Como fazer um plano de carreira

27/07/2021

O plano de carreira é fundamental e pode resolver grandes anseios de pessoas que têm sonhos na vida pessoal e profissional, e não conseguem ainda encontrar uma solução. Ou seja, ele serve para colocar em prática os passos necessários para alcançar objetivos maiores. 

Esse planejamento é adequado para os profissionais que se sentem perdidos e estagnados na vida profissional, chegaram em um estado de desânimo e precisam de um novo desafio e mais motivação. Pois, o planejamento de carreira costuma ser muito visual e ter passo a passo, o que ajuda com que o profissional crie uma automotivação para atingir as metas do seu plano. 

Se você quer ver sua carreira decolar, siga os passos abaixo e comece a transformação da sua! 

Faça uma avaliação pessoal

Faça uma avaliação pessoal de forma bem detalhada e honesta, pois esse passo é fundamental para orientar suas próximas ações. A melhor forma, é anotar, em uma folha ou no computador, seus avanços profissionais e aquisições de bens e sonhos pessoais que vieram graças aos seus ganhos financeiros. 

Ou seja, trace uma linha do tempo, de onde você está profissionalmente e como chegou até aí. E não se culpe por não ter alcançado tanto quanto quis. Lembre-se que é justamente por isso que está fazendo um plano de carreira!

Estabeleça um objetivo profissional

Agora que você já tem claramente o seu progresso, é hora de começar a traçar os seus objetivos. Afinal, sem escolher o seu destino, não há como traçar uma rota para chegar lá! 

Então, defina qual é o cargo que você pode ocupar em um prazo curto de tempo, como menos de um ano. Tenha em mente as pessoas que você conhece, cursos que pode fazer para alcançar esse cargo. Ou seja, coloque no papel somente um ou dois cargos, que for possível, com seu esforço, chegar lá. 

Atente-se aos requisitos do futuro cargo

Pesquise quais as atividades da profissão que será seu objetivo e veja se você tem as habilidades, ou pode desenvolvê-las e se está disposto a aceitar as responsabilidades com a nova futura posição. 

Faça uma lista com o que o mercado exige dessa profissão. Por exemplo;

  • Qual a graduação necessária; 
  • Domínio de idiomas; 
  • Se é necessário pós-graduação e quais; 
  • Experiência em outras funções e atividades; 
  • Concurso público que precisa prestar. 

Desdobre seu objetivo em metas

Chegou a hora do momento mais decisivo do seu planejamento: transformar intenções em ações! Pegue a lista do item anterior e vá em busca de cada requisito que precisa alcançar. Escreva o que é necessário fazer para atingir esse objetivo. 

Por exemplo, se você precisa dominar o inglês para ocupar o cargo, já coloque ali que vai “fazer a matrícula em uma escola de idiomas”. Se precisa fazer um curso rápido para uma nova habilidade na profissão, invista nisso! 

Faça isso com todos os requisitos e não se esqueça de estabelecer um prazo para começar e terminar.

Defina a progressão das etapas

Estabeleça uma ordem para cumprir as suas metas. Em alguns casos, essa progressão é um pouco óbvia. Ninguém pode, por exemplo, fazer uma pós-graduação antes de terminar a faculdade. Já em outras situações, existe a opção de escolha, como a conquista de outras certificações. 

Deve-se estabelecer uma ordem de forma estratégica. Comece com aqueles cursos que são indispensáveis para a posição que você deseja. Analise sempre o impacto daquele certificado para sua carreira, tanto imediatamente quanto em médio e longo prazo.

Busque as melhores alternativas

Para cumprir cada um desses requisitos, com certeza existe uma série de opções. Busque as melhores alternativas para cumprir os requisitos que seu objetivo de carreira exige.

Vamos supor, por exemplo, que para chegar ao próximo degrau do seu plano você precisa fazer uma pós-graduação. Mas, se sua rotina e dinheiro não permitem o deslocamento e o tempo para finalização, você pode investir em um curso de especialização EAD, que será ideal para que você estude no seu horário. 

Procurando um curso à distância, também é importante notar o formato dele. Caso ele exija aula presencial em um horário que talvez você perca por ficar no trânsito após o trabalho, talvez seja melhor um que tenha vídeo aulas já gravadas e material de apoio disponível. 

Assim, você pode estudar no momento em que está de fato disponível para o estudo. Seja às 20h ou às 00h. Encontre uma alternativa que cabe na rotina que você já tem. 

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

Programe sua rotina

Em um mercado competitivo, para crescer profissionalmente, é preciso saber que uma educação continuada vai fazer toda a diferença no momento de elaborar o seu plano de carreira. Por isso, reserve algumas horas do seu dia ou semana para se dedicar aos estudos. 

Coloque essa atividade na sua agenda, criando assim uma rotina nova, com a inclusão de estudos e tenha disciplina para cumpri-la. Quem não tem esse foco acaba empurrando as tarefas para frente e pode comprometer tanto a conclusão do curso quanto a qualidade da formação — e por consequência, atrasar mais ainda o seu sucesso profissional! 

Avalie seu progresso

De tempos em tempos, olhe seu plano de carreira e avalie seu progresso. Verifique se está conseguindo atingir as metas no período estabelecido ou se está atrasando. Você pode adaptá-lo e alterar algumas datas, porém, tente fazer isso o mínimo possível.

Emergências acontecem na vida de todo mundo e precisamos ser flexíveis, contudo, fique atento para não ceder também à procrastinação. Assim, aprenda a estudar online. 

Entenda que fazer um plano de carreira é um compromisso consigo, e não com uma empresa em que já trabalha. Ele é sobre olhar para si como uma pessoa com sonhos e com senso de merecimento. E, por ter esse senso de merecimento, ir atrás de se desenvolver como pessoa e como profissional, para atingir seus maiores objetivos.

Assim, podemos concluir que o caminho do sucesso envolve planejamento e ação. Construir esse plano é muito importante para iniciar essas mudanças, mas o que você vai fazer depois dele — as medidas concretas para transformar seu sonho em realidade — é que vão definir seu futuro!

Assim que seguir nossos passos para fazer um plano de carreira, lembre-se de fazer sua pré-inscrição em uma especialização, e assim, colocar em prática suas metas! 

Faça aqui sua inscrição em um curso. 

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.