5 dicas poderosas para estudar online

14/07/2021

Estudar online vem se popularizando no Brasil e ganhou ainda mais projeção por conta da pandemia, visto que boa parte do que era presencial foi total ou parcialmente redirecionado para o ambiente da internet.

No ano de 2020, 46% dos estudantes ouvidos em uma pesquisa da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), relataram a preferência por ensino superior EAD. Em 2019, 63,2% (10.395.600) das vagas ofertadas foram na modalidade EAD (ensino a distância). Quando comparados com 2009, onde o número de estudantes em ensino a distância eram 330 mil, houve, em 10 anos, um crescimento de 379% nessa forma de ensino. 

Esses números indicam que se você já teve contato com a educação online, está dentro das estatísticas, entretanto, se ainda não teve, certamente terá. 

Também mostram que se havia algum temor quanto à metodologia, estilo e dificuldades do aprendizado online, eles ficaram para trás: é um novo tempo que atende a um público cada vez mais conectado e você faz parte dessa mudança.

Por isso, você deve deixar as incertezas de lado, abraçar o novo e roteirizar sua rotina de estudos tendo como base esse “novo normal”. 

E para te ajudar, a UniBF preparou 5 dicas preciosas para estudar online de maneira eficiente. Então, se prepare porque você vai subir academicamente como um foguete e, assim, alcançar as melhores posições profissionais.

Vem com a gente! 

ORGANIZE O SEU ESTUDO PARA CONCURSO DE FORMA PRÁTICA!

Tenha disciplina para estudar online

Você deve compreender que estudar online significa que a aquisição de conhecimento é, basicamente, uma iniciativa autônoma. Basicamente, esses são os passos para um curso de especialização a distância: 

  • Escolher o curso; 
  • Contratar o curso com a instituição; 
  • Baixar a grade;
  • Baixar o livro das disciplinas e materiais de apoio;
  • Assistir às videoaulas no tempo que você mesmo determinar;
  • Fazer as provas dentro do prazo.

Para dar conta, você precisa de disciplina, ou seja, deverá roteirizar seu tempo de estudo. 

Lembrando que você pode seguir um curso que tenha mais relações com suas habilidades pessoais e outras que podem ser desenvolvidas. Além disso, vale a pena também dar uma checada nas profissões em alta no mercado. 

Ajuste o ambiente 

Para que você obtenha o melhor desempenho possível em sua roteirização de estudos, deverá adequar seu ambiente, ou seja, se o cantinho escolhido é seu quarto, que tal comprar uma pequena escrivaninha e cadeira confortável para, ali, fazer seus estudos?

Também é importante ter uma iluminação adequada, pois excesso de luz pode deixar você desfocado, enquanto que a falta de luz pode deixá-lo sonolento. O ideal é uma luminária de mesa que vai jogar a luz exatamente em cima do objeto de estudo, levando a mente ao entendimento que deve focar ali.

Em relação ao ajuste da disciplina, acontece que se você é estudante online de primeira viagem, talvez a roteirização inicial não dê muito certo. Desta forma, será preciso corrigir de maneira que seja mais conveniente.

Na prática, significa que você deve criar seus próprios hábitos e ambiente de estudo, ver o que funciona para si e, especialmente, colocar em prática.

Saia das telas 

Estamos vivendo a era das múltiplas telas, ou seja, uma pessoa tem seu computador pessoal, celular, tablet e acaba deixando tudo ligado e transmitindo ao mesmo tempo, em atividades diferentes. 

Por conta disso, no seu horário de estudo você deve lutar contra essa tendência para colocar toda sua energia e concentração exclusivamente nas leituras, videoaulas e exercícios.

Dependendo da sua idade, você talvez já tenha nascido na era da conectividade e vai dizer para si que consegue acompanhar mais de uma narrativa ao mesmo tempo. Porém, por mais habilidade que se tenha, sempre haverá pontos de dispersão e, assim, corre o risco de deixar algo importante passar despercebido.

Então, desconecte-se das telas e não fique alternando com as abas de redes sociais enquanto estuda. Faça um acordo com você mesmo de apenas estudar naquele tempo e siga. 

Faça anotações

Uma das iniciativas mais importantes para uma rotina adequada para estudar online, é a anotação. Isso porque anotar é reforçar o aprendizado por meio de um segundo registro, ou seja, é dar ênfase, é reforçar o conceito, a fórmula etc.

Então, desenvolva sua autoconfiança e também sua autoestima, elas lhe ajudarão entretanto, não despreze as pequenas coisas como o ato de fazer anotações.

Acontece que, por estarmos cercados de pequenos computadores, como os smartphones, a gente vai desaprendendo a memorizar. Assim, esquecemos senhas, fórmulas, contas básicas, nomes, datas e por aí vai.

Por isso, a medicina recomenda que se estimule a memória por meio da leitura, mas também da escrita, e a anotação faz parte desta última. Então, na hora de estudar online, já sabe: anote tudo!

Faça listas

Outro conceito importante para performar bem ao estudar online, é fazer listas. Sim, de certa maneira, quando dizemos para roteirizar, estamos dizendo, basicamente, que você deve fazer listas.

A iniciativa é tão importante que ela está inserida no mundo corporativo por meio de um caderno que é trocado anualmente: a agenda.

Pois é, a boa e velha agenda é uma lista de afazeres futuros como uma ida ao dentista daqui duas semanas, bem como checar se uma reunião de trabalho pode ocorrer na próxima terça, às 15h, caso o dia e horário estejam livres na sua pauta.

E com a tecnologia às mãos, não é preciso andar por aí com uma agenda física, caso não queira. É possível fazer sua lista de afazeres em agenda no celular, com a opção de que elas liguem um alerta na hora de cada tarefa a ser feita. Assim, você aproveita para fazer também uma gestão do seu tempo. 

Estudar online é realmente mais fácil do que parece. Colocando essas dicas em prática, é possível organizar uma rotina de estudos eficaz, ou seja, aquela onde você tem atenção plena no estudo por um período de tempo controlado. 

No caso de uma pós-graduação, a UniBF tem cursos intensivos. Isto é, o foco das disciplinas e o tempo de duração das aulas, já fornecem ao aluno uma duração de tempo menor do que muitos outros cursos de pós-graduação. Com a contratação de um curso intensivo, as nossas dicas para estudar online são colocadas de forma mais fácil ainda!

Se você quer conversar mais sobre algum curso de pós-graduação da UniBF, faça aqui sua pré-inscrição! 

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.