Lato sensu e stricto sensu: Quais as diferenças?

10/02/2021

No campo das pós-graduações, existem diversas modalidades para se estudar, cada uma com um intuito e características diferenciadas. No entanto, as duas metodologias mais confundidas são: a lato sensu e stricto sensu.

Apesar de terem nomes parecidos e serem ambas especializações – que devem ser feitas depois de uma graduação – os dois tipos de pós possuem muitas diferenças e encaminham o profissional para âmbitos divergentes também.

Justamente por ter havido um aumento da procura por pós-graduações no Brasil, a diversidade de métodos é algo favorável, uma vez que cada uma compreende um tipo de estudante e suas necessidades.

Todavia, para que isso seja efetivo para a sua carreira profissional, é fundamental que você analise e conheça bem os dois tipos de pós que estamos apresentando neste conteúdo, a fim de realizar a escolha certa.

Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as duas modalidades, além de conferir as principais diferenças entre lato sensu e stricto sensu.

Assim, esperamos que a sua escolha te guie para um futuro brilhante e bem sucedido!

Acompanhe com a gente e saiba mais sobre lato sensu e stricto sensu!

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

O que é a pós lato sensu?

De modo geral, a modalidade de lato sensu compreende todas as especializações de curta duração, isto é, as pós-graduações intensivas que direcionam o estudante para uma área de conhecimento específica.

Inclusive, a nomenclatura “lato sensu” vem do latim, cujo significado é: “em sentido amplo”. Portanto, esse tipo de pós é ideal para quem deseja um reposicionamento no mercado de trabalho, uma maior amplitude de opções onde atuar ou um aprofundamento na área em que já trabalha.

Ademais, vale ressaltar que esse método de especialização prepara o profissional para todo e qualquer tipo de cargo relacionado ao campo de conhecimento onde a pós está inserida.

Sendo assim, o pós-graduado em lato sensu pode escolher se deseja atuar como especialista, técnico, supervisor, diretor ou qualquer outra função correspondente à sua formação.

Conclusão do curso: quais os resultados?

Em síntese, os resultados da conclusão de uma pós-graduação lato sensu são bastante benéficos para o profissional, agora especialista em uma questão.

Por ter curta duração, a formação da pós acontece rapidamente, possibilitando que o estudante assuma seu cargo desejado o quanto antes, ou se reposicione no mercado de forma rápida também.

Quanto à titulação concedida pela pós lato sensu, o que o estudante recebe é um certificado, não um diploma.

Todavia, não há diferença no resultado final. Você poderá adicionar o conhecimento extra ao seu currículo, o que já é suficiente para chamar a atenção de empregadores ou do processo seletivo.

Na realidade, essa distinção só existe porque a pós-graduação lato sensu é mais objetiva e traz conhecimentos específicos e técnicos, voltados para a atuação da sua profissão.

O que as empresas buscam, nos dias de hoje, é o conhecimento segmentado e específico para o aprimoramento e aprofundamento das funções na empresa, que é justamente o que a pós-graduação lato sensu proporciona.

O que é a pós stricto sensu?

Em contrapartida, a modalidade de pós stricto sensu possui uma metodologia diferenciada, já que possui outros objetivos.

De modo geral, pode-se dizer que a finalidade desse tipo de especialização é capacitar profissionais à docência e atuação em âmbito universitário, lecionando em cursos de ensino superior ou participando de projetos de pesquisa e extensão, por exemplo.

Essa categoria não visa dar ao profissional um leque de oportunidades, como é o caso da lato sensu. Ao invés disso, o foco é dar ao profissional a possibilidade de afunilar ainda mais o seu campo de atuação, tornando-se um verdadeiro especialista.

Por causa disso, os cursos são os chamados mestrados e doutorados.

Seu significado – já que o termo também veio do latim – remete à “em sentido restrito ou específico”.

Pode-se perceber, dessa forma, que essas duas modalidades são opostas.

Conclusão: quais os resultados da modalidade stricto sensu?

Diferentemente das pós-graduações lato sensu, a titulação é realizada por meio de um diploma, não de um certificado.

Ademais, as matérias são mais longas e direcionadas, tornando o curso bem maior – em duração – se em comparação à outra modalidade.

Ao se formar, você recebe o título de mestre ou doutor em determinada área, podendo atuar como professor universitário ou pesquisador, além de outros cargos de gestão e administração em universidades.

Comparativo: descubra quais as vantagens das duas modalidades

Como você deve ter percebido, existem grandes – e bastante perceptíveis – diferenças entre as duas modalidades de pós-graduação.

No entanto, com as divergências entre os métodos de especialização, existem as diferenças dos públicos-alvo.

Ou seja, se a sua ambição profissional é ampliar suas possibilidades de atuação, especializar-se em determinado cargo – visando aumento salarial – ou até mesmo uma recolocação no mercado de trabalho, a pós lato sensu é a escolha ideal.

Por ter uma curta duração, você pode conciliar a vida pessoal e familiar com os estudos, tornando-o bastante dinâmico e flexível de acordo com sua rotina.

Todavia, se o seu perfil é de docente e você deseja focar em apenas uma área, visando subir nela, os mestrados e doutorados são a escolha certa.

Porém, vale lembrar que se você possui uma rotina atarefada, não é recomendado cursar uma pós stricto sensu, pois exige tempo e deslocamento.

Estude na UniBF

Os cursos de pós-graduação da UniBF são da modalidade lato sensu, sendo totalmente online, característicos da modalidade EaD. Sua duração varia dependendo do curso, mas você pode excluí-lo de 4 a 12 meses.

Ademais, as aulas são ministradas por profissionais especialistas e mestres, para que você tenha todo o conhecimento mais atualizado possível. Você tem acesso a videoaulas, simulados online, tutorias educacionais e diversos títulos da nossa biblioteca virtual!

Vale ressaltar que alguns dos cursos possuem o TCC opcional, para que você entre no mercado de trabalho o quanto antes.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco agora mesmo! Um dos nossos consultores educacionais te atenderá o quanto antes e vai esclarecer o que você quiser saber.

Quer falar conosco?

Entre em contato conosco através do nosso Chat Online aqui no nosso site; pelo WhatsApp , ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.