Atendimento via WhatsApp

accessibility

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast

Nota baixa no Enem? Saiba o que fazer

07 de fevereiro de 2024

ilustracao

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está consolidado no Brasil como uma das principais formas de ingresso no ensino superior. Não à toa, a prova tem um peso enorme na vida de estudantes de todo o país. É por isso que é tão frustrante não conseguir um resultado favorável. 

Por outro lado, é importante lembrar que a prova acontece todos os anos. Além disso, existem outras formas de ingresso na faculdade. Ou seja, há outras alternativas pelas quais usar a nota do Enem para entrar no ensino superior. Vamos falar mais sobre isso. Acompanhe!

Nota baixa no Enem não é o fim do mundo

É difícil ouvir isso. Afinal, foram horas de estudos e muitas expectativas criadas. Mesmo assim, vale a pena lembrar: tirar nota baixa no Enem não é o fim do mundo. Por isso, tudo bem ficar triste e decepcionado. Faz parte. Mas o que fazer a partir daí? É nisso que você precisa focar, seguir em frente! Veja algumas possibilidades:

Fazer o Enem de novo?

Bem, veja um dos lados positivos: agora, você já sabe como é fazer a prova. Diferente de um simulado, você vivenciou a experiência real, quando todo o nervosismo e ansiedade entram em cena e você precisa lidar com tudo isso para fazer uma boa prova. Realmente, é muita pressão!

Mas agora você já sabe disso. E poderá usar a sua experiência para fazer uma prova ainda melhor na próxima tentativa. O sonho da graduação merece toda essa persistência. 

🟢 Leia mais: Saiba como usar a nota do Enem; veja as opções

De outro modo, pode ter faltado mais conhecimentos na hora do exame. Aí não tem jeito, o caminho é mesmo estudar, estudar e estudar. O que pode significar montar um bom cronograma de estudos, com exercícios e simulados; assim como, o mais importante, colocar esse cronograma em prática com muita disciplina! 

Vale lembrar que muitas pessoas não conseguem a nota para ingressar no curso desejado na primeira tentativa também. Portanto, avalie o seu desempenho, o que você acertou, o que errou e como melhorar nesses pontos.

Disciplina, constância e persistência: grave essas três palavras, pois elas serão essenciais para que você conquiste o seu objetivo.

Use a nota do Enem para ingresso direto

Essa é a melhor alternativa para quem tem pressa. Afinal de contas, o objetivo e plano de carreira de cada um é diferente. O que acaba pesando na escolha: fazer o Enem mais vez ou optar por outra possibilidade?

Nesse sentido, é provável que mesmo a nota mínima de 450 pontos e uma redação com nota superior a zero não seja suficiente para conquistar a vaga desejada em programas como Sisu e Prouni. Isso porque, a concorrência é de fato muito grande.

Mas você sabia que existem outras opções? Você pode usar a sua nota para ingresso direto em uma faculdade particular. Dessa forma, ao invés de conseguir a sua vaga pelo processo seletivo de vestibular, é possível aproveitar a nota do Enem, que você já tem, para entrar na faculdade que você deseja.

🔵 Leia também: O que é vestibular; entenda como funciona

Além disso, muitas instituições oferecem bolsas de estudo proporcionais à nota do aluno. Então, mesmo que você não consiga uma bolsa integral, ainda há a possibilidade de conquistar descontos na mensalidades que, a longo prazo, farão a diferença.

Então mesmo que você não tenha atingido uma nota muito alta no Enem, ainda existem outras alternativas para você alcançar a sua meta. Assim, avalie qual possibilidade faz mais sentido para o seu plano de carreira. 

Use sua Nota do Enem na UniBF

A Faculdade UniBF também oferece bolsas de estudos com base na nota do Enem. Se você deseja ingressar na faculdade EaD ainda neste ano, clique aqui e saiba mais sobre o nosso programa de bolsas.