Especialização: Dúvidas frequentes sobre Pós-Graduação On-line

03/06/2022

Sabemos que qualquer dúvida é válida na hora de dar um grande passo para a sua evolução pessoal e profissional. Por isso, decidimos responder neste post às perguntas mais frequentes de quem deseja fazer uma especialização na sua área e, também, em uma uma área diferente da sua formação – Será que pode? Continue lendo e encontre essa e outras respostas de algumas dúvidas frequentes sobre Pós-Graduação On-line

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

#1 Posso fazer uma Pós-Graduação Lato Sensu em uma área diferente da minha Graduação?

Sim! Graduados (Bacharéis, Licenciados e Tecnólogos) podem fazer Pós-Graduação Lato Sensu em qualquer área. Uma vez que o responsável pelo processo de seleção são as próprias instituições. No entanto, é necessário observar qual é o seu objetivo com a especialização. Por exemplo: você é graduado em Psicologia e deseja se especializar em Psicologia Hospitalar ou Psicologia Escolar e Inclusão, pensando na sua área de atuação ou em uma área que você tem interesse de atuar futuramente. Por isso, considerando seu objetivo, a Pós-Graduação Lato Sensu é uma ótima escolha. Afinal, você terá uma especialização que com certeza será um diferencial dentro da sua área. 

Além disso, a Pós-Graduação Lato Sensu também é recomendada para graduados que exercem funções em uma área diferente da sua formação inicial e desejam, portanto, consolidar sua qualificação no segmento de ofício.

É importante ressaltar que a Pós-Graduação Lato Sensu não é uma habilitação para exercer profissões regulamentadas por lei e que exigem o Diploma de Graduação na área. Se você é graduado em Jornalismo, por exemplo, e deseja fazer uma Pós-Graduação Lato Sensu em Direito, a especialização e o conhecimento adquirido podem ser bastante úteis na sua rotina profissional, no entanto isso não significa que você poderá exercer o ofício de advogado – pois nesse caso, você precisaria ter graduação em Direito e aprovação no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

#2 Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu precisam ser reconhecidos pelo MEC?

Não! Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu não precisam ser reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), no entanto só podem ser ofertados por uma Faculdade credenciada pelo órgão. Porém, isso não quer dizer que os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu não tenham supervisão do MEC. Pelo contrário: quando o MEC avalia a instituição é levado em conta todos os cursos oferecidos pela Faculdade, inclusive os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Além disso, todas as informações sobre os cursos de Pós-Graduação devem ser informadas ao Censo de Educação Superior – maior e mais completo relatório anual sobre o ensino superior no Brasil.

#3 Qual é a diferença de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu?

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são voltados para o mercado de trabalho. Dessa forma, o profissional garante uma especialização, assim como pode se atualizar de acordo com as tendências do mercado. A duração mínima de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu é de 360 horas e, ao concluir, o aluno receberá um certificado que comprova a sua especialização.

Quando falamos sobre Pós-Graduação Stricto Sensu, estamos nos referindo ao mestrado e doutorado. A duração média do mestrado é de 2 anos, enquanto o doutorado dura em média 4 anos. Ambos são voltados para quem deseja seguir carreira acadêmica, seja na pesquisa ou na docência do ensino superior.

#4 Qual é a diferença entre MBA e Pós-graduação?

O MBA (Master Business Administration) abrange cursos de Pós-Graduação Lato Sensu voltados para a área de Administração. De acordo com o MEC: “Os cursos designados como MBA – Master Business Administration ou equivalentes nada mais são do que cursos de especialização em nível de Pós-Graduação na área de administração”. Assim, é importante frisar que os cursos de MBA são mais interessantes para quem já atua ou tem como objetivo atuar no ambiente corporativo e em cargos de gestão. Por isso, o MBA é ideal para quem busca se aprofundar na gestão de negócios, assim como desenvolver noções de liderança, finanças e estratégias em Administração.

Na UniBF você encontra, por exemplo, MBA em Gestão de Marcas e Produtos, MBA em Gestão de Marketing, MBA em Gestão do Esporte, entre muitas outras opções.

#5 Preciso fazer TCC na especialização?

Não! De acordo com a resolução do MEC de abril de 2018, a exigência do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) fica a critério da instituição. Dessa forma, na UniBF, os alunos da modalidade de Pós-Graduação On-line podem optar por fazer ou dispensar o TCC. Portanto, o TCC é facultativo. 

#6 Após a conclusão do curso, receberei Certificado ou Diploma?

Você receberá certificado. Conforme a legislação vigente, os certificados de Pós-Graduação Lato Sensu devem mencionar a área de conhecimento do curso, assim como devem ser acompanhados do histórico escolar. Além disso, o histórico deve conter obrigatoriamente as seguintes informações:

I – relação das disciplinas, carga horária, nota ou conceito obtido pelo aluno e nome e qualificação dos professores por elas responsáveis; 

II – período e local em que o curso foi realizado e a sua duração total, em horas de efetivo trabalho acadêmico; 

III – título da monografia ou do trabalho de conclusão do curso e nota ou conceito obtido (lembrando que o TCC é opcional); 

IV – declaração da instituição de que o curso cumpriu todas as disposições da presente Resolução; 

V – indicação do ato legal de credenciamento da instituição, tanto no caso de cursos ministrados a distância como nos presenciais.

#7 Por que fazer uma especialização EaD? Quais serão os benefícios para a minha carreira?

Os benefícios são múltiplos! A modalidade de ensino a distância no ensino superior é a que mais cresce no Brasil. Afinal, quando você escolhe uma instituição que oferece cursos de qualidade, só restam mais vantagens; você estuda de onde e quando quiser, não precisa se preocupar com horários nem com deslocamento. Além disso, as mensalidades são mais acessíveis. Como falamos anteriormente, a Pós-Graduação Lato Sensu EaD é ideal para quem busca se atualizar conforme as tendências do mercado. Dessa forma, você se especializa e cria as oportunidades que você procura!

Conheça opções de Pós-Graduação da UniBF em diversas áreas

Cursos de Pós-Graduação na área da Educação:

Alfabetização e Letramento

Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais

Educação Especial

Ensino da Filosofia

Gestão Escolar

História e Cultura Afro-brasileira

Libras (Língua Brasileira de Sinais) – Tradução e Interpretação

Literatura Contemporânea

Psicomotricidade e Ludicidade

Cursos de Pós-Graduação na área da Saúde:

Enfermagem de Urgência e Emergência

Enfermagem do Trabalho

Estudos em Imaginologia

Fonoaudiologia Educacional

Imunologia Clínica

Mamografia

Nutrição Clínica

Psicologia da Saúde

Saúde Coletiva

Cursos de Pós-Graduação na área do Direito 

Análise Criminal

Direito Civil

Direito Constitucional

Direitos Humanos e Questões Étnico-Sociais

Direito Imobiliário

Direito Tributário

Inteligência Policial

Legislação Educacional

Mediação e Arbitragem

Comece sua Pós-Graduação ainda hoje!

Listamos acima algumas das opções de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu que você encontra na UniBF. Mas, caso você não tenha achado o curso almejado, saiba que temos mais de 1.200 opções em diversas áreas! Dessa forma, temos certeza de que você vai encontrar alguma especialização que se encaixe não só na sua carreira, como na sua rotina também. Afinal, você estuda 100% on-line e garante as melhores mensalidades para o seu bolso. Por isso, não perca tempo. Comece ainda hoje uma nova etapa de muito aprendizado e sucesso!

Fale agora com um consultor educacional através do Whatsapp e conclua sua matrícula. 😉

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.