Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

Qual a diferença entre Pedagogia e Complementação Pedagógica?

29 de janeiro de 2024

ilustracao

Entendendo a Pedagogia

A Pedagogia é uma área de estudo que se dedica a compreender os processos de ensino e aprendizagem, a fim de formar profissionais capacitados para atuar na educação. Ela abrange teorias, métodos e práticas que visam a favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando suas necessidades e potencialidades. Em outras palavras, a Pedagogia é uma ciência que busca entender como o conhecimento é construído, como as pessoas aprendem e como as instituições educativas podem contribuir para esse processo.

Definição de Complementação Pedagógica

A Complementação Pedagógica, também conhecida como Formação Pedagógica R2, é uma excelente opção para graduados em bacharelados e cursos superiores de tecnologia — os chamados tecnólogos — que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho. Afinal, essa formação permite que o formando obtenha rapidamente a qualificação necessária para lecionar. 

Explorando o curso de Complementação Pedagógica

A Complementação Pedagógica ou Formação Pedagógica R2, é uma oportunidade para aqueles que desejam ingressar na carreira docente; pois permite adquirir os conhecimentos e as habilidades necessárias para atuar como professor.

Esse programa é uma iniciativa importante e necessária para suprir a demanda por professores qualificados no país. Ao oferecer qualificações em diversas áreas do conhecimento, a alternativa contribui para a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a educação de qualidade.

Quem deve considerar uma Formação Pedagógica R2?

Ao contrário dos cursos de graduação convencionais, que exigem apenas a conclusão do ensino médio como critério de admissão, os programas de Formação Pedagógica R2 demandam que os interessados já possuam graduação (bacharelado ou tecnólogo).

Adicionalmente, é preciso que haja uma compatibilidade entre a área de estudo anterior do estudante e o curso de Complementação Pedagógica escolhido. Isso se deve ao fato de que, para ingressar neste tipo de formação, é imprescindível contar com uma base sólida de conhecimentos no campo de interesse.

Benefícios do ensino complementar

A Complementação Pedagógica traz diversos benefícios, dentre eles:

Abertura de Novas Oportunidades Profissionais: Graduados em áreas de bacharelado e tecnologia ganham a qualificação necessária para ingressar na carreira docente, ampliando suas opções de atuação no mercado de trabalho.

Desenvolvimento de Competências Pedagógicas: Capacita profissionais que não têm formação inicial em educação com os conhecimentos e habilidades didáticas necessárias para uma prática pedagógica eficaz.

Inclusão de Profissionais de Diversas Áreas: Facilita a entrada de indivíduos com variadas formações acadêmicas no campo da educação, promovendo um ambiente de ensino mais inclusivo e abrangente.

Diferenças entre pedagogia e complementação pedagógica

A Complementação Pedagógica é especialmente projetada para aqueles que concluíram cursos de bacharelado ou tecnologia e desejam habilitar-se para o ensino. Esse programa intensivo oferece a esses profissionais a capacitação didático-pedagógica necessária para atuar principalmente nos últimos anos do ensino fundamental, no ensino médio e no técnico, ampliando assim suas oportunidades de carreira ao se qualificarem para a docência.

Diferente da Pedagogia, que é uma formação inicial e abrangente na área educacional, a Complementação Pedagógica foca em fornecer habilidades didáticas específicas para quem já possui um conhecimento sólido em um determinado campo de estudo, como Letras, Artes, Filosofia, entre outros.

Recursos para a complementação educacional

Existem diversos recursos disponíveis para aqueles que desejam realizar uma Complementação pedagógica. Na UniBF você consegue realizar uma Formação Pedagógica R2 EAD com toda a qualidade e suporte necessário.

Ao se tornar um aluno UniBF, você terá acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual poderá acessar conteúdos diversos como: artigos, infográficos, vídeos curtos, leituras complementares e muito mais! A UniBF acompanha seu desenvolvimento, disponibilizando um tutor para te orientar sempre que precisar.

Veja as opções de cursos EAD da UniBF.

Conclusão

A Complementação Pedagógica abrange várias áreas, e tem a intenção de preparar os alunos para ensinar não apenas no ensino médio, mas também em cursos técnicos. 

Se você tem diploma (bacharel ou tecnólogo) em alguma área e quer fazer a diferença no ramo educacional, o curso de Complementação Pedagógica na UniBF pode ser seu próximo passo. Inscreva-se hoje mesmo e ajude a mudar o futuro da educação!