5 dicas para quem vai prestar concurso público em outra cidade

06/10/2020

A preparação deles requer dedicação, muito tempo de estudo completamente focado, formações e especializações para conseguir um diferencial, e é claro, um pensamento muito atualizado, em todos os sentidos. Estamos falando dos concurseiros! Junte tudo isso, e ainda considere aqueles que irão prestar concurso público em outra cidade. Se você é um deles, certamente há algumas coisas que você precisa levar como aprendizado e sugestões.

Para te ajudar – visto que sabemos que a vida de concurseiro já é bastante agitada – preparamos #5 dicas para quem irá prestar concurso público em outra cidade. Saiba as mais importantes informações sobre as mudanças por novo cargo, de que maneira viajar para outra cidade ou até mesmo outro estado, e outras dicas para levar em conta!

Passou no concurso público em outra cidade?

Você passou em um concurso público em outra cidade e ainda não sabe como planejar, como lidar e nem o que fazer primeiro?

Em primeiro lugar, comemore e se alegre bastante! Concursos públicos são oportunidades excelentes, e se você passou, esse é um grande motivo para te dar os “parabéns” e para se orgulhar. Sabemos que a sua carreira profissional vai alavancar a partir de agora!

Todavia, também sabemos que mudar de cidade pode ser um desafio, e uma novidade totalmente diferente. É por esse motivo que você deve organizar a sua mente e separar esse processo por etapas. Você verá que a mudança não é algo impossível e pode acontecer tranquilamente, contanto que você se mantenha determinado, dedicado e contando sempre com o apoio da família e dos amigos.

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

Acompanhe as dicas com a gente!

#1 Avalie as vantagens e as desvantagens!

Em primeiro lugar, é muito importante que antes de agir, você tenha um pensamento estratégico, bastante racional e analítico. Lembre-se que a etapa de pesquisas é indispensável.

Antes de se mudar de cidade para assumir o novo cargo, leve em conta quais são as vantagens e desvantagens da mudança. É claro que passar em um concurso público é excelente, mas observe se o cargo oferece a área de atuação que você desejava mesmo, e ainda se as condições da nova cidade te tornarão uma pessoa realizada – não somente profissionalmente – mas em todas as áreas!

Nessa fase, aceite orientação profissional, como psicólogos vocacionais e é claro, longas conversas com as pessoas que você ama. Todavia, tenha em mente que a decisão é puramente sua, por isso, antes de qualquer coisa, avalie o que você quer para o seu futuro.

Se você notar que vale a pena, não hesite em aceitar essa grande oportunidade! Mudar-se para outra cidade pode proporcionar benefícios gigantescos, e te dar uma bagagem significativa de conhecimentos.

Entretanto, se você notar que não era exatamente o que queria, está tudo bem também! 

A preparação para concursos leva em média 3 anos, e é um tempo necessário para a ampliação do aprendizado e para conquistar mais algumas especializações; lembre-se da prova de títulos!

Seja qual for o concurso, avaliar as vantagens e desvantagens é um passo muito importante, e você deve começar por ele.

#2 Planeje sua mudança!

Se você decidiu que o concurso em outra cidade é válido e uma experiência única, ficamos muito felizes por você!

A segunda etapa dessa jornada é planejar essa mudança, tendo em vista que você terá uma nova rotina e um novo estilo de vida.

Nesse planejamento, leve algumas áreas como essenciais de serem analisadas e devidamente planejadas, tais como as seguintes:

–   Moradia: onde irei morar?

–   Transporte: de que maneira realizarei meus deslocamentos?

–   Contas essenciais: luz, água e alimentação, eu posso pagar?

–   O dia da mudança: de que modo irei levar os meus pertences para a outra cidade?

As perguntas acima são muito importantes e não devem ser ignoradas. O concurso público em outra cidade foi um grande desafio vencido, mas você precisa estar consciente de que há diversas responsabilidades para cuidar. Por isso, planejar-se é essencial!

Além disso, planeje o que você vai levar também. Uma dica é fazer uma lista com todos os seus itens ideais, para dessa forma não se atrapalhar na hora de empacotar suas coisas para viajar.

#3 Remodele sua rotina!

Uma nova vida – completamente espetacular – está te esperando. Sendo assim, é importante que você remodele sua nova rotina, levando em consideração a duração de seu expediente, o tempo que você levará realizando os deslocamentos, a distância entre o local de trabalho até a sua nova residência, e todas as tarefas que você irá desempenhar.

Encare sua nova rotina como uma grande oportunidade de vida, mas não se esqueça do que realmente importa, como a companhia dos seus amigos e da sua família. Mantenha contato com as pessoas que te fazem bem!

Apesar do novo trabalho, se dê a liberdade de planejar seu lazer também! Saiba que o profissional mais realizado e feliz é aquele que sabe equilibrar sua vida no trabalho e sua vida pessoal.

Em uma nova cidade, há certamente diversas coisas para ver e para fazer…para aproveitar! Por isso, lembre-se de colocar em seu planner essas funções insubstituíveis: descansar e se divertir!

Aí vão 3 dicas rápidas para a sua nova rotina:

Leia bastante: ler é algo útil, mas também prazeroso! Por isso, para onde for, carregue livros. Segundo a Universidade Emory, dos EUA, um estudo revelou que ler impacta nosso cérebro como se estivéssemos vivenciando aqueles eventos em tempo real. Que tal inserir essa viagem fantasiosa na sua rotina também?

–   Pratique exercícios físicos: além de cuidar da sua saúde mental, cuide também da saúde física. Mudar-se por ter passado no concurso público em outra cidade traz uma agitação muito grande e a modificação de alguns hábitos também. Não se esqueça de manter o hábito de se exercitar; isso refletirá em seu desempenho no trabalho.

–   Regule seu sono: há quem diga que é extremamente difícil dormir fora de sua cama. Imagine em outra cidade ou em outro estado? Para tudo se tem um jeito! O importante é que você priorize ao menos 7 ou 8 horas de sono por noite, para que o seu corpo e a sua mente descansem devidamente.

Sua nova rotina, se bem planejada, será mais empolgante ainda!

#4 Conheça novas pessoas, novos lugares e novos estilos de vida!

Nossa última penúltima dica tem tudo a ver com o tema “mudanças”.

Veja o concurso público em outra cidade como uma oportunidade de ampliar seu círculo social, conhecer novas pessoas e desenvolver relacionamentos. Em seu trabalho, você terá novos colegas para trabalhar em conjunto, em seu bairro, novos vizinhos, e em todos os lugares que você for, novas pessoas para conversar.

A boa comunicação é uma habilidade que todo profissional qualificado deve ter, e tornar uma prioridade! Por isso, pratique ela em sua nova realidade e em seus novos ambientes.

–   Networking

Para finalizar, conhecer novas pessoas também é uma chance para fazer networking!

Isso nada mais é do que a troca de informações, conhecimentos, experiências e aprendizado mútuo em uma rede de contatos; ou seja, é crescer profissionalmente em conjunto. Quanto maior a sua rede de contatos, maior será a quantidade de conhecimento e melhores serão as futuras oportunidades.

ORGANIZE O SEU ESTUDO PARA CONCURSO DE FORMA PRÁTICA!

#5 Nunca pare de aprender!

Chegamos a nossa última dica, e com ela, queremos que você reflita em algo: passar em um concurso público em outra cidade é onde eu quero parar?

Sabemos que como um bom profissional, você objetiva desafios maiores sempre, não é mesmo? Por isso, leve em conta que o aprendizado nunca acaba, por isso, nunca pare de aprender!

Leve a sua mudança e o concurso público em outra cidade como uma experiência para novos aprendizados e experiências diferentes, buscando sempre ver por outra perspectiva.

Além disso, continuar estudando é algo extremamente válido também! A educação continuada é uma oportunidade ideal para quem deseja continuar crescendo profissionalmente, e não parar!

A UniBF oferece diversos cursos de pós-graduações, em muitas áreas, com esse mesmo intuito: dar a você a chance de continuar estudando e nunca parar de aprender!

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco, responderemos prontamente!

Quer falar conosco?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp  ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram





Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.