Por que o mercado de trabalho exige uma especialização?

03/08/2022

Profissionais com especializações possuem um conhecimento mais aprofundado em determinadas áreas. Além disso, demonstram um perfil interessado em estar sempre atualizado com as tendências do mercado. Esses fatores chamam a atenção de quem está em busca de um bom profissional, pois certamente vão gerar bons resultados para a organização. Continue lendo e saiba porque o mercado de trabalho exige uma especialização e quais as vantagens de cursar uma.

Cursar MBA ou Pós-Graduação normal?

Antes de decidir, é bom saber do que se trata e as diferenças entre eles – que não são muitas. 

Enquanto o curso de MBA (Master Business Administration) se trata de uma Pós-Graduação Lato Sensu voltada para a área da Administração, a Pós-Graduação Lato Sensu normal é voltada a uma especialização em determinada área. Sendo assim, se você busca uma formação mais executiva, o MBA é a escolha ideal. Agora, se está pensando em se aprofundar sobre um assunto específico para ter esse diferencial no seu currículo, uma Pós-Graduação focada na área é perfeita para você!

Como cursar uma especialização?

Para estar apto a cursar uma Pós-Graduação, basta possuir um diploma de nível superior. Sendo assim, são válidos diplomas de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo. Portanto, vale destacar que cursos técnicos, não sendo de ensino superior, não são considerados cursos de Graduação e, assim, não se qualificam enquanto formação de nível superior para habilitar o estudante a cursar uma Pós-Graduação.

Posso cursar uma especialização em uma área diferente da minha Graduação?

Sim! Mas a responsável por validar essa etapa será a instituição de ensino em que você demonstrar interesse em cursar a Pós-Graduação. Sendo assim, tenha claro qual o seu objetivo com o curso de Pós-Graduação e se ele fará sentido na carreira que você quer seguir. Se esse for o seu caso, não há dúvidas de que esse certificado fará diferença dentro da sua área. Porém, é importante observar que, em determinados casos, é possível fazer um curso de Pós-Graduação em uma área diferente da sua primeira formação, mas ela limita a sua atuação no mercado. Podemos citar aqui o exemplo já destacado neste blog anteriormente. 

Se um profissional graduado em Jornalismo desejar fazer uma Pós-Graduação em Direito, ele pode, já que todo o conhecimento adquirido no curso será de grande valia dentro da sua rotina profissional. Porém, isso não significa que ele poderá atuar como advogado, por exemplo, já que nesse caso seria necessário possuir Graduação em Direito e aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Vantagens de cursar uma especialização

1) Se aprofundar em uma área de seu interesse

Se durante a Graduação você se interessou em algum assunto específico, o curso de Pós-Graduação é o momento ideal para se aprofundar nesse tema. Um curso de especialização permite que o profissional esteja capacitado de maneira aprofundada na sua área e, consequentemente, ganhe destaque por isso. Nada melhor do que ser reconhecido atuando com o que você mais curte fazer, né?!

2) Aumentar as chances de ser promovido

Um profissional que está sempre em busca de conhecimento certamente terá mais reconhecimento profissional, já que demonstra preocupação em estar sempre atualizado para entregar um trabalho de qualidade e que faça a diferença. Por isso, investir em um curso de especialização é tão importante para o rumo que a sua carreira vai seguir.

3) Ter um currículo mais completo

Um curso de Pós-Graduação possibilita que o profissional explore outros segmentos além da sua formação. Se a sua primeira formação foi em Ciências Contábeis e você sempre trabalhou na área administrativa, mas quer mudar de carreira e vivenciar outras práticas dentro da área contábil, o ideal seria fazer uma especialização em Direito Tributário em Contabilidade ou Auditoria e Perícia Contábil, por exemplo. Dessa forma, você consegue ampliar o seu conhecimento e as possibilidades de atuação dentro da área da contabilidade.

4) Mais oportunidades de crescimento profissional

O mercado de trabalho está em constante evolução e em busca de profissionais capacitados que atendam às suas necessidades. Por isso, um certificado de Pós-Graduação certamente aumenta as suas chances de conseguir um bom emprego dentro de um setor mais competitivo. Além disso, possibilita que você participe de concursos públicos e saia na frente da concorrência na prova de títulos, conquistando assim a tão sonhada estabilidade financeira.

5) Criar habilidades que somente um curso de especialização proporciona 

Existem habilidades que apenas um curso de Pós-Graduação vai te ensinar. Já que, diferente de um curso de Graduação que tem uma visão mais ampla de cada tópico, a especialização vai abordar um tópico específico e, assim, fazendo com que você saiba sobre o assunto com excelência. 

Estude na UniBF

Quando se trata de Pós-Graduação na UniBF, o céu é o limite! Temos mais de 1.200 opções de cursos de especialização de qualidade para você se tornar um profissional ainda mais preparado para o mercado de trabalho. Além disso, você estuda 100% online, de onde e quando quiser, no seu ritmo. E tem mais! Na UniBF você tem a possibilidade de concluir seu curso de Pós-Graduação a partir de 4 meses. É muita agilidade para você sair na frente.

Fale com um consultor educacional pelo WhatsApp e conclua a sua matrícula. 😉

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.