Como ser autodidata?

28/07/2022

Você sabe o que é uma pessoa autodidata?

Uma pessoa autodidata é aquela que tem a capacidade de aprender um assunto de maneira individual, autônoma, administrando seu próprio tempo, organizando o seu próprio método de estudos sem a interferência de um plano terceirizado. Isso não significa que não há necessidade de um tutor ou professor, por exemplo. Para aprender algo, é necessário o contato com alguém que tenha mais experiência naquele assunto. Sendo assim, essa conexão nem sempre será pessoal. Às vezes será através de artigos, livros ou outros materiais de estudos disponíveis em uma plataforma digital. Porém, esses conteúdos foram elaborados por alguém, não é mesmo?! 

Portanto, ser uma pessoa autodidata não quer dizer que deve deixar pra lá o sonho da faculdade ou não acreditar em professores. Ser autodidata é conquistar mais independência no seu processo de aprendizagem, principalmente se você escolher estudar a distância.

Ficou interessado em se tornar um autodidata? Continue lendo.

Quais as características de um autodidata?

Você já entendeu o que é ser uma pessoa autodidata na prática. Mas, o que a torna autodidata? Quais são os hábitos e competências que a tornam autodidata? Pois bem. Reunimos algumas das características que fazem uma pessoa ser reconhecida como autodidata. 

#1 Focar no assunto de seu maior interesse

Essa parte pode ser mais difícil para quem não está habituado a estudar. Por isso, experimente dedicar um tempinho em pesquisar e aprender algo do seu interesse. Você tem o sonho de se tornar um jornalista? Busque informações sobre como nasceu a profissão e a sua importância, por exemplo. Com certeza esse momento se tornará muito mais prazeroso e te fará ter vontade de estudar um pouco mais a cada dia, inclusive, sobre outros temas. Não há dúvidas de que o interesse é um dos fatores essenciais na rotina de um autodidata.

#2 Seja curioso

Uma pessoa curiosa certamente não se prende a primeiras impressões e informações. Em geral, pessoas curiosas já possuem um instinto autodidata, já que estão sempre em busca de se aprofundar sobre determinado tema e entender o funcionamento das mais diversas coisas. Com a internet, está cada vez mais fácil conseguir as informações de maneira simples e rápida. Basta um clique para descobrir um mundo de informações e conteúdos e isso facilita ainda mais os estudos de um autodidata.

#3 Organização + força de vontade = ótimos resultados

Para se ter uma rotina de estudos eficaz é preciso organização e força de vontade. Essas são as chaves principais de quem quer se tornar um autodidata e colher bons resultados. Muitas vezes a rotina frenética entre trabalho e estudos pode ser desgastante e nem um pouco proveitosa. Mas, você já parou pra pensar que isso pode acontecer por conta da falta de organização? Por isso, organize como será a sua rotina de estudos. Manter uma organização é fundamental quando se deseja fazer algo bem feito.

Crie rotinas e bons hábitos de organização. Prepare adequadamente o seu local de estudos e materiais. Estabeleça metas, crie planos de estudos e determine horários fixos. Não procrastine! Determine o tempo que será dedicado para cada assunto, horários que serão focados e, também, intervalos. Tome muito cuidado com as distrações. A internet é uma grande aliada de um autodidata, mas também pode se tornar uma vilã se for mal utilizada. Desative notificações do celular e qualquer outro sinal que possa tirar sua atenção. Dessa forma você obterá melhor rendimento no seu processo de aprendizado.

#4 Seja responsável. Só você pode fazer por você.

Para ser autodidata, você tem que ser diferente de um estudante comum. Não seja passivo, não se limite ao conteúdo que se recebe. Seja proativo e busque novos materiais e metodologias. Busque entender de que forma você melhor aprende. Quais são os métodos que funcionam para o meu perfil? Como me aprofundo em algo? Pesquise e busque diversas perspectivas, essas referências vão aumentar a sua compreensão e confiança no assunto escolhido. Um dos pontos que torna um indivíduo autodidata é a responsabilidade que ele assume com os seus estudos.

#5 Coloque o conhecimento em prática

Outro hábito que pessoas autodidatas costumam ter é o de usar os novos conhecimentos na vida cotidiana. Materializar aquilo que você estuda te ajuda a manter a motivação nos estudos, já que você percebe que aquilo realmente funciona e tem usabilidade.

Uma pessoa que estuda sobre culinária por conta própria, por exemplo, geralmente passa a praticar todas as técnicas que aprende no dia a dia. O fato de ela ver o que ela estudou funcionando na prática, faz com que ela tenha ainda mais interesse em se aprofundar no assunto. Dessa maneira, você vai perceber o quanto essas práticas vão te ajudar a continuar motivado nos estudos e com sede de aprender ainda mais.

#6 Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia deve ser uma grande aliada na sua trajetória para se tornar um autodidata. Existem inúmeras ferramentas disponíveis que auxiliam na otimização do tempo, possibilitando a organização das atividades, o monitoramento do seu progresso e também ajudando a te motivar. Além disso, facilita o acesso a internet, que já conta com diversos conteúdos em vídeo aulas, livros, cursos a distância e sites que o fazem evoluir nos estudos. 

Essas ferramentas precisam ser escolhidas corretamente, levando em consideração a qualidade do conteúdo fornecido e a confiabilidade da fonte. Você deve sim ter o costume de frequentar bibliotecas e investir em bons livros. Mas, não se esqueça de aproveitar ao máximo as vantagens da tecnologia. Saiba utilizar a internet e todo o vasto conteúdo que ela tem a seu favor. Se bem utilizada, pode ser uma grande aliada.

Planilha Cronograma de Estudos

O que pode ser feito para potencializar o aprendizado?

Se você já segue alguns dos hábitos que mencionamos, parabéns! Provavelmente você terá mais facilidade em se desenvolver autodidata. Mas vamos a mais duas dicas extras:

Organize metas

É importante ter claro para si mesmo quais são os seus objetivos e as suas metas. Se pergunte: aonde quero chegar? Aonde quero estar daqui a x meses/anos? Com tudo isso definido, será mais fácil montar um bom plano de estudos que seja eficaz para você.

Por isso, mantenha o foco no seu objetivo para não cair nas distrações. São tentações que podem chegar por SMS, notificações das redes sociais no celular, recebimento de e-mails. Há sempre uma distração que pode aparecer para dificultar a sua concentração. Se o seu objetivo é aumentar o conhecimento e estimular o “ser autodidata”, é importante criar estratégias. Crie um cronograma de estudos para manter todos os objetivos em dia. No tempo estipulado para estudos, desconecte-se de todas as distrações e se dedique à aprendizagem. No começo pode parecer difícil, mas você vai ver que vale a pena!

Selecione bons recursos para os seus estudos

Anteriormente, mencionamos que ser autodidata não necessariamente significa a ausência de profissionais especialistas na área, como professores e tutores, por exemplo. Mesmo que você seja o responsável pelo planejamento dos seus estudos e do seu processo de aprendizagem, os bons resultados dependem muito dos recursos e fontes utilizadas para estudar.

Um autodidata aprende através de informações já produzidas e disponibilizadas antes por terceiros, certo? Sendo assim, um dos principais desafios é selecionar bons recursos didáticos para os seus estudos. 

Atualmente existem diversos recursos de qualidade disponíveis por aí como: sites confiáveis, revistas científicas, livros, canais do Youtube e cursos online. Na UniBF, você encontra mais de 1.200 opções de cursos online que contam com o apoio de tutores, biblioteca digital e assuntos super atualizados de acordo com as demandas do mercado de trabalho.

Qualquer pessoa pode se tornar um autodidata e desenvolver habilidades com muita força de vontade, organização e dedicação. Ser autodidata pode te ajudar a chegar muito mais longe!

Vem pra UniBF

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre como ser autodidata? Aproveite e faça a sua pré-inscrição em nosso site para contar com os melhores recursos nos seus estudos. Quer saber mais? Clique aqui e fale com a gente no WhatsApp.

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.