Pós-graduação: 5 dúvidas frequentes

15/02/2021

Quando mencionamos uma pós-graduação, diversos questionamentos surgem. Isso é normal, tendo em vista que essa é uma modalidade que – apesar de existente há bastante tempo – possui seus benefícios pouco explorados.

Por conta disso, diversos profissionais não sabem como otimizar sua carreira e nem como multiplicar seus campos de atuação. E, dessa forma, permanecem em um mesmo lugar por anos.

A pós-graduação é uma possibilidade dentro do ensino superior. A finalidade é capacitar o profissional à atuação de diferenciadas funções, muito mais aprofundadas se em comparação aos alunos que só possuem graduação.

É justamente por isso, inclusive, que as pós também são chamadas de “especializações”, tendo em vista seu propósito fundamental: especializar pessoas em campos de conhecimento que elas queiram se inserir.

No presente artigo, vamos explanar algumas das principais dúvidas sobre as pós-graduações, bem como iremos explicar dinamicamente como essa modalidade funciona e de que maneira ela pode te beneficiar.

Acompanhe conosco e tire essas 5 dúvidas que separamos.

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

1 – Quem pode fazer?

A pergunta mais frequente relacionada à pós-graduação diz respeito ao público-alvo dessa metodologia de curso.

Apesar de muitos saberem que as pós são voltadas para profissionais que ambicionam crescimento e diferenciação, nem todos possuem o conhecimento exato de quem pode realizá-las.

De forma geral, as especializações podem ser realizadas por pessoas que já possuem uma graduação concluída, ou seja, que já colaram o grau no primeiro estágio do ensino superior.

Sendo assim, não é possível fazer uma pós sem antes ter finalizado um curso na faculdade, seja ele nas modalidades de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Pode-se afirmar, ainda, que o público-alvo ideal é formado por indivíduos que desejam subir na carreira, isto é, visam um futuro excelente e com propósito, atrelados ao seu campo de conhecimento.

É imprescindível que o pós-graduando tenha interesse em se aprofundar na área que escolheu, para que tanto o período de estudo quanto o exercício da profissão sejam prazerosos e eficientes.

2 – Em quanto tempo é possível concluir uma pós-graduação?

Outra questão bastante perguntada tem relação ao período de tempo que se leva para concluir uma pós-graduação.

Em suma, a duração de um curso de especialização varia muito da instituição que o oferece, visto que existem variáveis que influenciam diretamente nisso.

Neste sentido, alguns centros de estudo optam por metodologias que vão de encontro aos seus princípios, valores e visão, ao passo que outros escolhem métodos mais tradicionais, existentes desde a consolidação do ensino superior.

No caso da UniBF, temos alguns princípios que regem as nossas oportunidades de pós-graduação, inserida na modalidade da educação à distância (EaD) totalmente online. São eles:

  • Acessibilidade de qualquer lugar do Brasil: a intenção é alcançar todos os profissionais, independente de sua localização;
  • Dinamicidade de metodologia: pode ser alcançada por meio da variedade de meios de estudo, como as tutorias educacionais, vídeo aulas e disponibilidade de biblioteca virtual;
  • Flexibilidade de acordo com o cotidiano de cada aluno: por ser totalmente online, os cursos de pós da UniBF possibilitam que o profissional se capacite quando tiver viabilidade, de acordo com a rotina;
  • Qualidade e aprofundamento dos conteúdos: como a instituição é conceituada e reconhecida pelo MEC, os cursos de pós possuem conceito 4, o que demonstra e comprova a riqueza e densidade dos conteúdos ministrados nas aulas.

Por conta desses critérios, a metodologia da UniBF é eficiente e aprofundada, determinando assim um ótimo período de conclusão do curso: a partir de 4 meses! Dessa forma, você não precisa esperar muito para se lançar ao mercado de trabalho ou para realocar sua área de atuação.

3 – A pós-graduação precisa ser presencial?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o curso à distância (EaD) possui a mesma qualidade do que os cursos presenciais, tendo em vista que a validade se dá por meio do diploma, não da metodologia de ensino.

Portanto, para realizar uma especialização e crescer muito em sua carreira, não precisa ser presencial.

Hoje, é de conhecimento geral que a educação à distância é apenas mais uma forma de adquirir conhecimento e dar uma formação ao profissional que ambiciona melhorias em seu trabalho, de forma dinâmica e flexível, segundo as suas necessidades.

Sendo assim, a pós online não pode ser considerada inferior à pós presencial.

Além disso, vale ressaltar que todas as formas pelas quais o ensino é repassado são embasadas com o intuito de proporcionar a melhor qualidade de aprendizagem possível; é justamente por isso que são múltiplas as plataformas nos cursos da UniBF, como já citamos algumas.

Por ser totalmente online, até mesmo as provas do curso de especialização podem ser realizadas em ambiente virtual, no lugar que você desejar – e tiver disponibilidade.

4 – Por que a pós é importante?

Como você já deve ter percebido até aqui, a importância da pós-graduação é muito grande, já que suas consequências são completamente benéficas para o profissional que a realiza.

Além da diversidade de novas possibilidades que esse curso abre para o profissional, a abundância em conhecimento também é um grande diferencial.

Como as especializações são baseadas nas demandas do mundo atual, todos os conteúdos são os mais atualizados possíveis, visando a capacitação integral do aluno que irá trabalhar em mundo globalizado e com necessidades também novas.

Portanto, a pós-graduação se torna essencial para suprir algumas características que todo profissional competente – e do “futuro” – precisa ter:

  • Flexibilidade segundo as novas necessidades da sociedade e dos setores do mercado;
  • Conhecimento abrangente e aprofundado segundo a sua área;
  • Disponibilidade para atender os receptores do seu trabalho de forma humanizada;
  • Potencial de evolução e agregação de cada vez mais conhecimento;
  • Ambição por uma carreira estável e consolidada;
  • Desejo por crescimento e melhor remuneração.

Em síntese, todos esses aspectos podem ser alcançados por meio de uma pós-graduação de qualidade, a qual irá te preparar para as demandas mais atuais.

5 – Será que existe uma pós-graduação na minha área?

Para finalizar, nossa resposta é, sem sombra de dúvidas, sim! Certamente existe – não só uma – mas várias pós-graduações na sua área de conhecimento.

A UniBF oferece mais de 1000 cursos para você, inseridos nos mais diferenciados nichos de conhecimento.

Você pode conferir todas as nossas áreas abaixo:

  • Auditoria e Contabilidade
  • Direito
  • Educação
  • Engenharia
  • Enfermagem
  • Gestão e Negócios
  • Gestão Pública
  • Logística
  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Meio Ambiente
  • Odontologia
  • Saúde
  • Serviço Social
  • MBA
  • Marketing
  • Psicologia
  • Recursos Humanos
  • Tecnologia da Informação

Para saber mais e conhecer as disciplinas e o funcionamento do curso que você deseja, fale agora mesmo com um dos nossos consultores educacionais, é só entrar em contato conosco!

Entre em contato conosco através do nosso Chat Online aqui no nosso site; pelo WhatsApp , ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.