Como criar um bom perfil no LinkedIn?

23/03/2020

O LinkedIn é a rede social focada em negócios. Com 600 milhões de usuários pelo mundo e presente em mais de 200 países, é a melhor opção para quem quer visibilidade profissional.

A rede reúne grandes gestores, empresários, recrutadores, estudantes, além de dicas de carreira e pesquisas. Ou seja, ter uma conta na plataforma possibilita contato com parceiros, colegas de trabalho, futuros empregadores e novas oportunidades de trabalho.

De acordo com informações do LinkedIn, o Brasil está na terceira posição entre o país com mais usuários (aproximadamente 30 milhões), ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Com todos esses dados, não tem como ficar de fora da rede, não é mesmo? Mas é preciso cuidado com o que publica e com a imagem transmitida.

Para isso, separamos 6 dicas de como ter um bom perfil e como utilizar a rede da melhor forma:

Uso de fotos e imagens apropriadas

Aquela famosa frase “a primeira impressão é a que fica”, é levada a sério no LinkedIn. Por isso, escolha a sua melhor foto, mas não as que você está viajando e em festas, que são postadas nas outras redes.

Opte por fotos mais sérias, com fundo neutro e também com qualidade na resolução.

A imagem de capa também é importante. Então, escolha uma foto que tem a ver com você, com a sua profissão ou com a área que atua.

Criação de um bom resumo

O resumo do seu perfil é uma parte muito importante, já que é onde as pessoas que entrarem vão bater o olho no primeiro momento. Por isso, coloque suas melhores informações e experiências marcantes.

Esta área, na plataforma, permite mais flexibilidade e a publicação de mais detalhes do que em um currículo normal, por exemplo, mas cuidado com exageros.

Fale brevemente sobre a sua formação, sua área de trabalho, experiência, interesses e motivações. Citar projetos e atividades voluntárias também é uma boa neste espaço.

Perfil completo e atualizado

 Formação

Segundo o próprio LinkedIn, os perfis completos ganham 21x mais visualizações, 36x mais mensagens e 9x mais pedidos de conexão. Dessa forma, é essencial publicar em todos os campos e colocar todas as suas informações profissionais na plataforma.

Na aba sobre a sua formação, publique os cursos que já fez e que estão em andamento. Não deixe de acrescentar atividades como empresa júnior, diretório acadêmico, representante de turma, prêmios, publicações acadêmicas e outros detalhes que chamam a atenção em cada curso que concluiu.

Deixe claro também a sua fluência em idiomas.

Experiência

Conte em detalhes quais atividades já realizou em seus trabalhos e quais exerce atualmente. Isso pode ser um ponto crucial para um recrutador ou gestor te achar na rede e se interessar pelo seu trabalho.

Além disso, também publique sobre vivências no exterior. Adicionar links com arquivos de projetos, estudos e apresentações que mostrem suas realizações onde trabalha pode prender ainda mais a atenção de recrutadores. Essa ação é importante para criar o seu portfólio na rede.

Não deixe de preencher a aba “habilidades”, além de utilizar boas palavras-chaves, isso complementa o perfil e possibilita encontrar vagas na sua área.

Publicações com conteúdo

O LinkedIn é muito mais que um “currículo online”. Por isso, não basta criar um perfil, é necessário postar conteúdo e compartilhar novidades. Então, dedique um tempo para fazer posts de qualidade na rede.

Poste sobre reuniões, cursos, workshops, premiações e palestras que participa. Isso faz que com você tenha presença online na comunidade profissional.

Posts motivacionais, dicas, novidades, dados úteis da sua área e conteúdos sobre a empresa em que trabalha também são uma boa pedida para a rede.

Links de sites com informações relevantes e artigos da sua área podem ser repostados junto com um comentário ou opinião sobre o assunto.

Quanto mais você publicar, mais os seus posts aparecerão no feed das suas conexões. Isso significa que é importante estar sempre antenado nas novidades, engajado nos posts e desfrutar de todos os benefícios da rede. Tenha uma dedicação diária com ela.

Atenção com as conexões e recomendações

Nas outras redes sociais, adicionamos “amigos”, já no LinkedIn, são conexões. É necessário não se preocupar apenas com a quantidade delas, mas sim com a qualidade.

Por isso, busque se conectar com colegas de trabalho, antigos colegas de sala e de trabalho, profissionais da sua área e pessoas que você admira profissionalmente.

Recomendações no perfil são sempre bem-vindas. Escreva para colegas, antigos parceiros e peça para te enviarem também. Boas referências dão um up no perfil.

Seja ativo nos grupos e publicações

A rede possibilita que você participe de grupos. Seja ativo nos da sua área. É uma ótima oportunidade para você conhecer novas pessoas e ser reconhecido por elas também.

Interagir com pessoas com os mesmos interesses e áreas de formação e de trabalho podem render bons frutos. Por isso, faça comentários e reaja aos posts nos grupos.

Tire um tempo também para curtir e comentar posts das suas conexões no seu feed. Isso pode incentivar que eles comentem as suas publicações e também aproxima vocês.

Tome cuidado com o que comenta e o que impõe. Brigas e discussões desnecessárias podem ser evitadas na rede.

Essas são algumas dicas para montar um bom perfil, utilizar a rede da melhor forma e avançar na carreira.

Não se esqueça de sempre continuar ativo. Fazer cursos para enriquecer o seu currículo e o perfil são ótimas iniciativas.

O conhecimento e a bagagem das experiências acadêmicas são essenciais. Atualizações são necessárias, já que o mercado de trabalho está sempre mudando.

A tecnologia possibilita o estudo á distancia e oportuniza a necessidade de prosseguir estudando, conectando áreas e agregando conhecimento.

Estude na UniBF:

A UniBF tem o compromisso de te mostrar os melhores caminhos para um futuro promissor. Por isso, conheça as nossas pós-graduações! São mais de 800 opções de cursos de pós, intensivas e totalmente online.

Oferecemos cursos nas áreas de educação, gestão, saúde, engenharia, direito, arte, entre muitas outras! Visite o nosso site e confira o seu curso desejado e sua grade curricular. Escolha o seu caminho para se tornar um profissional do futuro com a gente!

Quer falar conosco?

Entre em contato através do chat online aqui no nosso site, pelo WhatsApp ou nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.