Perfil do profissional do futuro: confira 6 características importantes

03/03/2020

Com a mudança da economia, o avanço da globalização e a transformação das relações sociais, surge um novo perfil do profissional do futuro. Afinal, os tempos mudam, o mercado de trabalho se transforma, e os profissionais precisam se adaptar à essa nova realidade.

Para isso, é necessário ter o conhecimento das novas tendências, ter vontade de aprender cada vez mais e nunca parar de se atualizar. E é claro, existem características fundamentais que também precisam ser desenvolvidas para que o sucesso seja alcançado!

Assim, separamos 6 dessas características, para que você tenha a chance de entrar nessa jornada, rumo a adquirir o perfil do profissional do futuro! Confira:

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

1. Agilidade na resolução de problemas:

Primeiramente, é evidente que um bom profissional precisa ter a mentalidade adaptada para tomar decisões de maneira correta. Porém, falando do perfil do profissional do futuro, essa habilidade precisa ser desenvolvida ainda mais; isso porque com a complexidade do mercado, as necessidades dos consumidores serão ainda mais priorizadas, e por se tratar de pessoas, surgem rapidamente os problemas.

De acordo com a Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência (ABRAIC), o conceito conhecido como “Inteligência Competitiva” trata-se justamente dessa habilidade: é fundamental que o profissional tenha a visão ampla de sua posição no mercado, tenha conhecimento acerca do seu cliente, e saiba interpretar e criar maneiras de resolvê-los, é claro, com agilidade e eficácia.

2. Aptidão em gestão:

Sem dúvidas a administração e o cuidado, tanto em relação aos negócios quanto às pessoas, são imprescindíveis para a formação do perfil do profissional do futuro. Sendo assim, ter competência em gestão é uma ótima vantagem.

É evidente que no futuro aumentará o número de empresas, consequentemente, o número de funcionários e ofertas de novos trabalhos – alguns que ainda nem existem – também crescerá consideravelmente. Dessa forma, são necessárias táticas para destacar sua empresa, e existem empresas melhores do que aquelas que são bem administradas?

3. Conhecimento em tecnologia:

Segundo o vice-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Brasil, Paulo Afonso Ferreira, o nosso país precisa estar preparado para as transformações tecnológicas que irá vivenciar daqui a alguns anos, e as empresas precisam estar dispostas a adaptarem seus serviços.

Tendo isso como base, Ferreira afirmou que é nítido que estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial, a chamada “Indústria 4.0”, e o Brasil já está, com certeza, passando por esse processo. Por isso, áreas como: atuação em Big Data, criação de conteúdo digital, tecnologia da informação e biotecnologia são setores que têm crescido consideravelmente no país, além de ser evidente que quase todas as profissões passarão por essa “modernização” daqui a algum tempo.

Por isso, o perfil do profissional do futuro envolve a aptidão e conhecimento amplo em tecnologia, visto que a inovação não irá parar!

4. Inteligência emocional:

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país cujo índice de pessoas ansiosas é o maior do mundo. Com toda a certeza, a ansiedade e outros distúrbios psicológicos crescem cada vez mais, majoritariamente no meio profissional.

Em pesquisas realizadas pela Organização, foi revelado que 8,3 milhões de brasileiros possuem problemas com ansiedade, e boa parte deles têm como motivo o estresse em âmbito de trabalho. Por causa disso, a inteligência emocional é uma característica que deve ser levada a sério. Profissionais que sabem lidar com suas emoções possuem uma maior chance de terem êxito e sucesso.

Em suma, é importante que você saiba separar a vida pessoal – e sentimental – da vida profissional. Assim, se você desenvolver essa habilidade, seus problemas emocionais não irão diminuir seu desempenho no trabalho, e você terá grandes chances de ser um profissional de destaque!

5. Boa comunicação:

É claro que o tempo em que se acreditava que “ter uma boa comunicação” era necessário apenas para profissionais do marketing e da publicidade, já passou!

Hoje em dia é mais do que evidente que todos os profissionais precisam ter prontidão para interagir com outras pessoas e desenvolver relacionamentos interpessoais e sociais. Por meio disso, o ambiente profissional fica muito mais favorável, e há fluxo de opiniões e feedbacks entre os colegas de trabalho, o que gera crescimento e melhorias.

Segundo Philip Kotler, o mestre do marketing: “Empresas de sucesso são empresas que aprendem. Elas obtêm feedback do mercado, fazem auditorias, avaliam resultados e efetuam correções destinadas à melhoria do desempenho.” E essas empresas citadas, com certeza são compostas por profissionais que praticam comunicação!

6. Continuidade nos estudos:

Para finalizar, deve-se ressaltar que o perfil do profissional do futuro é feito de muita determinação; por isso, você precisa continuar estudando! Profissionais que possuem formações e acumulam conhecimento possuem uma grande vantagem sobre os demais. Por isso, procurar se especializar e realizar pós-graduações, MBA, mestrados e doutorados, é uma dica de extrema relevância para quem quer se destacar.

Contudo, conforme o MEC (Ministério da Educação), há uma regulamentação e uma conceituação referente aos cursos superiores, e é claro que isso deve ser levado em consideração na hora de escolher seu curso de educação continuada.

Em síntese, o profissional de sucesso deve investir na área estudantil, pois sem isso, a sua carreira pode estagnar e não evoluir mais. É importante ressaltar que o mercado de trabalho sofre mudanças constantes, por causa disso, não há como seguir uma “regra” e manter uma bagagem de conhecimento específica e estática. Atualizações são necessárias!

Estude na UniBF:

A UniBF tem o compromisso de te mostrar os melhores caminhos para um futuro promissor. Por isso, conheça as nossas pós-graduações! São mais de 800 opções de cursos de pós, intensivas e totalmente online!

Oferecemos cursos nas áreas da educação, gestão, saúde, engenharia, direito, artes, entre muitas outras! Visite o nosso site e confira o seu curso desejado, bem como sua grade curricular. Escolha o seu caminho para se tornar um profissional do futuro, com a gente!

Quer falar conosco?

Então entre em contato conosco através do chat online aqui no nosso site; pelo WhatsApp, ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.