Carreira profissional: 7 dicas para decolar a sua

01/06/2021

Decolar a carreira profissional exige atitude. Mesmo quando se engata a marcha certa, é preciso saber equilibrar a velocidade para, assim, se manter competitivo no mercado de trabalho. E essa manutenção se dá por meio de novos conhecimentos ou reciclagem constante.

No mundo contemporâneo, onde temos tantos conhecimentos sendo passados pela internet, pode até surgir pessoas que acreditam que especializações não são mais necessárias. Esse é um pensamento extremamente errôneo, que tudo o que faz, é travar a carreira. A consequência é um profissional defasado, que não acompanha o mercado, e corre o risco de ser desligado, muitas vezes, em momentos críticos da vida, financeiramente.

Por isso, de quando em quando, vale a pena olhar para o futuro, analisar o cenário em que está e tomar uma iniciativa para, por meio dela, se manter atrativo para a empresa em que trabalha e para o mercado de trabalho como um todo.

Listamos algumas dicas que podem ajudar você a se manter competitivo e fazer sua carreira profissional decolar!

1. Aprimore seus conhecimentos

Impossível não ligar sucesso na carreira com mais estudos feitos. Então, busque novas formações, sejam elas uma nova graduação, pós, MBA, ou apenas cursos de reciclagem nas áreas que você já atua e nos sistemas que opera.

Às vezes, seu cargo exige conhecimento em planilhas, por exemplo, mas você sabe que não domina essa ferramenta. Pois bem, aí está uma área que precisa de reforço. Se você não sabe por onde começar, pode começar dando pequenos passos na sua própria rotina de trabalho.

2. Invista em suas habilidades pessoais

Existe uma política em muitas empresas, onde pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas e conhecimentos, mas dispensadas por questões relacionais. Faça disso um desafio e busque aprender a se relacionar. Invista em um curso que aprimore suas dinâmicas em grupo.

Profissionais que se relacionam bem se “vendem” bem para o mercado. Geralmente, costumam ser lembrados e indicados para cargos mais elevados. Este é um dos caminhos do crescimento!

3. Comunique-se com eficiência

Embora os especialistas insistam em dizer que estamos vivendo a era da informação, isso não significa que a maioria das pessoas saiba se comunicar. Por isso, se você reconhece que tem boas ideias, mas não sabe transmiti-las, aí está um campo que precisa ser trabalhado, forjado, reforçado. Como falamos anteriormente, saber se relacionar com pessoas no ambiente de trabalho, é de suma importância para a carreira profissional.

Já dizia o velho guerreiro Chacrinha: quem não se comunica, se trumbica. Pense nisso!

4. Tenha um perfil empreendedor e saiba negociar

Empreender e negociar é uma das demandas do mundo contemporâneo, quando a autonomia dos empregados cresce em relação a décadas atrás. Por isso, mesmo na condição de funcionário CLT, é preciso saber negociar posição, salário e atribuições.

Para decolar a sua carreira profissional, você precisa mostrar que tem habilidades e conhecimentos teóricos e práticos que levam a ter empreendedorismo, compreender o mercado, a posição da empresa e as necessidades de aprimoramentos dos processos internos.

Veja algumas sugestões para colocar em prática hoje mesmo no seu ambiente de trabalho.

Esteja aberto para se adaptar ou para inovar

Não há o menor problema em não ser um profissional muito inovador. Porém, o problema está em não ser uma pessoa com a mente aberta para a inovação. Afinal, o mundo passa por mudanças frequentemente. Por isso, as atividades profissionais também estão em evolução. Assim, é necessário se adaptar para não ser considerado pela empresa como alguém que não acompanhou os processos de atualização.

Invista em você

Lembre-se: você é o maior interessado no seu bem-estar profissional e social. Por isso, qualquer investimento deve partir de você mesmo. Caso a empresa tenha programas, incentivos e recursos disponíveis, ótimo! Mas, se este não for o caso, não espere por ninguém, e crie você mesmo seus objetivos de crescimento pessoal, interpessoal e profissional.

Faça networking

Fazer networking é criar uma rede de relacionamento. Portas são abertas por pessoas. Socialize, converse, demonstre interesse, pergunte, se ofereça, sorria. São atitudes simples que podem potencializar sua carreira profissional.

Entenda que ser bom no que faz não é suficiente para chegar lá. Existe uma gama de habilidades que podem e devem ser usados em seu favor. E não apenas isso, mas a falta de uma delas pode ser determinante para que a empresa efetive uma promoção.

Aliás, você já fez um exercício de empatia e se colocou no lugar do recrutador, do encarregado ou do dono da empresa onde trabalha? Faça aí, agora, este exercício tendo como alvo a sua própria promoção. Anote aquilo que você considera seus pontos forte e fracos. Anote o que te faria conceder ou negar a sua própria promoção. Depois, leia com atenção e busque atender aquilo que você extraiu desse simples exercício.

Fazer a sua carreira profissional decolar, é possível, pode ser acessível e precisa ser um planejamento sério, pensado no seu benefício a longo prazo na vida.

Estamos aqui para ajuda-lo a encontrar os melhores cursos para o seu sucesso profissional.

Fala com a gente!

icon icon icon icon

Nossos contatos

E-mail
icone contato@unibf.com.br

Cadastre seu e-mail

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.