Prova de títulos em concurso público: o que é e como funciona?

03/09/2020

Você sabe o que é uma prova de títulos? Em alguns concursos públicos a ocupação das vagas só é definida após uma avaliação de títulos. 

Se você pretende atuar em âmbitos públicos, é importante que você entenda o que é e como ela funciona.

Para ocupar cargos nessa área, estudar e se preparar para os testes é indispensável, porém, na maioria das vezes, são os títulos os determinantes do resultado final. A dinâmica é bem simples, mas faz toda a diferença para quem deseja dar um salto na carreira.

Neste artigo, você vai descobrir o que é a prova de títulos e de que maneira ela influencia nos tão estimados concursos públicos. Confira!

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

Afinal, o que é a prova de títulos?

No geral, trata-se de uma etapa de seleção que avalia os títulos que uma pessoa adquiriu ao longo de sua carreira acadêmica, como diplomas de graduação, de cursos extras e, principalmente, os de pós-graduação.

No processo seletivo de concursos públicos, a apresentação e comprovação dos diplomas e certificados, é o que chamamos de “prova de títulos”.

Esse tipo de avaliação não está presente em todos os concursos, como previsto no artigo 37, inciso II da Constituição Federal Brasileira. Conforme à lei, os concursos públicos podem aplicar provas de títulos ou tradicionais, fica a critério de cada instituição.

Além disso, não existem concursos compostos apenas pela aprovação de títulos, sendo a tradicional obrigatória. Assim, você deve se perguntar: qual a eficácia dos títulos, então?

Imagine conosco: você passa bastante tempo se preparando para prestar o concurso, e ao realizar a prova, consegue um excelente desempenho e notas suficientes para conseguir a vaga. Porém, uma outra pessoa também consegue essas mesmas coisas: quem vai ficar com o cargo?

É aí que entra a prova de títulos. Quanto maior a sua experiência, a sua bagagem educacional e os seus diplomas e certificados, melhor será a sua chance.

Os títulos não são importantes apenas pelo reconhecimento, mas sim como provas de sua especialização, segmentação na atuação e seu nível de atualizações no conhecimento. É por isso que ressaltamos que as pós-graduações são os cursos mais importantes nesse processo.

Agora te mostraremos algumas vantagens da educação continuada para a concorrência dos concursos públicos. Leia abaixo:

Vantagens dos títulos para os concursos

Como você já sabe, a prova de títulos deve ser levada a sério e precisa ser muito bem analisada, uma vez que pode ser a sua chave para conseguir aquela vaga que você tanto deseja.

Separamos as 3 principais vantagens da educação continuada para esse objetivo:

Comprovação da sua experiência

A melhor forma de comprovar que você está apto para determinada vaga, é mostrando o quanto você se preparou para ela, a qualidade da sua experiência naquela área em específico e os seus conhecimentos acumulados dentro daquele segmento.

Os títulos são frutos do seu mérito, de bastante tempo gasto em estudos, dedicação e aperfeiçoamento. Por isso, mais do que conseguir uma boa nota na prova tradicional, o que demonstra a sua capacidade são os seus títulos.

Para isso, lembre-se: realizar uma graduação é ótimo, mas será que você deve parar por aí? Escolher um nicho para se especializar é um dos grandes passos para aprofundar seus conhecimentos, e conseguir enfim um grande título!

Atualização de conhecimentos e do cenário recente

Os concursos públicos são conhecidíssimos por serem compostos por questões de atualidades. As pós-graduações e outros cursos de educação continuada, por sua vez, também são conhecidíssimos por darem ao estudante dados atualizados e uma boa preparação para o cenário atual do mercado de trabalho.

Por isso, até mesmo para a prova tradicional, servem os títulos.

Investir em mais conhecimento, é investir em sua carreira!

Vantagem competitiva

Empregos em setores públicos exigem profissionais bem preparados, formados com honras e com uma bagagem gigantesca de conhecimento.

A proporção é bastante óbvia: quanto mais você se preparar, e mais títulos conquistar, maior será a sua vantagem competitiva perante os “concorrentes”. Por isso, além de correr para a educação continuada com um sorriso no rosto, você deve saber quais são as regras da prova de títulos. É o que você vai descobrir aqui abaixo, confira.

Detalhes das provas de títulos

Normalmente, o requisito é que os comprovantes dos títulos sejam levados no local da abertura do edital. Cada um desses lugares estabelece prazos, em um cronograma que você deve ficar atento.

Outras informações importantes que você deve levar em consideração, são:

–   Prazo: na maioria dos concursos, o prazo para a entrega dos documentos varia entre 2 e 15 dias.

–   Especificações: tome bastante cuidado na leitura do edital, algumas provas exigem que os diplomas e certificados sejam enviados como documentos autenticados em cartório.

–   Credibilidade: esse detalhe é extremamente importante, e você deve tomar cuidado, antes de dar continuidade aos estudos para o acúmulo de títulos. Nem todos os cursos valem para a prova de títulos, apenas aqueles reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), por isso, procure conhecer a instituição em que você cursará.

Ficou interessado em realizar concurso? Existem diversas áreas para qual você pode optar, listamos algumas nesse conteúdo:

1.    Carreira na educação

Para iniciar, e com o selo de uma das mais concorridas, está a área da educação.

Ao prestar para algum concurso público, as vagas disponíveis são: professor de ensino fundamental, médio e universidades públicas, coordenador pedagógico, inspetor educacional, secretário escolar.

Alguns dos títulos que vão te dar sucesso na prova de títulos, são:

–   Educação infantil

–   Educação inclusiva

–   Pedagogia empresarial

2.    Carreira jurídica

A carreira jurídica é uma área de alta demanda também. Dentro os cargos mais procurados, estão: advogado público, defensor público, delegado, promotor, procurador e juiz.

Algumas especializações de destaque dentro do Direito são:

–   Direito econômico e financeiro

–   Direito do consumidor

–   Direitos difusos e coletivos

3.    Carreira na saúde

Para finalizar, o segmento da saúde também oferece muitas vagas via concurso, e está com uma grande demanda, em especial durante esse período que estamos vivendo.

Alguns cargos são: médico clínico geral, enfermeiro, psiquiatra, assistente social e farmacêutico, por exemplo.

Dentre as pós-graduações que com certeza te garantirão uma boa prova de títulos, destacam-se as seguintes:

–   Segurança do paciente

–   Psicologia da saúde

–   Auditoria em saúde

Gostou de algum deles? Mesmo se você escolher outra pós-graduação, saiba que seu sucesso nos concursos estará garantido!

A UniBF oferece centenas de especializações, para que a sua prova de títulos seja excelente, e para que você possa conquistar o cargo dos sonhos!

Quer falar conosco?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp  ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.