O que é a pós-graduação em Direito Administrativo?

05/11/2019

A Administração Pública é um assunto importante e que afeta a sociedade como um todo. A execução correta de atividades depende de regras e definições previstas por lei. Então, fazer uma pós-graduação em Direito Administrativo permite explorar, em detalhes, esses temas.

Quem se capacita tem a chance de atuar como um advogado especialista no assunto. Assim, é possível garantir a aplicação da lei, fiscalizar a atividade pública e orientar sobre as decisões. Em última análise, é um jeito de obter resultados melhores para todos, já que o impacto é coletivo.

Ficou interessado nessa alternativa? Então, saiba mais sobre a pós-graduação em Direito Administrativo e veja como ela pode ajudar o seu currículo!

Qual a importância do Direito Administrativo?

De maneira simples, esse setor do Direito é voltado para a Administração Pública e suas características. Ele prevê as principais regras e regulamenta funções específicas. Há as normas de conduta dos servidores, as possíveis punições e as formas de controle para o cumprimento das diretrizes.

Por causa disso, ele é essencial para todos. É graças a esse conjunto de definições que é possível obter transparência, eficiência e impessoalidade na gestão pública. Isso traz impactos positivos e garante uma atuação muito mais eficaz e direcionada para os interesses da sociedade.

O Direito Administrativo também é indispensável para a elaboração de políticas públicas, implementação de mudanças e parcerias de diversos tipos. É graças a ele que há normas para o uso dos recursos e tomada de decisões segundo o bem coletivo.

Por que se especializar em Direito Administrativo?

Com o crescente interesse no combate à corrupção e com a necessidade de modernizar o Estado, o Direito Administrativo ganha destaque em relação aos outros ramos jurídicos. Com uma boa capacitação, é possível aproveitar esse movimento e explorar as melhores alternativas.

Também é um segmento versátil e com dezenas de caminhos de atuação. Ao fazer uma pós-graduação em Direito Administrativo, não faltam rumos para a sua carreira. Assim, há mais chances de chegar ao sucesso.

Além de tudo, é um jeito de estar muito preparado para concursos públicos. Esse é um dos temas mais cobrados nas provas para órgãos do governo. Então, mesmo que você não vá exercer essa atividade, ter os conhecimentos é essencial. Com a especialização, dá para sair à frente dos concorrentes na hora de responder — e acertar! — as questões.

Quais são as possibilidades de atuação?

Como o principal objetivo do Direito Administrativo é aplicar as leis que regem a atuação pública, o campo profissional é muito amplo. Naturalmente, é uma ótima capacitação para quem deseja fazer um concurso público e trabalhar na área específica. Com a pós-graduação, você ainda consegue ter um melhor desempenho na prova de títulos.

Entre as alternativas, é possível se envolver com contratos de licitações, compras e obras públicas, que seguem regras pontuais. Também dá para trabalhar com a fiscalização e auditoria do Estado, bem como em sua responsabilização.

Ao falar de combate à corrupção, é viável seguir para a área de compliance. É um setor responsável pela centralização de informações e controle de atividades, o que garante que estatais e órgãos públicos tenham o melhor desempenho.

Inclusive, é uma possibilidade para quem deseja trabalhar no segmento privado. A principal oportunidade é atuar em empreendimentos que estabelecem fortes relações com o poder público. Com as devidas orientações, dá para evitar que o negócio se veja em meio a escândalos e polêmicas.

Um profissional da área ganha, em média, R$ 4,9 mil por mês. Contudo, há setores que pagam até R$ 13,9 mil, o que torna o cargo bem atraente.

O que se estuda na pós-graduação em Direito Administrativo?

Para ser de qualidade, a especialização deve incluir alguns conhecimentos essenciais. Eles solidificam o entendimento sobre o tema e permitem que você atue com segurança e reconhecimento pleno das leis. Isso gera eficiência e leva ao desenvolvimento da carreira.

A pós-graduação em Direito Administrativo deve apresentar uma disciplina apenas dedicada para a ética, já que é um dos pilares da atividade. Também é importante ter uma introdução generalista, pois isso ajuda a aprofundar os conhecimentos. Além disso, veja o que mais se estuda nessa alternativa!

Tópicos Especiais das Ciências Jurídicas

Compreender as nomenclaturas, os elementos de base e as formas do Direito Administrativo é essencial para se especializar. Com os tópicos especiais sobre o tema, é possível se aprofundar de maneira consistente e focar no que é importante.

Essa disciplina aborda questões relevantes do cotidiano e das Ciências Jurídicas. Com isso, é possível verificar quais são os pontos que baseiam todas as ações na rotina do advogado sobre esse entendimento e como elas devem ser executadas.

Direito Administrativo

Já essa disciplina envolve os pilares principais desse assunto: impessoalidade, finalidade, legalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, interesse público e motivação. Além disso, traz os outros aspectos da legislação, quais são as obrigações específicas e até as possíveis punições para os desvios de conduta.

É uma forma de ter uma abordagem completa sobre o que é mais importante e que gera impactos no cotidiano. Com esses conhecimentos, você pode exercer a atividade adequadamente e, principalmente, realizar uma fiscalização dentro dos padrões esperados.

Direito e Atos da Administração Pública Direta e Indireta

Para entender o assunto de forma ainda mais completa, a pós-graduação em Direito Administrativo deve envolver a atuação direta e a indireta. Além dos órgãos públicos e dos poderes específicos, é preciso compreender sobre autarquias, sociedades mistas e fundações públicas.

É um jeito de acompanhar a tendência de descentralização e de simplificação do estado. Ao se aprofundar nas parcerias e na criação de pessoa jurídica, é possível garantir o cumprimento da lei em todos os aspectos.

A pós-graduação em Direito Administrativo envolve as questões ligadas à Administração Pública e suas boas práticas. Com esses conhecimentos aprofundados, sua carreira pode dar o salto que você tanto deseja. Para aproveitar esses pontos positivos, é essencial escolher uma instituição e um curso com boa estruturação.

Se quiser muitas outras dicas sobre capacitação, vida profissional e conquista de objetivos, curta nossa página no Facebook e fique de olho nas novidades!

icon icon icon icon

Nossos contatos

E-mail
icone contato@unibf.com.br

Cadastre seu e-mail

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.