectologista. Acompanhe com a gente!

O que faz? Qual a sua principal função?

Como já comentamos no início desse texto, a infectologia é uma das áreas da medicina responsável por um tipo definido de doença, isto é, as doenças infecciosas.

Alguns exemplos são: COVID-19 (vírus), Rinovírus (o vírus do resfriado comum), Varicela (vírus), Malária (parasita), Faringite (bactéria) e Candidíase (fungo).

Todavia, como você sabe, os microorganismos reproduzem-se e se diferenciam cada vez mais, e por isso, estão constantemente aparecendo novas espécimes, que precisam ser estudadas e avaliadas, para só assim criar-se um método de tratamento.

Dentre as principais áreas de atuação, tem-se as seguintes:

Conheça nosso Guia para Carreiras da área da Saúde!

Imunização dos pacientes

A imunização é a especialidade médica infectologista correspondente à análise da defesa do corpo humano, bem como todos os processos relativos ao sistema imune: a função de cada célula, tecido e órgão contra agentes estranhos no organismo.

O médico infectologista imunologista atua na área de tratamento das infecções, uma vez que está presente no desenvolvimento de vacinas e sua aplicação.

DST: Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais

Outra área de atuação é o estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas como DSTs.

Alguns exemplos dessas doenças infecciosas são: Aids, Sífilis, Clamídia e Gonorréia.

Ademais, as hepatites virais também são doenças bastante discorridas em meio à saúde pública, visto que existem vários tipos, e o contágio ocorre por meio do contato físico e até mesmo através dos alimentos e da água.

Quanto à função do médico nesses casos, a atuação geralmente ocorre em ambiente clínico, mas também laboratorial, visto que esse é outro segmento em que há a demanda das pesquisas.

Zoonoses e Arboviroses

Segundo a OMS, estima-se que cerca de 60% das doenças são causadas com a participação animal - portanto, classificadas como zoonoses - ou seja, são transmitidas entre os animais e os homens, tendo vários agentes etiológicos possíveis: bactérias, parasitas e vírus são alguns deles.

Algumas das zoonoses mais conhecidas são: Raiva, Tuberculose e Leishmaniose.

Quanto às arboviroses, são as doenças infecciosas causadas pelos arbovírus, e transmitidas especificamente pelos artrópodes - filo correspondente aos insetos e aracnídeos.

As arboviroses mais comuns são: Febre Amarela, Dengue e Zika.

Cabe aos médicos atuantes nessa área, a realização de diagnóstico e de terapia intensiva para os pacientes portadores dos vírus.

Medicina Tropical e do Viajante

Um outro nicho de atuação é a medicina tropical e do viajante, que, segundo a CCIH, deve ser tratada de forma integral com os cuidados requisitados, uma vez que esse segmento é responsável pela prevenção da transmissão dessas doenças para outras regiões e lugares. Isto é, a exportação e importação de doenças.

Em suma, essa área surgiu na Europa e nos países do norte, uma vez que diversos viajantes estavam indo a lugares considerados tropicais. Sendo assim, foi necessária uma série de estudos, pesquisas e análises acerca dos microorganismos e disfunções ainda desconhecidos, para que assim pudesse haver uma imunização do viajante.

Em relação às doenças inseridas nessa categoria, estão: a Diarreia do Viajante e a Influenza, por exemplo.

Ao médico infectologista especializado nesse ramo, cabe a busca de maneiras eficazes para a prevenção do adoecimento dos viajantes, especialmente por conta dos climas divergentes e outras espécies de microorganismos, ainda desconhecidas na região de origem.

No geral, essas 4 áreas de atuação são as principais dentro da Infectologia, e, inclusive, continuam em um crescimento constante, em especial em nosso país.

O que é preciso para se tornar um médico infectologista?

Agora que você já sabe o que faz um infectologista e quais são as principais áreas de atuação desse profissional, iremos te mostrar os caminhos para se tornar um especialista nesse segmento.

O primeiro passo - e que você já deve saber - é que primeiramente você deve ser formado em Medicina, visto que a infectologia é uma especialidade médica.

Depois disso, se você se identificou com o perfil de um infectologista, o ideal é especializar-se nessa área, por meio de uma pós-graduação. Assim, você estará segmentando o seu trabalho nesse nicho, e poderá atuar tanto na imunologia, quanto no estudo e tratamento das DSTs, zoonoses e arboviroses, ou na medicina do viajante.

Um exemplo de pós-graduação que você pode realizar é a Pós em Estudos em Infectologia. Esse curso possui duração de a partir de 8 meses, e oferece uma grade curricular composta por matérias como: Biossegurança e Controle de Infecção, Infecção em Cirurgia e Infecções do SNC entre outras.

Na UniBF, as pós-graduações são reconhecidas e credenciadas pelo MEC, cujo conceito da instituição é 4. É uma maneira rápida, prática e completa de se especializar, na modalidade totalmente online.

Mercado de trabalho: qual a média salarial?

Para finalizar, vamos te contar um pouco sobre o mercado de trabalho para o médico infectologista.

Como você aprendeu, a demanda por esses profissionais está extremamente alta atualmente, em especial por conta do Coronavírus. Por isso, o mercado de trabalho está muito favorável para quem deseja exercer essa especialidade médica.

A média salarial desse especialista gira em torno de 7 a 8 mil reais, mas tende a aumentar em meio ao cenário pandêmico e pós-pandêmico, já que os infectologistas serão ainda mais requisitados.

Portanto, se você deseja se tornar um médico infectologista, o contexto atual é uma excelente oportunidade. Além de estar atuando em uma área que você deseja, você ainda estará dando uma enorme contribuição à saúde pública, que precisa de profissionais desse nicho, mais do que nunca!

No mais, nos despedimos por aqui! Se você ficou com alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato conosco, responderemos o mais rápido possível!

Quer falar conosco?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp  ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram