Educação Continuada: A importância de se manter sempre em atualização

26/05/2021

Uma das exigências do mundo moderno para quem pretende acessar o mercado de trabalho é a educação continuada, ou seja, a necessidade de saberes complementares. Na prática, significa dizer que mesmo que alguém faça uma graduação – ou pós – em uma área específica do conhecimento, ele precisará de outras habilidades para se destacar no mercado de trabalho.

Tanto é assim que muitas companhias estão implementando cursos corporativos dentro das organizações, pois consideram que há uma necessidade latente de integrar técnicas.

Desta forma, o profissional que enxerga esse movimento e vai em busca de acréscimos em sua formação, consegue potencializar as próprias chances de conquistar oportunidades ou de crescer na carreira.

Continue lendo e veja os benefícios e os tipos de educação continuada!

Educação Continuada

O acadêmico deve mapear as áreas paralelas que podem ser integradas à sua formação-base para, desta forma, elaborar um plano de educação continuada. Podemos ilustrar essa iniciativa com outro exemplo prático: é como um dentista que estuda marketing digital para fomentar conteúdo em diversas plataformas acerca de sua atividade-fim.

Certamente, qualquer pessoa que dê uma olhada à própria volta poderá obter um recorte social que mostra inúmeros casos de saberes que se complementam. É o chef de cozinha que se especializa em administração para cuidar do negócio; é o bombeiro-civil que se especializa em segurança particular e línguas para captar mais clientes e trabalhos esporádicos. E por aí vai!

Vivemos em mundo que não permite mais a aprendizagem linear, e as novas tecnologias estão aí para provar essa afirmação. As boas faculdades e universidades, por sua vez, aproveitam esse recurso para oferecer o que há der melhor e mais moderno na transmissão de conhecimento.

Muitas disponibilizam plataformas de aprendizagem online, com recursos audiovisuais e professores ou tutores à disposição do aluno que pode contatá-lo de qualquer lugar, e não mais na forma tradicional presencial.

Conheça nosso Guia para Carreiras da área da Educação!

Carreira

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a concorrência profissional. Todos os semestres as faculdades liberam centenas de novos profissionais. São homens e mulheres que ingressam no mercado portando diplomas das mais diversas profissões.

Com isso, se faz necessário partir em busca daquilo que vai fazer a diferença, ou seja, que fará o empregador privilegiar um currículo em detrimento de outro.

Tanto é assim que uma década atrás saía na frente quem possuía um segundo idioma fluente. Porém, isso já ficou ultrapassado, pois falar outra língua não é mais um diferencial, e sim uma ação considerada básica.

Por isso, a educação continuada é a forma como um profissional pode garantir melhor seu futuro no mercado de trabalho. Via de regra, ninguém mais vai parar de se aprimorar nesse mundo moderno. Pense nisso!

Remuneração

É comum que os profissionais mais qualificados ocupem os cargos mais altos das empresas, bem como recebam os melhores salários. Sendo assim, obter uma especialização após a graduação é fundamental para galgar posições melhores e desfrutar de mais benefícios. Quem tem pós-graduação ou MBA, por exemplo, pode chegar a receber um salário até 20% mais alto e ocupar cargos executivos.

Quem cursa uma especialização deve ter em mente que esse período de estudos é para aprimorar as habilidades necessárias para o mercado de trabalho. Uma pós-graduação ou um MBA oferece ferramentas que vão desenvolver sua vida pessoal e profissional, permitindo que os próximos obstáculos sejam mais fáceis de serem superados.

Networking na educação continuada

Ao cursar uma especialização você estará cercado por outros profissionais da sua área ou de áreas complementares à sua. Isto é, um curso de pós-graduação, por exemplo, permite que você tenha contato com outros alunos e professores que podem implementar sua rede de conhecidos no mercado de trabalho e até mesmo gerar boas indicações.

Tipos de formação continuada

Agora que você já sabe por que é importante continuar estudando, é interessante conhecer um pouco mais sobre as opções de especializações que estão à disposição para desenvolver suas habilidades. Cada curso ou projeto científico deve ser escolhido de acordo com aquilo que você tem em mente para a sua carreira profissional. Acompanhe!

Pós-graduação lato sensu

Do latim, “lato sensu” significa “sentido amplo”. Ou seja, a pós-graduação considerada lato sensu é aquela formada por um curso de menor duração, uma especialização que compreende estudos de sentido mais amplo, abrangendo problemas determinados de cada área de estudo.

De acordo com o MEC, a pós-graduação lato sensu deve ter carga horária de, no mínimo, 360 horas. Ao final do curso, o aluno recebe um certificado que comprova seus estudos.

Pós-graduação stricto sensu

Já a pós-graduação considerada stricto sensu é aquela em que o aluno tem estudos mais restritos, com determinadas pesquisas e interpretações. Esse tipo de especialização é mais comum nas áreas de Direito, Linguística, Ciências Biológicas, entre outros. Também em oposição ao lato sensu, esses estudos costumam ter maior duração, geralmente entre dois e cinco anos.

Durante o período de aula o aluno constrói uma teoria para solucionar determinado problema, desenvolve uma pesquisa e, ao final, recebe o título de Mestre ou Doutor. Vale destacar que o Doutorado está acima do Mestrado, ainda que ambas as especializações sejam baseadas em pesquisas científicas.

MBA

A sigla MBA vem do termo em Inglês “Master of Business Administration” e significa “Mestre em Administração de Empresas”. Sendo assim, essa especialização é mais voltada para quem pretende atuar na parte administrativa ou gerencial de uma empresa. O curso de MBA oferece ao aluno uma ampla visão do mundo corporativo, com estudos sobre gerenciamento, desenvolvidos para que qualquer negócio alcance o sucesso.

O MBA é indicado para os profissionais que desejam atuar em cargos diretivos de maior responsabilidade e que, para isso, precisam desenvolver novas habilidades após a graduação, como empresários, executivos ou gestores de organizações de qualquer segmento. Além disso, vale destacar que atualmente é possível encontrar um curso de MBA voltado para as mais diversas áreas de negócios.

Concluindo, é provável que, após esta leitura, você pense em seu futuro profissional e continue estudando até alcançar seus objetivos pessoais. Investir em conhecimento é a melhor decisão que qualquer pessoa pode tomar. Afinal, esse recurso é o único que nos acompanha todos os dias, independentemente de o que aconteça em nossas vidas.

Veja aqui sobre as várias opções para enriquecer sua formação em tempo recorde na Unibf.

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.