A COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo novo Coronavírus, que surgiu na China no final de 2019 e já atingiu mais de 120 países. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a situação como pandemia, termo utilizado para uma doença que foi transmitida de pessoa para pessoa, por diversos continentes.
Na tarde desta quarta-feira, 18, as secretarias estaduais de saúde confirmaram 393 casos no Brasil em 20 estados e no Distrito Federal. O governo estadual de São Paulo registrou a 3ª morte pela doença no estado.
O vírus é transmitido pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas como tosse, catarro, gotículas de saliva, espirro, além de contato próximo como abraço e aperto de mão. Contato com a boca, nariz e olhos após tocar objetos ou superfícies contaminadas também transmite o Corona.
Seus principais sintomas são febre, tosse seca e cansaço. Dor de garganta, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, coriza e dificuldades para respirar também aparecem em alguns infectados.
Cuidados para evitar o vírus
Medidas de higiene simples como lavar as mãos regularmente e utilizar álcool em gel são recomendações para evitar a propagação do Coronavírus. Também é necessário:
- evitar usar as mãos para cobrir tosses e espirros (utilizar a dobra do braço ou lenços descartáveis nessas situações);
- evitar tocar o nariz, olhos e boca;
- manter os lugares ventilados;
- evitar aglomerações.
Profissionais capacitados
A amostra do primeiro caso de infecção do Corona na América Latina foi decifrada por biomédicas pesquisadoras do Instituto de Medicina Tropical da USP em apenas 48 horas . Este sequenciamento é o primeiro passo para o desenvolvimento de tratamentos e políticas públicas para conter a pandemia.
De acordo com o jornal O Globo, uma vacina contra o vírus está sendo trabalhada por pesquisadores. Estima-se que o estudo leve um ano e meio.
Profissionais preparados são essenciais para cuidar da população durante a situação em que vivemos.
Cursos na área dão assistência completa
A UniBF tem opções de cursos na área da saúde, que dão ênfase aos estudos de epidemias e vigilância em saúde.
Os cursos de epidemiologia capacitam o estudante a aprender sobre a distribuição dos fenômenos de saúde e doença e seus fatores determinantes na população.
A UniBF sabe da importância do conhecimento e tem o compromisso de mostrar os melhores caminhos para um futuro promissor. Confira os nossos cursos da área:
Vigilância em saúde epidemiológica
Epidemiologia e Vigilância em saúde
Epidemiologia e Estatística em saúde coletiva
Quer falar conosco?
Entre em contato através do char online aqui no nosso site; pelo WhatsApp ou nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.