Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

#SextouUniBF em homenagem ao Dia Mundial da Criança

20 de novembro de 2020

ilustracao

Hoje, dia 20 de novembro, todos comemoramos o “Dia Mundial da Criança”! Afirmamos que todos comemoramos pois isso é uma realidade: todos nós já fomos crianças, alguns de nós ainda somos, e parte de cada ser humano sempre conterá sua parte infantil, cheia de magia e muita imaginação!

Lendo este conteúdo, permita-se lembrar do gostinho de doce - bem doce mesmo - da canjica da avó, do bolo de fubá durante as férias e da gemada que já foi uma perdição para qualquer um. 

Bem, isso depende de qual região você está lendo isso! Certamente o Brasil comporta inúmeras receitas das mais variadas sobremesas: tapioca, ambrosia, cocada, rapadura, sagu, quem sabe?

O que temos certeza absoluta é que todas as crianças aproveitam a infância com um toque de açúcar bem açucarado! O segredo que ninguém te contou é que apesar de impossível a viagem no tempo, o regresso aos tempos de criança e os momentos cheios de fantasia, você não precisa abandonar a doçura típica da infância.

Neste artigo em homenagem ao dia mundial da criança, convidamos você a pegar um docinho lá na cozinha e lembrar de alguns aspectos fantásticos do que é ser criança!

Curiosidades Curiosas para os Curiosos de Plantão

Você sabia que, segundo a neurociência, as crianças aprendem mais rápido do que os adultos?

Esse fato se dá por conta do cérebro infantil, ainda em desenvolvimento e sem grandes preocupações, na maioria dos casos. É claro que isso não é uma regra universal, já que cada criança vivencia suas próprias experiências e convive em ambientes totalmente singulares, tendo em vista sua subjetividade.

Todavia, no geral, podemos afirmar que o cérebro infantil possui uma maior acessibilidade a novos aprendizados, conhecimentos, novas línguas e maneiras de se expressar.

Pode-se dizer que os adultos perdem sua capacidade de aprender facilmente por causa da ansiedade que a vida traz, a pressão social e a consciência do que é ser realmente um adulto, com suas responsabilidades e problemas.

Por conta dessa nova realidade, o cérebro humano não se permite aprender de forma fluída, pois os aprendizados são vistos como “cobrança”, diferentemente das crianças, que aprendem por prazer e em meio às brincadeiras.

Uma curiosidade é que a melhor idade para determinar o nível de aprendizado e absorver novos conhecimentos é durante a chamada primeira infância (0-6 anos). Neste período, tem-se o que os neurocientistas chamam de “formação acelerada”, a qual é caracterizada pela formação de novas sinapses, impulsos que estimulam o cérebro.

Interessante, não é? De fato, ser criança é bom demais!

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

Luz, Câmera, Ação!

E se a gente pudesse voltar no tempo? 

Neste mesmo texto, afirmamos que isso é impossível, porque realmente é. A não ser que você seja o próximo grande inventor, responsável pela máquina do tempo! ;)

Todavia, fique animado: a magia do cinema possibilita que impossibilidades existam! Na nossa sugestão cinematográfica do dia mundial da criança, você vai conhecer a história da casa de bonecas - com um certo brilho mágico - que fez com que a doce infância fosse substituída pela “idade do sucesso”, e pronto: De Repente 30!

Assista a:

De Repente 30 (2004)

O filme dirigido por Gary Winick e protagonizado por Jennifer Garner e Mark Ruffalo, foi um dos grandes sucessos entre as comédias românticas, sessões da tarde com pipoca e filme eleito como “programação para a festa do pijama”, mas é claro que não se limita a isso.

A obra conta a história de Jenna, uma garota de 13 anos, que está vivendo a sua transição entre a infância e a adolescência. Como esse momento é bastante conturbado para qualquer garota, Jenna tem apenas um desejo: pular de uma vez por todas para a sua vida adulta, aos 30 anos.

Em seu aniversário, a garota é presenteada pelo seu melhor amigo, Matt, com uma casa de bonecas e um pequeno diferencial: um brilho que faz com que os pedidos se tornem realidade! Desejando ardentemente que sua vida dê um salto para a idade em que ela é finalmente “feliz”, o pedido se torna real, Jenna acorda em seu apartamento luxuoso, com 30 anos de idade.

Com o passar do tempo, Jenna percebe que a vida adulta acaba não sendo como ela imaginava, e que pular a infância fez com que ela perdesse experiências únicas. O filme nos desperta sentimentos nostálgicos e pensamentos que apenas “ser criança” nos traz. A verdadeira “idade do sucesso” depende da nossa mentalidade e perspectiva em relação à vida!

dia mundial da criança

Versos e Ensaios

Na literatura brasileira, um autor em específico roubou os corações leitores com sua criatividade inconfundível e um mundo todo criado. Neste dia mundial da criança, aplausos para Monteiro Lobato!

É graças a ele que conhecemos a Emília, a Narizinho e o Pedrinho, a Cuca, o Rabicó, a Tia Nastácia e tantos outros moradores do melhor sítio de todos os tempos!

Sítio do Picapau Amarelo (Monteiro Lobato)

Lobato não criou apenas personagens e histórias, mas um universo inteiro também!

As primeiras histórias do sítio foram escritas em 1920, quando o autor lançou “A Menina do Narizinho Arrebitado”. Posteriormente, foi lançada a história “Reinações de Narizinho”, para que enfim toda a série do Sítio do Picapau Amarelo fosse criada.

No Sítio, os personagens - bastante incomuns e peculiares - vivenciam muitas aventuras, carregadas de aprendizado! A turminha toda vai até a Grécia Antiga, o espaço sideral, o reino das águas claras e a terra do nunca; onde descobrem muitas coisas e fortalecem seus laços de amizade.

Segundo Monteiro Lobato, o Sítio tem completa inspiração na própria infância do autor, que viveu com sua família em uma fazenda no interior de São Paulo. O escritor brasileiro é um grande exemplo do que é não poder retornar a infância, mas a preservar dentro de si durante toda a vida.

leitura para o dia mundial da criança

Faça você mesmo

Para finalizar, vamos deixar algumas dicas para que você coloque em prática desde esse dia mundial da criança, tudo o que refletiu hoje. Saiba como manter o docinho da infância sempre com você e esteja em constante aprendizado, como as crianças!

#1 Mantenha a cabeça aberta!

O primeiro passo para preservar sua parte criança dentro de si, é manter a mente disponível para novas descobertas - mesmo que fantasiosas! 

Como já te explicamos, a mente adulta não tem a mesma facilidade do que a mente das crianças, mas o que você pode fazer para simplificar esse processo é se livrar da ansiedade! Permita-se fugir da rotina e das tarefas desenfreadas do cotidiano...apenas respire!

Você vai ver que esse hábito deixará a sua mente muito mais clara e disponível.

#2 Adoce-se de vez em quando!

Estamos falando bastante de doçuras hoje, então, uma receita não poderia faltar!

O docinho que iremos te ensinar hoje vem direto do Sítio do Picapau Amarelo, um manjar criado pela Tia Nástácia para que a infância tenha um cheirinho gostoso e um sabor nostálgico.

Confira a receita do bolinho de chuva da Tia Nastácia, aqui!

#3 Mude sua perspectiva!

Na nossa opinião, a maior beleza em ser criança é olhar para as situações e circunstâncias da vida com inocência, ternura e curiosidade. Neste dia mundial da criança, deixamos um último conselho: mude seu modo de enxergar, transforme sua perspectiva!

A vida pode ser mais fácil, simples, gostosa e cheia de descobertas, você vai ver!

Afinal,

Se Monteiro Lobato estivesse aqui, ele diria que…

“A mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, simplifiquei-me.”