Ciências Contábeis: como é o mercado para quem tem graduação na área

20/01/2022

A área de Ciências Contábeis, apesar de ser extremamente necessária, ainda deixa algumas pessoas inseguras. Isso pode causar certo medo e receio de se formar nessa profissão. Porém, uma graduação em Ciências Contábeis pode fazer toda a diferença.

Cada vez mais as possibilidades para esses profissionais aumentam. Atualmente, não existe apenas a oportunidade de ser contador, mas várias outras áreas a serem exploradas. Hoje, vamos falar um pouco sobre isso. Acompanhe conosco!

Graduação em Ciências contábeis

Nada melhor do que entender sobre o que se trata a graduação em ciências contábeis, não é mesmo? Por isso, vamos citar diretamente o que você encontra na página do curso no nosso site. Confira:

“O curso de Ciências Contábeis traz uma noção básica de Administração e direito do consumidor e trabalhista para então focar nas disciplinas de contabilidade em suas mais específicas áreas, como a societária, intermediária, geral; foca no planejamento tributário, controladoria, auditoria e orçamentos e em atividades comerciais avançadas e internacional. O aluno formado poderá atuar em diversas áreas da contabilidade, tanto como em empresas privadas, como no setor público, assim como aprenderá técnicas de planejamento financeiro para empreender.”

O curso de graduação em Ciências Contábeis da UniBF segue o modelo semipresencial. Além disso, são quatro anos de formação e, durante esse período, o estudante vai ter matérias como:

  • Introdução à contabilidade;
  • Pensamento crítico e comunicação;
  • Matemática aplicada;
  • Gestão de pessoas;
  • Estratégia e Estrutura organizacional;

Além de muitas outras que serão divididas entre o restante do curso. 

Conheça nosso Guia para Carreiras da área da Administração!

Para quem se direciona a Graduação em Ciências Contábeis

Iniciar uma vida acadêmica na UniBF pode ser aquele impulso que você precisava para começar a explorar o vasto mundo financeiro e empresarial mundial. E para isso, a graduação em Ciências Contábeis da UniBF é a melhor escolha quando se trata em direcionar o graduando para a melhor área de atuação.

A graduação em contabilidade também é direcionada para quem gosta, em sua essência, de números e cálculos e de solucionar problemas matemáticos. Para quem já tenha a pretensão de atuar em empresas privadas, como no setor público, ou até mesmo um contador autônomo. 

Como é o mercado do profissional com Graduação em Ciências Contábeis

Como mencionamos, o mercado para quem tem graduação em ciências contábeis é muito abrangente. Vamos falar sobre algumas das áreas que podem ser exploradas por esse profissional.

Gestão financeira: Essa é uma especialidade necessária para toda empresa. Afinal, todo negócio precisa de uma boa base financeira para gerar lucro. Esse profissional fica responsável por assuntos referentes à análise e planejamento relacionados às finanças da instituição. Ele sabe manter as contas em dia, administrar o dinheiro, gastar com segurança, etc.

Controladoria: Essa atividade está relacionada à contabilidade e administração. As ações dizem respeito a toda a empresa, já que englobam análise, planejamento e acompanhamento. Assim, as decisões futuras serão tomadas com base em dados concretos, o que proporciona mais chances de acerto.

Análise contábil fiscal: É essa parte que controla as contas da empresa. Parecido com a gestão financeira, mas um pouco diferente. Essa análise é o que confere autenticidade aos processos, ajuda na interpretação de dados e proporciona ferramentas para planejamento das próximas etapas. Os balanços, os fluxos e o patrimônio são os principais objetos de estudo deste departamento.

Contador Autônomo: Talvez a área mais comum para quem segue na profissão de ciências contábeis, a possibilidade de ser contador autônomo tem várias vantagens. Não depender de uma empresa, por exemplo, é uma delas. O profissional tem mais liberdade, já que será autônomo. Nesse caso, vai prestar serviços de contabilidade tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. 

Consultoria: Por fim, o contador pode atuar como consultor contratado para empresas. Geralmente de modo autônomo. Diferentemente do contador convencional, o consultor traça uma carreira que envolve experiência e credibilidade, já que seu papel será muito mais orientativo do que funcional.

Estude na UniBF!

E aí, que tal começar a sua graduação em ciências contábeis? Conte com a Faculdade UniBF para isso! Aqui, priorizamos a qualidade do seu ensino por um valor que cabe no seu bolso.

Todos os cursos de graduação disponibilizados pela UniBF são autorizados pelo MEC. Entre no site da UniBF e fique por dentro dos milhares de cursos intensivos que formam profissionais para as áreas mais valorizadas do mercado.
Se você se interessou em saber mais sobre os nossos cursos, basta entrar em contato com um de nossos consultores educacionais através deste link do WhatsApp 🙂

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.