Segunda licenciatura em artes visuais: tudo sobre o curso

17/02/2021

De modo geral, a segunda licenciatura em artes visuais trata-se de uma formação direcionada para os profissionais que já possuem uma graduação concluída, também na modalidade de licenciatura. Se tratando das artes visuais, pode-se dizer que esse é um campo bastante diverso, mas pouco explorado.

Por ser ministrado como uma disciplina nos níveis de ensino fundamental e ensino médio, pouco se aprofunda sobre essa área, que ultrapassa o que as pessoas tendem a pensar, no senso comum. Em contrapartida, as artes visuais são, verdadeiramente, uma gama gigantesca de representações artísticas, tais como:

  • Desenho;
  • Pintura;
  • Escultura;
  • Cerâmica;
  • Fotografia;
  • Cinema;
  • Design;
  • Artesanato.

Além disso, novas técnicas têm se mostrado tendências para o campo das artes visuais, aumentando-o ainda mais. Pode-se declarar, portanto, que esse segmento da arte é bastante promissor e pode proporcionar sucesso profissional.

Neste artigo, iremos abordar sobre tudo o que você precisa saber acerca da segunda licenciatura em artes visuais, para que você explore essa possibilidade e conheça essa modalidade de estudo.

O que é a segunda licenciatura em artes visuais?

O curso de segunda licenciatura é uma das oportunidades que a educação continuada oferece. Com o objetivo de reduzir o período de tempo necessário para uma formação, essa metodologia consiste em aproveitar as matérias da anterior graduação e convalidá-las.

Como ambos os cursos (o primeiro e o segundo) são da categoria da licenciatura, é possível realizar uma formação mais prática, tendo em vista os aspectos em comum.

Quem pode fazer o curso de segunda licenciatura em artes visuais

O curso de segunda licenciatura em artes visuais é voltado para profissionais que já possuem uma graduação – ou seja, já são licenciados em alguma área. Em relação ao seu objetivo, deve-se dizer que o público-alvo ideal é aquele que deseja ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho e alcançar novos segmentos para atuar.

Portanto, se você é um professor de uma área, mas deseja migrar para outra, a segunda licenciatura torna esse processo muito mais acessível. Ademais, o perfil profissional para a realização desse curso deve conter algumas características, primeiramente por praticar a docência:

  • Boa metodologia de ensino;
  • Compreensão e paciência;
  • Didática compatível à sua função;
  • Conhecimento atualizado;
  • Experiência com crianças e adolescentes.

Quanto à especificidade das artes visuais, pode-se dizer que as características esperadas são as seguintes:

  • Criatividade;
  • Facilidade para se expressar;
  • Perspectiva diversificada;
  • Habilidades com técnicas gráficas e manuais;
  • Visão artística.

As dificuldades das artes visuais

Como já mencionamos, é comum o pensamento – predominante – de que as artes visuais são limitadas. Inclusive, muitos pensam que esse campo trata-se apenas do desenho e da pintura, técnicas mais populares e conhecidas, infelizmente por serem as únicas ensinadas na maioria das escolas.

De acordo com Geane Senra, professora de artes visuais em uma escola pública de ensino fundamental, no Rio de Janeiro, em sua entrevista para a TV Futura:

“Infelizmente, os recursos, em geral, são limitados. No meu local de trabalho disponho apenas de um computador e um projetor. Para fazer uma aula dinâmica e inovadora, mesmo com poucos recursos, é necessário saber trabalhar com o material disponível, pensar fora da caixa, ter em mãos um conteúdo atrativo e, principalmente, um bom planejamento.”

Sendo assim, nota-se que os recursos e até mesmo o investimento – em especial nas escolas públicas – são pouquíssimos, o que contribui na disseminação do pensamento majoritário, de que a arte é limitada.

Todavia, é necessário que essa visão seja desfeita, para que todas as manifestações das artes visuais sejam possíveis, principalmente em âmbito escolar.

Dá-se como motivação para isso, os próprios alunos.

Quanto mais eles crescerem com novas perspectivas e novas possibilidades, mais bem-sucedidos serão no mercado de trabalho.

Artes visuais: importância e tendências

Se você já possui formação – licenciatura – em algum campo de conhecimento e deseja migrar sua docência para outra área, a segunda licenciatura em artes visuais é uma ótima ideia!

As artes visuais trata-se de um segmento muito demandado e necessário para a construção da cultura e para o desenvolvimento educacional, profissional e até mesmo pessoal dos alunos.

De acordo com a especialista em arte-educação, Ana Mae Barbosa, a arte é uma forma de ampliar a capacidade perceptiva e de interpretação, ela auxilia no desenvolvimento do intelecto das crianças.

Para os adolescentes, por sua vez, a arte torna-se uma forma de expressão, em um período de mudanças e transição, por vezes, bastante difícil.

Sendo assim, o professor que realiza a segunda licenciatura em artes visuais recebe uma ampla responsabilidade e uma alta demanda. Assim, certamente terá um ótimo desempenho no mercado de trabalho. 

Estude na UniBF

Os cursos de segunda licenciatura da UniBF são totalmente online, característicos da modalidade EaD. Sua duração varia entre 6 a 18 meses, dependendo das matérias a serem convalidadas.

Além disso, as aulas são ministradas por profissionais especialistas e mestres, para que você tenha todo o conhecimento mais atualizado possível. 

Se você ainda tem dúvidas sobre a Segunda Licenciatura, assista ao nosso IGTV com as perguntas mais frequentes sobre esse curso.

Quanto ao TCC, saiba que ele é opcional! Dessa forma, você pode adentrar ao mercado rapidamente. Vale ressaltar que alguns dos cursos possuem um estágio supervisionado, para que você adquira uma experiência ainda maior.

As principais disciplinas da segunda licenciatura em artes visuais são seguintes:

  • Estética e filosofia da arte;
  • Arte conceitual, instalações e arte urbana;
  • Arte brasileira na construção da identidade nacional;
  • Psicologia da educação e teorias da aprendizagem.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco agora mesmo! Um dos nossos consultores educacionais te atenderá o quanto antes e vai esclarecer o que você quiser saber.

Quer falar conosco?

Entre em contato conosco através do nosso Chat Online aqui no nosso site; pelo WhatsApp , ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

icon icon icon icon

Nossos contatos

E-mail
icone contato@unibf.com.br

Cadastre seu e-mail

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.