5 Motivos para fazer uma Pós-Graduação em Direito Tributário

22/07/2020

O Direito tributário, também chamado de Direito Fiscal, é a área que lida com a arrecadação e fiscalização de tributos e define como e quanto as pessoas físicas e jurídicas pagam para gerar receita ao Estado.

Os tributos podem ser classificados como taxas, contribuições ou impostos e tem administração a nível federal, estadual e municipal.

Esta área é muito necessária na sociedade e requer muita dedicação. Por isso, produzimos um texto com 5 motivos para você realizar uma pós-graduação em Direito tributário. Confira:

1- Conhecimento amplo sobre as questões tributárias

Ao se especializar na área, o profissional se capacita para dominar o complexo sistema tributário do país e entender o lado do contribuidor e do Estado, que recebe os tributos. Este setor tem reflexos diretos a todos os cidadãos, já que lida com dinheiro público.

O curso tem o objetivo de aprofundar o conhecimento teórico e desenvolver aptidões práticas para lidar com os desafios da área.

Entre os assuntos abordados durante o curso estão: relações entre economia e direito, despesa pública, orçamentos, sistema tributário nacional, princípios constitucionais administração tributária e vigência e eficácia das normas tributárias.

A pós-doutora em Direito público, especialista em Direito tributário e consultora da ONU e da UNESCO, Cátia Regina Raulino, explica que conhecer de perto as normas tributárias e entender como todo esse processo ocorre é muito importante não só para quem deseja atuar na área, mas também para todo e qualquer cidadão, já que todos pagam tributos.

“Um advogado que atua em outra área, por exemplo, precisa entender da própria tributação que sofre, já que isso impacta diretamente na gestão de um escritório”, relata a especialista.

2- A área de Direito Tributário é promissora

A área é uma das principais fontes de manutenção e custeio do país e tem se desenvolvido cada vez mais devido a sua importância para os negócios. Então, para uma empresa estar ativa e atuante no mercado, ela deve investir no seu planejamento tributário.

Este planejamento é uma ferramenta de auxílio para os administradores de um negócio ao tomar decisões, já que a área tributária, quando bem estruturada, pode analisar as possibilidades de mudança e reduzir os custos de uma empresa. Ou seja, faz total diferença na área financeira.

E como a área está também se renovando a cada dia, empresas estão surgindo e existe a possibilidade de uma Reforma tributária, os profissionais capacitados e atualizados serão cada vez mais necessários para fornecer orientações e auxílios às empresas.

3- Valorização no mercado de trabalho

A especialista Cátia afirma que os currículos de graduação não aprofundam o ensino tributário e que o mercado de trabalho exige um conhecimento maior na área, motivo pelo qual a pós-graduação é tão indicada.

Então, o profissional que se especializa é muito valorizado pelas instituições, já que ele tem o papel de auxiliar sobre os impostos e pagamento de taxas e tributos, evitando penalidades e multas dos órgãos fiscalizadores.

O advogado tributarista é reconhecido pela sua capacidade de fazer o planejamento estratégico e evitar situações de pagamentos equivocados de impostos por falta de conhecimento.

4- Oportunidades de trabalho na área pública e privada do Direito Tributário

O profissional da área ocupa um cargo que influencia diretamente a área financeira e por isso encontra diversas oportunidades no mercado de trabalho.

Uma das oportunidades é abrir o seu próprio escritório de advocacia, onde atuará com consultoria tributária junto às empresas. Também existe a possibilidade de ser contrato por uma instituição e trabalhar na equipe jurídica, atuando para que todas as exigências fiscais e tributárias sejam atendidas.

Além de trabalhos em empresas e escritórios, Cátia conta que existem diversos concursos públicos específicos para profissionais com conhecimento nessa área. No setor público, o profissional trabalha com melhores formas de arrecadação nos municípios, estados ou no governo federal.

 Além disso, ela explica que também existem outras vertentes de atuação como a pesquisa e a elaboração de pareceres.

5- Currículo atrativo e melhor remuneração

A pós-graduação completará a formação do profissional, aprofundando-o na área e enriquecerá seu currículo, transmitindo maior autoridade e posicionando melhor o advogado no mercado de trabalho.

Como é uma área com muita demanda, Cátia explica também que a remuneração tende a ser maior do que em diversas outras. “Além disso, por ser multidisciplinar, para atuar com tributário o profissional precisa acumular conhecimentos em Constitucional, Civil, Empresarial, Trabalhista e Previdenciário com enfoque nesta atuação e possui então um currículo mais atrativo aos olhos do mercado” afirma.

Pós-graduação na UniBF

Na UniBF, a realização dos cursos é totalmente online, na modalidade EaD, e a duração é de 4 a 12 meses. Além disso, a faculdade é regulamentada e reconhecida pelo MEC, cujo conceito na instituição é 4!

As aulas a distância são compostas por vídeos, materiais em PDF e exercícios. São excelentes formas de aprender e de dar grandes passos na sua carreira!

Com professores mestres, doutores e especialistas com experiência na área profissional e acadêmica, o aluno ainda conta com o apoio de tutores para a orientação sobre tarefas e atividades complementares. Além de uma biblioteca virtual com mais de 10 mil livros à disposição para consulta.

Fazer um curso de pós-graduação na área de Direito Tributário é o passo que falta para você alcançar o sucesso em sua carreira!

Quer saber mais detalhes para continuar seus estudos? Então, entre em contato com a UniBF através do WhatsApp, ou nas Redes Sociais: Facebook e Instagram.



icon icon icon icon

Nossos contatos

E-mail
icone contato@unibf.com.br

Cadastre seu e-mail

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.