Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

O que é vestibular; entenda como funciona

11 de janeiro de 2024

ilustracao

O vestibular é a forma mais tradicional de ingressar em uma faculdade, mesmo assim muitos candidatos têm dúvidas de  como funciona esse processo. 

Confira neste post, tudo sobre o vestibular: como funciona, em quais períodos, quem pode fazer, além de outras maneiras de entrar na faculdade. 

O que é o vestibular?

O vestibular é um processo seletivo adotado por diversas instituições de ensino superior para escolher os alunos que serão admitidos em seus cursos. Ou seja, é uma prova que atesta os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o ensino médio. 

Em geral, as provas abrangem disciplinas como:

Algumas instituições — tanto públicas quanto privadas — optam pelo vestibular em etapas ou fases desclassificatórias. Assim, a partir de questões de múltipla escolha e discursivas, o candidato será selecionado ou não para ingressar na faculdade.

Já no que diz respeito à quantidade de questões, isso irá depender da instituição de ensino superior. No entanto, provas com 60 a 90 questões são mais frequentes.

Em qual período ocorre o vestibular?

Isso irá depender da faculdade. Geralmente os processos seletivos abrem de uma a duas vezes por ano. Se for uma vez, a prova comumente ocorre no final do ano para preencher as vagas do ano seguinte. 

Já nos casos em que a instituição abre dois editais de vestibular no ano, eles tendem a acontecer em períodos estratégicos para abrir turmas no início de cada semestre. Nesse sentido, o exame pode ser feito entre novembro e janeiro para preencher as vagas do primeiro semestre ou, ainda, entre junho e julho para preencher as vagas abertas no segundo semestre do ano.

No entanto, o mais importante é saber que cada faculdade tem seu próprio calendário de processos seletivos. Então, se você não quiser perder um vestibular do seu interesse, é preciso ficar de olho na instituição que realiza a prova, se atentando a abertura de editais e datas dos exames. 

O que significa vestibulando?

O vestibulando é o estudante que se prepara para prestar vestibular. Essa fase da vida é marcada por intensos períodos de estudo, revisões e simulados a fim de que o candidato esteja capacitado para realizar os exames que desejar.

Qual a idade mínima para fazer vestibular?

Não existe uma idade mínima para prestar vestibular. Afinal, o único requisito para entrar no ensino superior é ter concluído o ensino médio, desde que cumprida esta exigência, a pessoa pode fazer o vestibular em qualquer idade.

 A questão é que os conhecimentos exigidos nessas provas são os conteúdos trabalhados no ensino médio. E, uma vez que os estudantes dessa etapa finalizam o currículo escolar por volta dos 18 anos, isso acaba gerando um mito de que é necessário ser maior de idade para começar uma graduação.

Mas isso não é verdade. Antes mesmo de finalizar o ensino médio o aluno já pode fazer o vestibular como forma de treinamento para chegar mais preparado quando chegar a hora de fazer “pra valer”. 

Além disso, alunos que terminam o ensino médio antes do 18 anos podem prestar vestibular e ingressar na graduação, sem problemas. 

O que é vestibular agendado?

O vestibular agendado é um exame para ingresso no ensino superior no qual o candidato tem a liberdade de fazer na data e horário mais conveniente para ele. 

Nesse sentido, ele difere do vestibular tradicional, no qual os candidatos precisam todos comparecer no mesmo dia e local da prova para realizarem o exame. Assim, a prova agendada traz mais flexibilidade ao estudante. 

Esse tipo de processo seletivo é normalmente mais presente em faculdades privadas, e também serve para mensurar os conhecimentos do estudante a fim de que ele ingresse em um curso de ensino superior.

Como funciona o vestibular online? 

O vestibular online é aquele no qual todo o processo seletivo ocorre através da internet. Esse tipo de vestibular é mais comum nas faculdades particulares e pode servir tanto para cursos presenciais quanto a distância.

A ideia é dar mais liberdade geográfica ao candidato, uma vez que ele pode realizar o exame de qualquer lugar desde que tenha acesso à internet. 

É importante ressaltar que tanto o vestibular agendado quanto o online podem conter questões em diversos formatos: alguns com perguntas de múltipla escolha, questões discursivas e até conter apenas a redação. 

É obrigatório fazer vestibular para ingressar na faculdade? 

A resposta é não. Além do vestibular, o estudante pode optar por fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e utilizar essa nota de diferentes formas para ingressar no ensino superior.                        

Qual é a diferença entre o Enem e o vestibular?

Enquanto o vestibular é específico de cada instituição, o Enem é uma prova unificada aplicada em todo o país. Esse exame é utilizado como forma de ingresso em diversas universidades, sendo uma opção mais ampla para os estudantes.

Outra diferença é na formatação da prova. Nos vestibulares convencionais, cada instituição decide a quantidade de questões, o modelo de correção, a quantidade de etapas do processo seletivo etc. 

Já o Enem é uma prova padronizada para todos os candidatos e mantém sua estrutura ao longo dos anos. O exame anual geralmente ocorre nos dois primeiros domingos de novembro, com 180 questões no total mais a redação. 

Dessa forma, todos os estudantes são submetidos às mesmas condições a fim de oferecer uma maior igualdade de oportunidades para quem deseja iniciar uma graduação.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem?

O Enem se tornou porta de entrada para o ensino superior tanto em faculdades particulares quanto públicas. Veja como você pode fazer isso:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) funciona da seguinte maneira: as universidades públicas disponibilizam certa quantidade de vagas para alunos que fizeram o Enem, distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012)

Assim, os estudantes podem analisar em quais instituições a sua nota será aceita e terem diversas chances de conseguirem uma vaga para estudar gratuitamente no ensino superior. 

ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) disponibiliza vagas para candidatos que fizeram a prova do Enem e desejam entrar em uma instituição particular. Dessa forma, o aluno tem chances de conseguir uma bolsa de estudo parcial ou integral na graduação.

Para concorrer às bolsas, os participantes devem ter estudado em escola pública ou terem sido bolsistas em escola privada, além de comprovarem determinado limite de renda familiar. Contudo, cada tipo de bolsa, integral ou parcial, atende a diferentes parâmetros.

Fies

O Financiamento Estudantil é um programa do Governo que tem objetivo de conceder crédito a estudantes de baixa renda ao ingressarem em faculdades particulares, em cursos de graduação. 

Para participar, o candidato precisa comprovar renda familiar igual ou inferior a 3 salários mínimos, além de ter participado de alguma edição do Enem sem ter zerado a redação e média acima de 450 pontos. 

Ingresso direto

Diversas faculdades particulares aceitam a nota do Enem no lugar do vestibular como requisito para o candidato iniciar seu curso. 

Os critérios específicos variam em cada instituição, como a nota mínima que o aluno precisa ter tirado e as edições que serão aceitas. 

Além disso, é muito comum que o estudante ganhe descontos de acordo com a nota tirada. 

Agora que você já entendeu mais sobre o vestibular, o Enem e os programas que ajudam você a entrar na faculdade, confira 7 dicas que vão te ajudar a arrasar na redação do Enem!